Dentista faz receita ilustrada para ajudar paciente analfabeta na Bahia



Dentista fez receita personalizada para paciente que não sabia ler - Imagem: Reprodução/Instagram

Na última semana, a atitude de um dentista de Salvador comoveu internautas depois de um relato postado no Instagram. Ele decidiu adaptar uma receita para uma paciente que não foi alfabetizada e fez uma versão ilustrada.


Ricardo Cayres, 29, conta que fez a adaptação depois de tentar pela segunda vez fazer uma extração de dente em uma paciente que sofre de hipertensão em Lauro de Freitas, na região metropolitana da capital baiana. "Um pouco de boa vontade, criatividade e humanização foram suficientes para que eu criasse esse 'esqueminha' dos remédios", conta.

Ele percebeu que a pressão arterial dela não estabilizava, mesmo tendo voltado ao médico, porque a paciente que chama carinhosamente de Dona Cris, de quase 60 anos, não tomava os dois remédios como solicitou na prescrição. Desta forma, a extração não poderia ser feita mais uma vez. Tudo isso tinha um motivo: ela não é alfabetizada e não conseguia ler a receita.



Ricardo diz que se deu conta disso ao lembrar que, na primeira consulta, a paciente não assinou o prontuário porque não sabia escrever nem ler.

Assim, com as fotos das embalagens tiradas na hora e ilustrações simples, ele montou uma receita personalizada para Dona Cris.

’Montei na mesma hora, imprimi, e a fiz entender, repetir, garantir que de fato ela entendeu, e só então ela foi liberada. Em breve, ela retornará para continuarmos os nossos procedimentos’’ 
Ricardo Cayres, dentista  

O dentista contou ao UOL que não esperava a repercussão que seu post teve. "Não imaginava em hipótese alguma essa repercussão, mas a ideia era uma só: servir como inspiração para outros tantos profissionais da saúde e para os estudantes que são o futuro profissional do nosso país", afirma. "Que a humanização toque as pessoas, que o amor ao próximo seja nosso ideal de atendimento."


Segundo Ricardo, a paciente ainda não voltou ao consultório para retirar o dente. "Também estou ansioso para saber o desfecho de tudo isso, e também em solucionar o problema dentário dela", encerra.

Conteúdo: UOL 



Comentários

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Aos 18 anos de idade jovem de Conchal que passou em primeiro lugar no curso de física da Universidade Federal de São Carlos (campus Araras) escreve sobre a trajetória e começa a ministrar cursos online de redação

Família procura jovem desaparecido desde sábado (07)

Corpos são encontrados enterrados em canavial de Limeira, SP

Conde Sanduiche, Dippas Burguer e Bar do Edilson foram os três primeiros colocados do 1º Festival Gastronômico Delícias de Boteco (categoria melhor prato), Santo Forte e Pitanga Madura levaram o título dos melhores drinques.

Acidente envolvendo dois carros acontece nesta manhã (10) na rotatória da Avenida Francisco Magnusson

Cidade italiana oferece dinheiro para atrair novos moradores

Catador de lixo ganha mochila em SC e chefe encontra feto congelado dentro

Redemoinho de fogo assusta moradores e faz raposa fugir em Jandaia (GO); vídeo

Idosa que vendia lanches para sobreviver fica desolada após ter produtos apreendidos: 'Disseram que é a lei'

Todas as Publicações

Mostrar mais