Novidade!

Enem: abstenção alta pode facilitar o ingresso na faculdade



O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que teve a primeira prova aplicada na tarde do último domingo (17), registrou 50,5% de abstenção — um recorde histórico e mais que o dobro do ano passado, quando o exame teve a menor taxa de desistência de todos os tempos: 27,19%.

Segundo o coordenador do curso Anglo, Madson Molina, a ausência dos candidatos inscritos pode ser explicada por basicamente três fatores: a insegurança provocada pelas mudanças impostas pela pandemia, o receio dos estudantes em contrair a covid-19 e o fato de que algumas instituições de ensino optaram por não utilizar a nota do Enem como entrada para seus vestibulares específicos.



"O primeiro fator que eu citaria é o efeito da pandemia ao longo do ano letivo de 2020. Os alunos, sobretudo os do 3º ano do Ensino Médio, foram muito impactados devido ao ensino remoto", afirma.

"O segundo é a insegurança em relação a uma possível exposição ao novo coronavírus. Além de os estudantes terem que ficar na mesma sala com outros candidatos durante várias horas, há ainda a questão do deslocamento, que também implica um risco. E, por fim, pelo fato de algumas instituições terem optado por não utilizar a nota do Enem como porta de entrada para seus vestibulares específicos, acredito que muitos alunos acabaram optando por não fazer a prova", completa.



Para Molina, o fato do último domingo pode ser interpretado como um sinal de alerta de que é necessiário olhar para este ano com muito cuidado pedagógico — não só para aos alunos do 3º ano do Ensino Médio, mas da Educação Básica (Fundamental 1, 2 e 3) como um todo.

“A maior parte dos alunos que prestaram o Enem cursaram o 3º ano do Ensino Médio em 2020 e representam a população do nosso Ensino Básico. Se essa parcela não comparece ao exame, isso é um indicativo de que eles foram muito afetados pedagogicamente”, diz. “O recado é que o aprendizado deixou a desejar e merece uma atenção especial nos próximos anos. Precisamos pensar no que pode ser feito para suprir essa deficiência."



O que isso muda na prática?

De acordo com o pedagogo, uma taxa de abstenção tão expressiva pode significar, em alguns casos, uma chance maior de ingressar na universidade.

O professor explica que o Enem não é, em si, um vestibular, mas sim uma prova que gera cinco notas correspondentes a cinco áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagem, Matemática e Redação.



A partir do desempenho do estudante, ele poderá, então, concorrer a bolsas no ProUni (Programa Universidade para Todos), pleitear uma vaga nas universidades federais por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) ou compor a nota na seleção de instituições privadas. Acontece, de acordo com Molina, que nem todas as universidades adotam as mesmas regras.

“Pode ocorrer, por exemplo, de alguma instituição não impor uma nota mínima para um determinado curso. Nesse caso, como a quantidade de vagas é fixa e tem-se uma população menor, é muito provável que a nota de corte abaixe”, afirma.



“Por outro lado, alguns cursos, como a Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), impõem nota de corte. Nesse contexto, não depende de quantos prestarão o Enem. Se o aluno não alcançar essa nota, ele não conseguirá nem se cadastrar para pleitear a vaga na instituição", completa.

*Com informações de R7.









Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Policia Militar e fiscais da prefeitura de Conchal fecham 4 estabelecimentos por não respeitar medidas de combate ao Covid-19

Jovem tenta se desfazer de drogas e é presa pela Policia Militar em Conchal

Menor e drogas são apreendidos pela Polícia Civil no Sol Nascente em Conchal

“As pessoas precisam entender que o momento é crítico”, diz Dr. Agnaldo Piscopo sobre atual situação da pandemia em Araras, SP

Pai e filho saem para trabalhar e são baleados na zona oeste de SP

Bombeiros buscam bebê que teria sido jogado pelo pai em rio de MG

Câmara dos Deputados pede ao STF prisão do comediante Danilo Gentili

Avião com doses da vacina da Covid-19 bate em jumento que estava em pista de aeródromo da Bahia

Doria anuncia mais restrições para São Paulo nesta quarta, mas deve manter escolas abertas

Assédio moral no trabalho, o que fazer nestas situações?

Todas as Publicações

Mostrar mais