Transparência Internacional vê risco de impunidade com decisão do STF


Conteúdo: O Globo 

Sessão do Supremo Tribunal Federal (STF) Foto: Carlos Moura / STF

A Transparência Internacional divulgou nota na noite desta quinta-feira com críticas à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de manter na Justiça Eleitoral os julgamentos de casos de corrupção que tenham ligação com caixa dois de campanha.

"A Transparência Internacional alerta que a luta contra a corrupção será impactada de forma grave pela decisão do Supremo. No entendimento da organização, essa atribuição deveria ficar com a Justiça Federal", afirma a nota.

A organização de atuação global no combate à corrupção ressalta, porém,  que a decisão deve ser "respeitada, assim como a instituição do Supremo Tribunal Federal". Mas diz que há, a partir de agora, ameaça a "processos já em curso, com risco real de impunidade, além de prejudicar o desenvolvimento de novos casos anticorrupção".  "O que mais desejam os réus políticos é que as investigações e processos que apuram os esquemas de corrupção de que são suspeitos sejam transferidos às cortes eleitorais", diz a Transparência Internacional.

Para a organização, a Justiça Federal é a que "possui maior capacidade e recursos técnicos para investigar e julgar grandes casos de corrupção", enquanto a Justiça Eleitoral não tem as condições materiais ou institucionais necessárias para investigar e processar tais casos".

A Transparência Internacional ainda afirma que diante da situação é "essencial agora que o Congresso Nacional se debruce sobre este tema para resolver definitivamente a questão das competências dos tribunais brasileiros, adequando-as à vocação e à capacidade das instituições judiciais no enfrentamento da corrupção".




Comentários

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Dois veículos batem em cruzamento no centro de Conchal

Bilhetes anônimos com acusação de adultério tomam conta de cidade no interior de SP

Postagem de mãe viraliza após filha voltar de festa de fim de ano na escola com bolo inteiro: 'Queriam os mais bonitos e decorados'

Trailer de lanches é destruído por caminhão durante a madrugada

Confeiteira doa bolo para criança e mãe reclama: "dê algo que preste"

Motorista de caminhão que explodiu na SP-330 é identificado e será enterrado em Artur Nogueira

PM reage a assalto e mata dois assaltantes em Mogi Mirim

Caixa espera pagar FGTS de R$ 998 antes do Natal

Advogado aparece de calcinha pedindo cigarro em condomínio em Limeira, SP

Papai Noel chegou na Praça da Fonte trazendo alegria e a magia do Natal em Conchal

Todas as Publicações

Mostrar mais