Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de abril 14, 2023

Delegado de Crimes Cibernéticos recomenda que pais dialoguem e monitorem redes sociais

Com o aumento de denúncias sobre supostas ameaças de ataques em escolas, o delegado Carlos Afonso Gonçalves da Silva, responsável pela Divisão de Crimes Cibernéticos da Polícia Civil, orienta os pais a ampliarem o diálogo e o controle sobre o conteúdo que os filhos veem nas redes sociais, seja pelo computador ou pelo celular. Com 36 anos de experiência no cargo, o delegado comanda o trabalho de inteligência nas redes sociais e afirma que a Polícia acompanha atentamente cada denúncia que surge. Segundo Carlos Afonso, há um crescimento de informações sobre supostos ataques em aplicativos de mensagens, mas é importante que os pais chequem a fonte das informações e não compartilhem desinformação e notícias antigas que geram clima de alarmismo nas famílias. “O primeiro ponto é a aproximação dos pais com os filhos por meio do diálogo. E, como medida preventiva para garantir a segurança das crianças e jovens, eles precisam saber o conteúdo que os filhos veem no computador e celular.

Polícia prende estudante apontado como mentor de mensagens sobre ataques a escolas em SP

Um jovem de 18 anos foi preso pela Polícia Militar em São Paulo por suspeita de ameaçar atacar escolas e fazer apologia do nazismo. Segundo a polícia, ele era um dos principais mentores da onda de boatos e ameaças que tem gerado apreensão entre os pais e responsáveis. A prisão ocorreu na noite de quarta-feira (12), na zona norte de São Paulo, e decorreu da atuação da polícia diante dos boatos nas redes sociais. Conforme a Folha de S.paulo publicou, na quarta, a PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo teve abstenção de alunos em razão de boatos de supostos ataques criminosos. O rapaz, de 18 anos, de acordo com a SSP (Secretaria de Segurança Pública) é estudante de uma escola estadual na Vila Zat, zona norte da capital. Imagens de conversas obtidas pela polícia mostram que ele enviava mensagens com ameaças no grupo de alunos e frequentemente idolatrava a figura de Adolf Hitler. Na segunda (10), ele chegou a ir com uma máscara de caveira na escola, assustando os

Mães pela paz nas escolas: Grupo se mobiliza para caminhada em Conchal – Movimento está programado para acontecer neste sábado (15)

Um grupo de mães e pais conchalenses estão preparando para amanhã, sábado (15), uma caminhada intitulada de “Movimento Mães Pela Paz Nas Escolas e Segurança Para Conchal’. O evento pretende chamar a atenção das autoridades, de forma pacifica, para que ações sejam efetivadas em relação a segurança pública, não apenas neste período crítico que a maioria dos estados e municípios brasileiros vivenciam, mas principalmente em todos os períodos do ano. De acordo com os organizadores que formaram um grupo no app WhatsApp, a caminhada terá início às 14hs, ao lado da E.E Professora Maria de Lurdes Lima, no bairro Jardim Bela Vista, quando os participantes seguirão em caminhada até a frente da Prefeitura Municipal. Os organizadores orientam para que os participantes usem, se puder, camiseta branca, levem balões brancos e, se possível, cartazes com dizeres alusivos ao formato da manifestação. “A caminhada será pela paz nas escolas e segurança de nossas crianças e de nossa cidade.

TCU alerta para risco de falta de insulina de ação rápida no Brasil

Uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) revelou que o estoque do Ministério da Saúde de insulina de ação rápida, medicamento utilizado para o tratamento de diabetes, deve acabar em abril. A orientação da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) é para que os pacientes procurem por atendimento médico caso não consigam adquirir o medicamento. O ministério realizou dos pregões para adquirir mais doses, um em agosto de 2022 e outro em janeiro de 2023, mas não atraiu o interesse das empresas fabricantes. No dia 31 de janeiro o Governo Federal abriu um processo de compra emergencial para adquirir, por dispensa de licitação, 1,3 milhão de tubetes de insulina de 3 ml para atender o Sistema Único de Saúde (SUS). O montante teria capacidade para suprir 180 dias. Mas segundo o TCU o risco de desabastecimento persiste, considerando que o produto só chegaria ao Brasil em meados de junho e o estoque atual não seria suficiente para chegar ao mês de maio. Em nota, o Ministério d