Atenção Conchal - IBGE e Prefeitura acertam parceria para o Censo Demográfico 2020


Foto: Reprodução internet




Começaram os preparativos para o Censo 2020. O Censo Demográfico 2020 será a maior operação de contagem da população já organizada no Brasil! Em todo o país serão criadas mais de 250 mil vagas de emprego temporário!

         A equipe de técnicos da Agência regional do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em Mogi Mirim, concluiu o ciclo de reuniões com prefeitos e secretários municipais para dar andamento na atualização dos mapas e outros insumos geográficos. Essa fase de preparação de mapas e verificação de possíveis atualizações de legislações municipais é fundamental para o sucesso do Censo. Afinal, as Prefeituras possuem informações confiáveis dos descritores de divisas, mapas e cadastros – que refletem melhor a realidade local, evitando omissões e duplicidades na cobertura da área do município, agilizando a coleta e reduzindo os custos da operação censitária.

         No começo de 2020, além desse trabalho de atualização, haverá a realização de Processos Seletivos para a contratação de recenseadores e supervisores censitários que atuarão nas cidades de Mogi Mirim, Santo Antônio de Posse, Itapira, Mogi Guaçu, Estiva Gerbi e Conchal. Municípios sob a supervisão da agência regional do IBGE, instalada em Mogi Mirim.

         Retratar o Brasil que entrará na próxima década é um desafio para o IBGE. Qual é o tamanho da população brasileira? Em que condições vive? Como se distribui no Território Nacional? Qual é o nível de escolaridade de nossas crianças e jovens? Quais as condições de emprego e renda da população? Tais perguntas serão respondidas por cada cidadão brasileiro em 2020.

ENTENDA

         Como as informações do Censo Demográfico podem ajudar a cada brasileiro?
A partir do momento em que cada família responde o questionário, ela não só retrata sua realidade mas, junto com outros brasileiros, ajuda a formar um perfil de quantos somos, como vivemos e o que queremos melhorar no país.

A sociedade é beneficiada com os resultados da pesquisa porque ajuda:

1. na seleção de locais para a instalação de fábricas, supermercados, shopping centers, escolas, creches, cinemas, restaurantes, lojas;
2. na análise do perfil da mão-de-obra brasileira, instrumento fundamental para sindicatos, associações profissionais e entidades de classe;
3. na análise acadêmica do perfil sociodemográfico e econômico da população e sua evolução entre 2010 e 2020; e
4. na reivindicação dos cidadãos por maior atenção do governo municipal ou estadual para problemas específicos: expansão da rede de água e esgoto, expansão da rede telefônica, acesso à internet etc.

Os dados serão utilizados em programas e projetos que vão contribuir para:

1. acompanhar o crescimento, a distribuição geográfica e a evolução das características da população ao longo do tempo;
2. identificar áreas de investimentos prioritários em saúde, educação, habitação, transportes, energia, programas de assistência a crianças, jovens e idosos;
3. selecionar locais que necessitam de programas de estímulo ao crescimento econômico e desenvolvimento social;
4. fornecer referências para as projeções populacionais com base nas quais é definida a representação política no País, indicando o número de deputados federais, deputados estaduais e vereadores de cada estado e município; e
5. fornecer subsídios ao Tribunal de Contas da União para o estabelecimento das cotas do Fundo de Participação dos Estados e do Fundo de Participação dos Municípios. (Com informações do portal: www.censo2020.ibge.gov.br)




Comentários

Leia também...

Em Mogi Guaçu (SP) aluno foi detido após denúncia de que faria um ataque em escola

Menino de 4 anos corta os pulsos e pais acreditam que pode ser influência da Momo

Caixa deteriorada no Bairro Esperança 3 rompe e desperdiça aproximadamente 150 mil litros d’água. Veja vídeo

Conchal será uma das cidades contempladas com Esquadrilha da Fumaça

Governador João Doria entrega obras de duplicação da Rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332), em Conchal.

Criança de Birigui (SP) tenta se enforcar após ver boneca "Momo" em vídeo infantil

Redução de salário dos vereadores é proposta em Araras, SP

Excursão de escola pública é barrada em shopping de SP e educadora diz que houve discriminação

Tráfico de crianças é registrado na rodovia Fernão Dias

Policia Militar realiza reunião de segurança pública em Tujuguaba

Todas as Publicações

Mostrar mais