Última superlua de 2019 brilhará no céu na noite desta quarta-feira (20)




Nesta quarta-feira (20), aparecerá a terceira e última superlua do ano de 2019, a partir das 22h43. O fenômeno recebe esse nome porque o satélite natural do planeta Terra fica com um brilho mais intenso e maior do que nos demais dias.

"Quando a lua passa pelo perigeu, o ponto de sua órbita que fica mais próxima da Terra, recebe o nome popular de superlua. Nessa situação, o brilho pode ficar até 15% mais intenso", explica o professor do departamento de Astronomia da USP Roberto Costa.

Apesar de parecer algo extraordinário, o fenômeno acontece com frequência. Nos dois primeiros meses do ano, a lua também apareceu maior e mais brilhante que o normal.

"Os locais onde existe muita poluição luminosa, como nas grandes cidades, pode ser pouco perceptível o brilho extra da lua. O ideal, para uma boa observação, é ir até uma região mais distante da luz artificial e com o céu mais limpo", orienta o professor.

A superlua também tem impacto direto nas marés. Costa explica que a maré alta fica mais alta e a maré baixa fica mais baixa nesse dia.

Nessa quarta-feira também acontece o equinócio, que marca o fim do verão e o início do outono no hemisfério sul e o fim do inverno e o início da primavera no hemisfério norte, mas não há uma ligação.

"A superlua tem relação com a órbita da Lua ao redor da Terra e o equinócio está ligado à orbita do planeta ao redor do Sol" explica o especialista.
Informações: R7



Comentários

Leia também...

Vaga de Emprego em Conchal

Ponto Alto Empreendimentos inicia obra asfáltica na Avenida Manoel Gonçalves Neto

Pelo menos 207 pessoas morreram e cerca de 450 ficaram feridas neste domingo de Páscoa no Sri Lanka

Polícia Militar prende traficantes com quase 4 kg de cocaína em Araras, SP

COMUNICADO DE AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA REVISÃO DA LEI DE PARCELAMENTO DO SOLO E URBANIZAÇÕES ESPECIAIS NO MUNICÍPIO DE CONCHAL (SP)

Por que peixe não é considerado carne durante a Quaresma?

Tribunal divulga relação de cidades com problemas na gestão fiscal e orçamentária

Comissão da Câmara de Conchal avalia situação de vereador preso com carga roubada de cerveja

Bebê de 15 dias tem queimaduras de 2º grau em banho, em hospital da Paraíba

Todas as Publicações

Mostrar mais