Novidade!

PEC quer prorrogar mandatos de prefeitos e vereadores até 2022




Uma proposta de Emenda à Constituição (PEC) pode prorrogar os mandatos dos atuais prefeitos e vereadores de todo país, que estão previstos parar serem concluídos no ano que vem, até 2022. A proposta foi apresentada na última semana, pelo deputado federal Rogério Peninha (MDB-PR), durante a Marcha dos Prefeitos, em Brasília. A PEC foi protocolada na Câmara dos Deputados na última quinta-feira (11).


O texto que foi apresentado por Peninha na Câmara, a PEC adiciona um artigo ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), a qual trata das posses de mandatos eleitos. Nesse caso, seria colocado o fim dos mandatos atuais de prefeito e vereador no dia 1º de janeiro de 2023.

O parlamentar utiliza como justificativa, ‘’ a economia significativa de recursos público’’, mas argumenta ainda que ‘’ é que preciso considerar o momento delicado que o país atravessa’’. ‘’ Com a suspensão do pleito eleitoral de 2020, a classe política, livre dos encargos inerentes ás campanhas eleitorais, poderá concentrar-se nas reformas de que a República tanto precisa’’.

O site ‘’ O Tempo’’ consultou um advogado especialista em direito constitucional Lucas Paulino, para ele a PEC pode vir a ser considerada inconstitucional por ir contra cláusulas pétreas da Constituição Federal.

‘’Essa PEC pode ser considerada inconstitucional por violar a clausula pétrea do princípio republicano que determina eleições periódicas, prevista no art.60, parágrafo 4º, inciso II da Constituição. A Constituição estabelece que a duração do mandato é de quatro anos. Não se pode mudar as regras do jogo no meio do jogo, sob risco de atentar contra a segurança jurídica e o princípio democrático, visto que os eleitores autorizaram os eleitos a governara por quatro anos. Caso queiram modificar a duração do mandato, para ser valido, tem que ser para a eleição seguinte’’, apontou Paulinho.
       

Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Bandido armado assalta comércio no Jardim Santo Antônio em Conchal. O crime aconteceu nesta sexta-feira (18). Câmeras de segurança flagraram toda a ação do criminoso. Assista vídeo...

Bandidos tentam roubar agência do Banco do Brasil em Conchal

Indivíduo que traficava há 2 semanas é preso no Parque Industrial em Conchal

Polícia Civil captura menor de 14 anos por tráfico de drogas no Parque Industrial em Conchal

Idosa flagrada dirigindo cadeira de carrinho elétrico em rodovia só queria dar um abraço na filha em Limeira, SP

Força Tática retira drogas de circulação com prisão de traficante denunciado pela população em Leme, SP

Auxílio de R$ 300: nem todos vão receber as quatro parcelas; entenda

Cerca de 15 carros aparecem em pedreira desativada após diminuição do nível de água

Polícia Civil prende em Conchal menor que tinha "depósito de drogas" em casa

SP pode registrar ‘chuva preta’ com chegada de fumaça do Pantanal nesta semana

Todas as Publicações

Mostrar mais