A aplicação da vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan terá início a partir do dia 17 de janeiro em três municípios brasileiros. A imunização, oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), será realizada inicialmente em Maranguape (CE) e Nova Lima (MG). Em Botucatu (SP), a vacinação começa no dia 18.
Nesta etapa, o público-alvo será formado por pessoas com idade entre 15 e 59 anos. A estratégia prevê alcançar ao menos 50% da população desses municípios, com o objetivo de avaliar os resultados da vacinação em larga escala.
Segundo o Ministério da Saúde, parte das primeiras 1,3 milhão de doses produzidas pelo Instituto Butantan será destinada a essa fase inicial. O primeiro lote também contemplará profissionais da atenção primária que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
A ampliação da vacinação está prevista conforme o aumento da produção de doses, impulsionado pela parceria de transferência de tecnologia entre o Instituto Butantan e a empresa chinesa WuXi Vaccines. A expectativa é que a estratégia seja gradualmente expandida para todo o país, começando pela população de 59 anos e avançando até o público de 15 anos, de acordo com a disponibilidade do imunizante.
Atualmente, o SUS já oferece outra vacina contra a dengue, aplicada em duas doses, destinada a adolescentes de 10 a 14 anos.
Eficácia comprovada
Nesta semana, o Instituto Butantan divulgou dados que reforçam a eficácia da nova vacina. De acordo com estudo publicado na revista The Lancet Regional Health - Americas, o imunizante demonstrou capacidade de reduzir a carga viral em pessoas que contraíram dengue após a vacinação, o que tende a resultar em quadros clínicos menos graves.
A pesquisa analisou amostras de 365 voluntários que apresentaram dengue sintomática entre 2016 e 2021, em 14 estados brasileiros, comparando grupos vacinados e não vacinados. Os resultados indicaram que, mesmo quando houve infecção, a quantidade de vírus foi significativamente menor entre os imunizados, evidenciando a indução de resposta imune e a redução da replicação viral.
A vacina do Instituto Butantan foi aprovada pela Anvisa após cinco anos de acompanhamento de cerca de 16 mil voluntários participantes dos ensaios clínicos. Para a faixa etária de 12 a 59 anos, indicada pela agência reguladora, o imunizante apresentou 74,7% de eficácia geral e 91,6% de eficácia contra casos graves de dengue e aqueles com sinais de alarme.



Comentários
Postar um comentário
Olá, agradecemos a sua mensagem. Acaso você não receba nenhuma resposta nos próximos 5 minutos, pedimos para que entre em contato conosco através do WhatsApp (19) 99153 0445. Gean Mendes...