Gaeco faz operação para prender líderes do PCC em São Paulo





Nesta sexta-feira (3) o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público iniciou uma operação contra facções criminosas de São Paulo, incluindo o Primeiro Comando da Capital (PCC). A operação nomeada Jiboia –nome escolhido pois o objetivo é ‘’estrangular’’ a organização criminosa – acontece em 19 cidades e envolve aproximadamente 500 policiais. As informações são da ‘’Agência Brasil’’.


A polícia cumpre 50 mandatos de prisão e 30 de busca e apreensão. Até o final da semana, cerca de 13 pessoas foram presas em flagrante delito e um adolescente foi apreendido. Os policiais encontraram R$ 1 milhão em espécie, sete armas, cerca de 50 celulares, quatro balanças utilizadas para pesar droga, anotações da facção e sete veículos.  


De acordo com o MP, uma parcela dos alvos dos mandatos de prisão atuavam no comando da facção nas ruas, ocupando o lugar de líderes que foram presos.

A operação do Gaeco foi articulada depois de líderes serem transferidos para presídios federais, fora do estado de São Paulo, no início deste ano.

Os acusados tinham como função o cadastramento de armas, o recolhimento de dinheiro para a organização, a realização de julgamentos dos tribunais do crime, além da coordenação de inteligência. Os mandados foram cumpridos nas cidades de São Paulo, Guarujá, Bertioga, Campinas, Sorocaba, Tatuí, Itapetininga, Ribeirão Preto, Jaboticabal, Cravinhos, Matão, São José do Rio Preto, Jales, Fernandópolis, Votuporanga, Cardoso, Tanabi, Mirassol e Barretos.


Os investigados podem responder pelos crimes de organização criminosa, cuja pena é de três a oito anos de prisão, tráfico de drogas (cinco a 15 anos de pena), associação ao tráfico (três a dez anos de pena), sequestro e cárcere privado (dois a oito anos de pena) e lavagem de dinheiro (três a dez anos de pena).





Comentários

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Polícia Civil de Conchal apreendeu na tarde desta terça-feira (16), traficante com 45 papelotes de cocaína, 25 pedras de crack e 31 reais em espécie

Professor de educação física morre em acidente na Rodovia SP-215 em Porto Ferreira, SP

Vídeo - Segundo incêndio em menos de um ano acontece no setor de meio ambiente em Conchal

Grupo é preso suspeito de abater boi para furtar carne no interior de SP

Após ser empurrado de altar, Padre Marcelo Rossi diz que registrou ‘BO’: ‘Bíblia e oração’

FaceApp: App que envelhece rosto dos usuários vira febre na internet; veja como usar

Vereadores de Conchal aprovam relatório para a abertura de processo de cassação do vereador Rodinei Ferreira da Silva.

Barragem se rompe em Pedro Alexandre, na Bahia; prefeito de cidade vizinha pede a moradores que deixem suas casas

Homem atacado por onça-pintada é salvo por 5 cachorro em MS

Festival do Café & Chocolate: Banda Melim é atração principal de sábado em Araras, SP

Todas as Publicações

Mostrar mais