Brasileiro com mais de 50 tem mais medo de ficar feio que pobre, diz estudo


Imagem: Nikada/Getty Images



Uma pesquisa divulgada ontem, quarta-feira (24), revela que o brasileiro com mais de 50 anos se preocupa mais com a própria estética do que, com baixa aposentadoria, alto custo dos planos de saúde ou até mesmo com a solidão. As informações são do ‘’Uol’’.


A segunda principal preocupação do brasileiro com 50 anos ou mais é a falta de dinheiro (20%), seguida pela solidão (18%), sentir-se inútil (14%), ser um peso para outras pessoas (11%), não ter alguém para cuidar deles (10%) e as doenças (2%), informou o Instituto Locomotiva em evento da Bradesco Seguros.

"Não é só vaidade", conta o autor do estudo e presidente do instituto, Renato Meirelles. "É como se essa preocupação fosse a materialização do preconceito que existe em relação ao envelhecimento."

O estudo também informa que 74% dos entrevistados já presenciaram preconceito contra uma pessoa madura. "A dificuldade em lidar com as mudanças físicas escancara os efeitos desse preconceito", diz o pesquisador.

A pesquisa informa ainda que 74% dos entrevistados já presenciaram algum preconceito contra uma pessoa madura. "A dificuldade em lidar com as mudanças físicas escancara os efeitos desse preconceito", fala o pesquisador.

No entanto, a maior preocupação entre aqueles com menos de 50 anos é "com os outros", com 52% das respostas. "Quem tem mais problema de autoestima são os jovens, e não os mais velhos."
Essa autoconfiança também reflete em como esse público se sente, independentemente do que mostra o calendário: apenas 10% se consideram velhos, 81% não se acham nem jovens nem velhos, 8% se definem jovens e 1% muito jovens.


Quando perguntados sobre como preferem que se refiram à sua faixa etária, 32% desses brasileiros sugerem a palavra "madura"; 25% escolhem "terceira idade"; e 3%, "velhas".







Comentários

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Policia Militar apreende cocaína em comércio no centro de Conchal

Trio é preso suspeito de roubos de combustíveis em Mogi Guaçu

Safra da laranja 2019/20 do cinturão citrícola de SP e MG é estimada em 388,89 milhões de caixas

Família procura por jovem surdo e mudo desaparecido em Engenheiro Coelho, SP

Homem ataca ex-namorada dentro de Delegacia da Mulher em SP

Papa aceita renúncia do bispo de Limeira

Conchal recebe do UNIFAJ o prêmio de “Prefeito Educador 2019”

Tucano é flagrado por câmera de monitoramento na Rodovia Anhanguera, em Campinas

Aposentado cria armadilha para mosquito da dengue e vira projeto de pesquisa em universidades

Todas as Publicações

Mostrar mais