Novidade!

Gaeco faz operação para prender líderes do PCC em São Paulo





Nesta sexta-feira (3) o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público iniciou uma operação contra facções criminosas de São Paulo, incluindo o Primeiro Comando da Capital (PCC). A operação nomeada Jiboia –nome escolhido pois o objetivo é ‘’estrangular’’ a organização criminosa – acontece em 19 cidades e envolve aproximadamente 500 policiais. As informações são da ‘’Agência Brasil’’.


A polícia cumpre 50 mandatos de prisão e 30 de busca e apreensão. Até o final da semana, cerca de 13 pessoas foram presas em flagrante delito e um adolescente foi apreendido. Os policiais encontraram R$ 1 milhão em espécie, sete armas, cerca de 50 celulares, quatro balanças utilizadas para pesar droga, anotações da facção e sete veículos.  


De acordo com o MP, uma parcela dos alvos dos mandatos de prisão atuavam no comando da facção nas ruas, ocupando o lugar de líderes que foram presos.

A operação do Gaeco foi articulada depois de líderes serem transferidos para presídios federais, fora do estado de São Paulo, no início deste ano.

Os acusados tinham como função o cadastramento de armas, o recolhimento de dinheiro para a organização, a realização de julgamentos dos tribunais do crime, além da coordenação de inteligência. Os mandados foram cumpridos nas cidades de São Paulo, Guarujá, Bertioga, Campinas, Sorocaba, Tatuí, Itapetininga, Ribeirão Preto, Jaboticabal, Cravinhos, Matão, São José do Rio Preto, Jales, Fernandópolis, Votuporanga, Cardoso, Tanabi, Mirassol e Barretos.


Os investigados podem responder pelos crimes de organização criminosa, cuja pena é de três a oito anos de prisão, tráfico de drogas (cinco a 15 anos de pena), associação ao tráfico (três a dez anos de pena), sequestro e cárcere privado (dois a oito anos de pena) e lavagem de dinheiro (três a dez anos de pena).





Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Campanha da Acico distribui quase R$ 60 mil em prêmios

Procurado pela Justiça é capturado pela PM durante patrulhamento em Conchal, SP

Banco do Brasil anuncia programa de demissão voluntária e fechamento de 361 unidades

Artistas de Conchal não receberão auxilio da Lei Aldir Blanc e mais de 217 mil terá que ser devolvido ao Governo – Diversos erros no processo elaborado pelo setor de turismo da cidade tonaram inviáveis os pagamentos

Polícia Militar aborda veículo com “pé” para fora do porta-malas na Rodovia Anhanguera em Araras, SP

Homem sofre tentativa de homicídio no Jd Bela Vista em Conchal – O crime aconteceu por volta das 6:50hs deste sábado (9). A GCM atendeu a ocorrência

Casal se perde no meio do mato e é resgatado pela Polícia Militar na zona rural de Araras, SP

Polícia Militar desmonta centro de associação ao tráfico em Leme

Bolsonaro sobre CoronaVac: "Agora estão ouvindo a verdade"

Ford fecha todas as fábricas e encerra produção no Brasil

Todas as Publicações

Mostrar mais