Lua de Sangue na próxima sexta (27) será o eclipse mais longo do século XXI




Na próxima sexta-feira (27), o mais longo eclipse lunar do século XXI poderá ser visto nos céus, inclusive do Brasil, por nada menos que uma hora e 43 minutos. O fenômeno é conhecido como Lua de Sangue, uma vez que a curvatura dos raios solares que iluminam a lua eclipsada pela Terra fazem com que o satélite ganhe coloração avermelhada.

Eclipse em tons de vermelho

Segundo o professor de física Daniel Rutkowski, da Escola Superior de Engenharia e Gestão (ESEG), "A atmosfera funciona como uma lente que desvia as luzes vermelha e laranja do sol, conferindo a cor avermelhada desse eclipse. Se a Terra não tivesse atmosfera, o eclipse ficaria totalmente escuro".

O eclipse acontecerá na região mais escura da sombra da Terra, conhecida como Umbra. Raios solares chegam a essa parte da sombra terrestre devido à distorção causada pela atmosfera da Terra, porém raros são os momentos onde há um corpo celeste presente para evidenciar a luz redirecionada.

Ao todo, a Lua demorará três horas e 55 minutos para fazer a travessia por trás do planeta Terra. Entretanto, o eclipse só será observado durante uma hora e 43 minutos, conferindo ao fenômeno o título de mais longo do século. Antes dele, em 31 de janeiro de 2018, houve o eclipse da superlua azul de sangue, fenômeno que durou uma hora e 16 minutos.

Onde ver?

Segundo os especialistas, as melhores vistas desta Lua de Sangue serão nas regiões compreendidas entre o continente africano e o oceano Índico, mas a Europa e a Oceania também terão acesso visual privilegiado. No Brasil, quando a Lua surgir no horizonte, ela já estará eclipsada. Os melhores horários para observar o fenômeno são entre as 17h30 e as 18h13, seguindo o horário de Brasília.

Além do eclipse lunar, Marte também está chamando a atenção nos céus. O planeta vermelho chegará a ficar 57 milhões de quilômetros da Terra, o mais próximo que Marte já chegou nos últimos 15 anos.


Fonte: UOL



Comentários

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Vídeo - Homem fica preso em lança de portão e é socorrido por militares em Conchal

Crianças são dopadas com antidepressivos e Mogi Guaçu afasta funcionários de creche

Família procura idoso desaparecido desde sexta–feira (24).

Alunos da E.E. Padre Alberto Vellone participaram da "CUCO" no mês de abril e passaram para a segunda fase

Nos três primeiros meses do ano Conchal registra redução no índice de criminalidade

Cantor Samuel Mariano estará pela segunda vez em Araras, SP

Seis turistas brasileiros morreram no Chile por inalação de gás

Menina de 12 anos tem suspeita de intoxicação por causa de ‘slime’

Abertas as inscrições para Universidade Pública Virtual – Univesp gratuita em Conchal

Dentista faz receita ilustrada para ajudar paciente analfabeta na Bahia

Todas as Publicações

Mostrar mais