Gaeco faz operação para prender líderes do PCC em São Paulo





Nesta sexta-feira (3) o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público iniciou uma operação contra facções criminosas de São Paulo, incluindo o Primeiro Comando da Capital (PCC). A operação nomeada Jiboia –nome escolhido pois o objetivo é ‘’estrangular’’ a organização criminosa – acontece em 19 cidades e envolve aproximadamente 500 policiais. As informações são da ‘’Agência Brasil’’.


A polícia cumpre 50 mandatos de prisão e 30 de busca e apreensão. Até o final da semana, cerca de 13 pessoas foram presas em flagrante delito e um adolescente foi apreendido. Os policiais encontraram R$ 1 milhão em espécie, sete armas, cerca de 50 celulares, quatro balanças utilizadas para pesar droga, anotações da facção e sete veículos.  


De acordo com o MP, uma parcela dos alvos dos mandatos de prisão atuavam no comando da facção nas ruas, ocupando o lugar de líderes que foram presos.

A operação do Gaeco foi articulada depois de líderes serem transferidos para presídios federais, fora do estado de São Paulo, no início deste ano.

Os acusados tinham como função o cadastramento de armas, o recolhimento de dinheiro para a organização, a realização de julgamentos dos tribunais do crime, além da coordenação de inteligência. Os mandados foram cumpridos nas cidades de São Paulo, Guarujá, Bertioga, Campinas, Sorocaba, Tatuí, Itapetininga, Ribeirão Preto, Jaboticabal, Cravinhos, Matão, São José do Rio Preto, Jales, Fernandópolis, Votuporanga, Cardoso, Tanabi, Mirassol e Barretos.


Os investigados podem responder pelos crimes de organização criminosa, cuja pena é de três a oito anos de prisão, tráfico de drogas (cinco a 15 anos de pena), associação ao tráfico (três a dez anos de pena), sequestro e cárcere privado (dois a oito anos de pena) e lavagem de dinheiro (três a dez anos de pena).





Comentários

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Policia Militar apreende cocaína em comércio no centro de Conchal

Trio é preso suspeito de roubos de combustíveis em Mogi Guaçu

Safra da laranja 2019/20 do cinturão citrícola de SP e MG é estimada em 388,89 milhões de caixas

Família procura por jovem surdo e mudo desaparecido em Engenheiro Coelho, SP

Homem ataca ex-namorada dentro de Delegacia da Mulher em SP

Papa aceita renúncia do bispo de Limeira

Conchal recebe do UNIFAJ o prêmio de “Prefeito Educador 2019”

Tucano é flagrado por câmera de monitoramento na Rodovia Anhanguera, em Campinas

Aposentado cria armadilha para mosquito da dengue e vira projeto de pesquisa em universidades

Todas as Publicações

Mostrar mais