Saúde de Conchal promove diversas ações no 2º Encontro de Saúde Mental e Luta Antimanicomial

A Prefeitura de Conchal, através do Departamento Municipal de Saúde promoveu na última quinta-feira, dia 18, diversas ações no 2º Encontro de Saúde Mental e Luta Antimanicomial. 
Abertos a toda a população, os eventos começaram às 08h30 com a participação da médica do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de Conchal, Dra. Camila Rosa, em uma rádio local, que cedeu uma entrevista sobre o tema.
Às 09h30, um grupo composto por usuários do CAPS, equipe da Saúde e população em geral se reuniram em frente ao centro de atenção no Parque Industrial e caminharam pelas ruas da cidade com faixas até a Praça da Matriz, localizada no centro da cidade.
Na Praça da Matriz, os participantes da passeata juntamente com alunos da EMEF “Alonso Ferreira de Camargo” ouviram os profissionais do CAPS que falaram sobre a importância da luta e assistiram as seguintes apresentações: Fanfarra do Grupo da Feliz Idade de Conchal, Espetáculo Circense: Circo da Miséria e Projeto de Capoeira Art Vida.
No período da tarde, os profissionais de diversos setores da Prefeitura, principalmente da Saúde, marcaram presença em uma mesa redonda no Centro Cultural sobre a “A Luta Antimanicomial na prática de uma equipe de Saúde” com a participação do psicólogo de Campinas Gilson Gabriel da Silva Firmino e do médico de Campinas Felipe Augusto Reque, que foi encerrada com a apresentação do Espetáculo Circense: Circo da Miséria.

Sobre o movimento

O Movimento da Luta Antimanicomial se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, ideia baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental. O Movimento da Luta Antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.

 Fonte: Imprensa Oficial
Colaboração: Gean Mendes - f5conchal@gmail.com
WhatsApp - 19 99153 0455 
No Facebook: https://www.facebook.com/f5conchal/







Comentários

Leia também...

Policia Civil prende seis indivíduos suspeitos de serem os responsáveis pela onda de crimes acontecidos em Conchal nos últimos meses

Policia Militar e GCM de Conchal apertam o cerco contra o crime e realizam operações em Conchal

Relógios se alteraram automaticamente durante a madrugada e confundiram os usuários na manhã deste domingo (21)

"Censura" - PSOL partido aliado do PT pede para TSE suspender funcionamento do WhatsApp em todo país

Prefeitura de Conchal segue com recapeamento na Avenida João Paulo II

Sancionada lei que dispensa reconhecimento de firma e autenticação de documento em órgãos públicos

Jovens conchalenses recebem certificados de conclusão do curso da Oficina do Jornalismo F5 (2018)

“Quem tem o apoio de milhões de brasileiros não precisa pagar”, disse estrategista digital de Bolsonaro

ETEC abre inscrições para Vagas Remanescentes do 2º Módulo dos cursos técnicos de Administração e Recursos Humanos em Conchal

Menina de 11 anos é estuprada por detento ao visitar pai dentro de presídio no Ceará

Todas as Publicações

Mostrar mais