XIX Olimpíadas Especiais das APAES movimentou Franca-SP na última semana



Superação, garra e solidariedade marcaram o maior evento esportivo para pessoas com deficiência intelectual e múltipla do estado de São Paulo.

Entre os dias 17 e 22 de julho Franca (SP) foi palco da XIX Olimpíadas Especiais das APAES – Edição Estadual, o evento reuniu cerca de 800 pessoas, entre atletas, técnicos e acompanhantes das APAES de todo o estado de São Paulo.

A solidariedade da população francana marcou a cerimônia de abertura da XIX Olimpíadas das APAES no dia 17. Para participar da festa era necessário trocar o ingresso por 1 kg de alimento não perecível, ao todo foram 2105 kg arrecadados, que serão distribuídos entre as famílias atendidas pela APAE de Franca.


A Cerimônia de Abertura lotou o ginásio Pedrocão, templo do basquete nacional, e contou com a entrada das 17 delegações que competiram no evento juntamente com a equipe do Sesi Franca Basquete, acendimento de tocha, apresentação da escola de dança Vem Dançar, dos usuários da APAE Franca e da escola de samba Ases do Ritmo, além dos shows das bandas Quintal 16 e Detonautas Roque Clube.



Competições


Do dia 18 a 22 os atletas disputaram nove modalidades esportivas: atletismo, basquetebol, futsal, futebol de sete, natação, tênis de mesa, voleibol adaptado, dama e dominó. A XIX Olimpíadas Especiais das APAES foi uma oportunidade na qual os melhores atletas de cada região competiram, demonstrando sua potencialidade, além de terem nessa ocasião a chance de trocar experiências e confraternizar-se com outros atletas do Estado.


Garra e superação marcaram as competições da XIX Olimpíadas Especiais das APAES, os mais de 600 atletas se doaram em cada jogo, partida e prova. “Todos os objetivos propostos para o desenvolvimento do evento foram superados e atingidos com destaque no alto nível de performance dos atletas nas nove modalidades esportivas apresentadas” afirma Roberto Soares, coordenador estadual de educação física, desporto e lazer da FEAPAES-SP.


Após a XIX Olimpíadas Especiais das APAES – Edição Estadual, a FEAPAES/SP, junto com sua coordenadoria de esporte e através de critérios previamente definidos, irá classificar, organizar e identificar os usuários e equipes (atletas, técnicos e acompanhantes), para a formação da delegação que representará o estado de São Paulo na 22ª Olimpíada Nacional das APAES. “Estaremos representando o estado de São Paulo com uma delegação de aproximadamente 90 integrantes na edição nacional, que acontecerá em dezembro, na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul”, conta Roberto.

A XIX Olimpíadas Especiais das APAES foi uma realização da Federação das APAES do Estado de São Paulo (FEAPAES/SP) Prefeitura e da APAE Franca.



Comentários

Leia também...

Pobreza no Brasil cresceu quase 4% – número de atingidos passou de 52,8 milhões em 2016 para 54,8 milhões em 2017. Já pobreza extrema aumentou 13%, passando a atingir 15,3 milhões.

Corpo é encontrado às margens do Rio Mogi Guaçu nas imediações do Bairro Arurá

Câmara aprova permissão para municípios estourarem limite de gastos com pessoal

Policia Civil prende seis indivíduos suspeitos de serem os responsáveis pela onda de crimes acontecidos em Conchal nos últimos meses

Colisão entre carreta da Umaflex e um ônibus escolar deixam vitimas em Santa Bárbara (Bahia) nesta manhã de Domingo (25)

Família procura desesperadamente por jovem desaparecido desde Domingo (12/11)

Prefeitura de Conchal Emite Nota de Esclarecimento referente às obras do Lago Municipal.

Bandidos explodem Agencia Santander em Conchal nessa madrugada

Duas Chapas São Formadas para Disputa da Presidência da Câmara de Conchal

Todas as Publicações

Mostrar mais