Pular para o conteúdo principal

PEC quer prorrogar mandatos de prefeitos e vereadores até 2022




Uma proposta de Emenda à Constituição (PEC) pode prorrogar os mandatos dos atuais prefeitos e vereadores de todo país, que estão previstos parar serem concluídos no ano que vem, até 2022. A proposta foi apresentada na última semana, pelo deputado federal Rogério Peninha (MDB-PR), durante a Marcha dos Prefeitos, em Brasília. A PEC foi protocolada na Câmara dos Deputados na última quinta-feira (11).


O texto que foi apresentado por Peninha na Câmara, a PEC adiciona um artigo ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), a qual trata das posses de mandatos eleitos. Nesse caso, seria colocado o fim dos mandatos atuais de prefeito e vereador no dia 1º de janeiro de 2023.

O parlamentar utiliza como justificativa, ‘’ a economia significativa de recursos público’’, mas argumenta ainda que ‘’ é que preciso considerar o momento delicado que o país atravessa’’. ‘’ Com a suspensão do pleito eleitoral de 2020, a classe política, livre dos encargos inerentes ás campanhas eleitorais, poderá concentrar-se nas reformas de que a República tanto precisa’’.

O site ‘’ O Tempo’’ consultou um advogado especialista em direito constitucional Lucas Paulino, para ele a PEC pode vir a ser considerada inconstitucional por ir contra cláusulas pétreas da Constituição Federal.

‘’Essa PEC pode ser considerada inconstitucional por violar a clausula pétrea do princípio republicano que determina eleições periódicas, prevista no art.60, parágrafo 4º, inciso II da Constituição. A Constituição estabelece que a duração do mandato é de quatro anos. Não se pode mudar as regras do jogo no meio do jogo, sob risco de atentar contra a segurança jurídica e o princípio democrático, visto que os eleitores autorizaram os eleitos a governara por quatro anos. Caso queiram modificar a duração do mandato, para ser valido, tem que ser para a eleição seguinte’’, apontou Paulinho.
       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...