Transparência Internacional vê risco de impunidade com decisão do STF


Conteúdo: O Globo 

Sessão do Supremo Tribunal Federal (STF) Foto: Carlos Moura / STF

A Transparência Internacional divulgou nota na noite desta quinta-feira com críticas à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de manter na Justiça Eleitoral os julgamentos de casos de corrupção que tenham ligação com caixa dois de campanha.

"A Transparência Internacional alerta que a luta contra a corrupção será impactada de forma grave pela decisão do Supremo. No entendimento da organização, essa atribuição deveria ficar com a Justiça Federal", afirma a nota.

A organização de atuação global no combate à corrupção ressalta, porém,  que a decisão deve ser "respeitada, assim como a instituição do Supremo Tribunal Federal". Mas diz que há, a partir de agora, ameaça a "processos já em curso, com risco real de impunidade, além de prejudicar o desenvolvimento de novos casos anticorrupção".  "O que mais desejam os réus políticos é que as investigações e processos que apuram os esquemas de corrupção de que são suspeitos sejam transferidos às cortes eleitorais", diz a Transparência Internacional.

Para a organização, a Justiça Federal é a que "possui maior capacidade e recursos técnicos para investigar e julgar grandes casos de corrupção", enquanto a Justiça Eleitoral não tem as condições materiais ou institucionais necessárias para investigar e processar tais casos".

A Transparência Internacional ainda afirma que diante da situação é "essencial agora que o Congresso Nacional se debruce sobre este tema para resolver definitivamente a questão das competências dos tribunais brasileiros, adequando-as à vocação e à capacidade das instituições judiciais no enfrentamento da corrupção".




Comentários

Leia também...

Em Mogi Guaçu (SP) aluno foi detido após denúncia de que faria um ataque em escola

Menino de 4 anos corta os pulsos e pais acreditam que pode ser influência da Momo

Caixa deteriorada no Bairro Esperança 3 rompe e desperdiça aproximadamente 150 mil litros d’água. Veja vídeo

Conchal será uma das cidades contempladas com Esquadrilha da Fumaça

Governador João Doria entrega obras de duplicação da Rodovia Professor Zeferino Vaz (SP-332), em Conchal.

Criança de Birigui (SP) tenta se enforcar após ver boneca "Momo" em vídeo infantil

Redução de salário dos vereadores é proposta em Araras, SP

Excursão de escola pública é barrada em shopping de SP e educadora diz que houve discriminação

Policia Militar realiza reunião de segurança pública em Tujuguaba

Causas como ‘’ legalização de estupro, pedofilia e morte de mulheres são defendidas’’ por mentor do ataque na Escola Estadual Professor Raul Brasil em Suzano (SP)

Todas as Publicações

Mostrar mais