Menina com doença degenerativa é reanimada por socorristas após parada cardíaca em Piracicaba (SP)


Valentina Tomé sofre de atrofia muscular espinhal desde que nasceu.



Conteúdo: Beto Ribeiro Repórter 

A menina Valentina Tomé, de 2 anos, foi salva por socorristas após sofrer uma parada cardiorrespiratória na tarde desta quinta-feira (14) em Piracicaba (SP). Valentina sofre de atrofia muscular espinhal (AME), doença que causa paralisia no corpo, toma uma medicação fornecida pelo estado e precisa de assistência médica domiciliar da prefeitura.

Segundo a advogada da família de Valentina, Nathalia Magnani Gonçalves, a menina foi reanimada pela equipe de resgate e depois transferida para a Santa Casa de Piracicaba. Gonçalves informou que Valentina foi vai permanecer sedada por 48h.

A menina estava acompanhada de uma enfermeira, que fez o primeiro atendimento e acionou o resgate. Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizaram o socorro, que também teve apoio da Polícia Militar (PM). O Samu encaminhou a menina para a Santa Casa.

A criança chegou a morar por oito meses na Santa Casa por conta da doença que a acomete. Ela deixou o hospital em janeiro de 2018.

A batalha de Valentina

Valentina Tomé, de Piracicaba, sofre de atrofia muscular espinhal — Foto: Reprodução/Instagram/amevalentinatome

Valentina Tomé nasceu no dia 14 de fevereiro de 2017 em Piracicaba, e logo depois, apresentou os sintomas da doença. Num primeiro estágio, a criança tem sinais de paralisia e apatia. No final de agosto do mesmo ano, a família teve a confirmação da AME, e desde então, a menina permanece internada na UTI da Santa Casa onde é alimentada por sonda e passa por fisioterapia.

A AME é uma doença degenerativa que vai paralisando todos os movimentos da pessoa. O único tratamento que existe é o Spinraza, que ainda não é fabricado no Brasil. O alto valor impossibilita que a família adquira o remédio.

Com uma ação judicial, os parentes conseguiram que a governo estadual forneça o medicamento. Segundo a advogada, o tratamento está em dia.



Comentários

Leia também...

Em Mogi Guaçu (SP) aluno foi detido após denúncia de que faria um ataque em escola

Menino de 4 anos corta os pulsos e pais acreditam que pode ser influência da Momo

Caixa deteriorada no Bairro Esperança 3 rompe e desperdiça aproximadamente 150 mil litros d’água. Veja vídeo

Conchal será uma das cidades contempladas com Esquadrilha da Fumaça

Governador João Doria entrega obras de duplicação da Rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332), em Conchal.

Criança de Birigui (SP) tenta se enforcar após ver boneca "Momo" em vídeo infantil

Redução de salário dos vereadores é proposta em Araras, SP

Excursão de escola pública é barrada em shopping de SP e educadora diz que houve discriminação

Policia Militar realiza reunião de segurança pública em Tujuguaba

Causas como ‘’ legalização de estupro, pedofilia e morte de mulheres são defendidas’’ por mentor do ataque na Escola Estadual Professor Raul Brasil em Suzano (SP)

Todas as Publicações

Mostrar mais