Pular para o conteúdo principal

Livro infantojuvenil fala sobre pedofilia e orienta crianças sobre o assunto

Por Ingrid Pereira

Capa do livro/divulgação 

Rosaide Gomes dos Anjos, jornalista de Canoas, no Rio Grande do Sul, diz que ouvir e escrever história é algo que ela sempre gostou de fazer desde a sua época de escola, e que as suas redações sempre se destacaram. Mas a inspiração para o livro ‘Chapeuzinho e o Lobo conectados à Rede’ surgiu de maneira delicada.


Quando a jornalista tinha 10 anos fazia catequese, e a mãe sempre a orientou a ir embora depois da aula já que havia rumores de que o padre da igreja assediava as crianças.

Em 1991, Rosaide se formou em jornalismo e trabalhando na área era comum ela se deparar com noticias sobre pedofilia.

Somente em 2013 que a escritora começou a escrever rascunhos do que viria a ser a obra. A qual partiu do conhecido conto da Chapeuzinho Vermelho, nas com uma narrativa diferente que teve como um meio de auxilio do desenrolar do conto a internet.

 A história

O livro conta a história de Luísa Chapeu, uma menina comum de 10 anos, filha de Ivone Manna Chapeu. A trama tem seu início com a vontade de Luísa de conhecer o pai. Com a internet ao alcance de suas mãos, a menina tem a ideia de pesquisar o nome do pai e acaba conhecendo o Lobo, um pedófilo.

A autora explica a comparação do lobo como pedófilo;

 “Sempre vi o Lobo da história dos irmãos Grimm como uma mensagem subliminar em relação à pedofilia”, conta Rosaide.

Em relação ao ambiente virtual, a autora diz que hoje em dia é comum as crianças terem acesso fácil à internet. Além disso, ela fala que é fácil persuadir crianças através das redes, e faz uma comparação entre a floresta e a internet: “ambos são ambientes perigosos”.

A autora se preocupou em transformar a obra em um meio de orientação sobre o assunto.

“Sabemos como é o dia a dia dos pais. Sempre estão ocupados e, na maioria das vezes, quase não têm tempo para orientar as crianças”, disse Rosaide.
 A autora também disse que o livro tem o intuito de ajudar a criança a ficar atenta a essas situações. “É para que as crianças entendam a mensagem com sutileza e leveza já que o assunto pede uma abordagem responsável”.

A autora também lembra que esse é um assunto que precisa ser tratado com as crianças. “As pessoas pensam que esses casos acontecem longe delas, em outras casas, quando na verdade podem estar acontecendo dentro de casa”.


Segundo o balanço de 2017 da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, 57% dos casos de violência contra crianças e adolescentes denunciados acontecem dentro da casa da vítima.

Quando se trata especificamente da violência sexual contra crianças e adolescentes, um boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde, com dados do período de 2011 a 2017, aponta que 69,2% das vítimas sofrem o abuso em suas próprias casas.

Você encontra o livro à venda no site da editora Buriti. De acordo com a autora, crianças a partir de 10 anos já conseguem assimilar o assunto.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...