O que fez para Conchal, o deputado que você votou na eleição passada (2014)?



Os deputados eleitos na eleição de 2014 assumiram o mandato no ano seguinte (2015), estando exercendo a função até o final deste ano (2018).
Você se lembra em quem você votou na eleição de 2014? Você sabe dizer, se o voto que você confiou ao seu candidato foi retribuído para sua cidade e consequentemente para você? 

Quatro anos se passaram, e é chegada a hora de prestar contas à população.
Dos 70 deputados federais que compõe a bancada que representa o estado de São Paulo em Brasília, os conchalenses ajudaram a eleger, ou reeleger, 63 deles em 2014. No entanto, dos 63, menos de 10 deputados foram os que comprovadamente retribuíram o seu voto de confiança, apresentando ações diretas que impactaram no desenvolvimento do município.

Naquela eleição, aproximadamente 9.715 conchalenses votaram em algum deputado federal, mais de 50% desses votos foram em vão para o município.  Aproximadamente 5.235 votos foram desperdiçados para eleger deputados federais que não enviaram para o município, nem ser quer um cartão de feliz aniversario, para fingir que sabem que Conchal existe.

É comum o cidadão escutar, que o político só ajuda os municípios em que tiveram muitos votos, mas a realidade e os números  provam ao contrário.
Tivemos em 2014, candidatos que conquistaram mais de mil votos em Conchal e que não apresentaram nenhuma emenda para o envio de recursos financeiros para a cidade. Na contramão disso, tivemos deputados que não tiveram nem 10 votos em Conchal e, no entanto, cumpriram o seu papel enviando algum tipo de beneficio para a cidade.

O F5 Conchal, realizou um levantamento de todos os deputados federais e estaduais eleitos que tiveram votos, ou não, em Conchal.

Apuramos quantos votos teve cada candidato, o que ele fez para beneficiar o nosso município financeiramente e, quanto ele direcionou de verbas para a cidade nos anos de 2015, 2016, 2017 e 2018 (quatro anos de mandato).

Definimos o levantamento em três tópicos, com cores diferenciadas para facilitar a sua apreciação.

- Na cor verde, temos os que enviaram recursos para Conchal, tendo a comprovação de recebimento dos valores pelas entidades representativas do município (Prefeitura, Hospital, APAE, outros...)

- Na cor roxa, temos aqueles que apresentaram aos governos federal ou estadual, algum tipo de proposta. No entanto, nenhum valor foi pago até a presente data, não havendo garantia da concretização dos pagamentos devido ás mudanças governamentais. (ex: existem emendas apresentadas no ano 2016 e que ainda não foram pagas ao município).

- Em vermelho temos aqueles deputados que obtiveram votos dos conchalenses, mas não retribuíram ao município com recursos financeiros.

A realidade em relação aos deputados estaduais eleitos com o voto dos conchalenses não é muito diferente

Dos 94 deputados estaduais que compõe a assembleia legislativa do estado de São Paulo, 61 deles obtiveram votos no município de Conchal.  Ao todo, aproximadamente 8.913 votos foram contabilizados entre os 61 eleitos com votos dos conchalenses.

Somente 4 deputados representaram o município atendendo e viabilizando o pagamento das verbas dos pedidos de recursos solicitados pelos políticos locais. Tivemos também, 1 deputado eleito, sem ter tido nenhum voto na cidade, mas que mesmo assim, atendeu o pedido de um de nossos vereadores e enviou verba para o município.  Outros 4 deputados apresentaram algum tipo de proposta de recursos ao governo, no entanto até a presente data, 20/09/2018, nenhum pagamento foi efetivado aos caixas municipais.

Dos 8.913 votos dos conchalenses, 4.034 foram retribuídos, porém 4.879 eleitores depositaram a confiança em pessoas que não retribuíram para o município nos últimos quatro anos, como apresentamos nas tabelas  a seguir:


DEPUTADOS ESTADUAIS

DEPUTADOS ESTADUAIS 
DEPUTADOS ESTADUAIS


DEPUTADOS ESTADUAIS

DEPUTADOS FEDERAIS

 DEPUTADOS FEDERAIS
DEPUTADOS FEDERAIS

Nota F5 - Por: Gean Mendes

Como podemos observar no levantamento realizado pelo F5, foram poucos os deputados que por meio de envio de recursos, retribuíram os votos recebidos em Conchal.

Essa triste realidade acontece na maioria dos municípios brasileiros, eles aparecem apenas em período eleitoral, conquistam sua confiança, recebem o seu voto e depois desaparecem.

O cidadão precisa colocar em mente, de que o político é funcionário do povo, por tanto, assim como em uma empresa onde o trabalhador precisa produzir para se manter no emprego, o político tem a obrigação de fazer o mesmo. Se o empregado de uma empresa não produzir gerando benefícios para o grupo empresarial,  ele certamente será despedido. Com o político deve acontecer a mesma coisa, mas isso só depende de você e do seu voto.

O que os deputados fizeram, ou não, por Conchal entre 2015 e 2018, deve ser considerado como retribuição pelos votos recebidos. Não devemos eleger políticos que prometem fazer se forem eleitos, temos que eleger e votar naqueles que produziram resultados fazendo por merecer a nossa confiança, a menos que estes sejam marinheiros de primeira viagem disputando a primeira eleição.

Assim como os candidatos a reeleição, o eleitor deve pesquisar o histórico dos candidatos que tentam serem eleitos pela primeira vez. Ninguém surge na política por acaso. O eleitor deve pesquisar a vida pregressa deles. Deve-se pesquisar quem são e, o que fizeram na cidade onde moram. O eleitor precisa estar muito atento em quem são os representantes locais de cada candidato.

Normalmente os candidatos a deputados possuem contatos com vereadores, ex-vereadores, prefeitos, ex-prefeitos, lideres de bairros ou formadores de opinião dentro de cada município. São esses que por serem conhecidos em sua cidade, é que vão buscar o seu voto em nome do candidato que eles desejam que sejam eleitos. A imagem do representante de cada um deles, é o reflexo daquilo que receberemos nos quatro anos subsequentes a eleição.

Você está contente com a forma que o seu vereador está trabalhando? Você está feliz com a forma que o prefeito e vice estão administrando o município? 
Você gostou da administração dos ex-prefeitos ou ex-vereadores? Independente da sua resposta, saiba que serão essas as pessoas que você devera recorrer acaso queira cobrar ações do deputado que você votou.

Leia a próxima matéria e saiba quem são os representantes de cada candidato aqui em Conchal.


Comentários

Leia também...

Reforma da Previdência - Professores, policiais federais e trabalhadores rurais terão idade mínima igual para homens e mulheres

Conchal - Eleitores são convocados para a Revisão do Eleitorado

Conchal - Sua conta de água veio com valores acima do normal? Saiba como proceder

Marcola, chefe de facção criminosa de SP, é transferido para penitenciária federal

Brasil - Carnaval deve movimentar R$ 6,78 bilhões e gerar 23,6 mil vagas temporárias, prevê CNC

Após velório em SP Corpo do jornalista Ricardo Boechat é levado para cerimônia de cremação

Jovem que teve testa tatuada em 2017 é detido por suspeita de furto em São Bernardo do Campo, SP

WhatsApp pedirá sua permissão antes de adiciona-lo em grupos

Horário de verão termina neste sábado (16)

Mete a colher aplicativo que utiliza a tecnologia como aliada no combate à violência contra as mulheres

Todas as Publicações

Mostrar mais