Novidade!

Gaeco faz operação para prender líderes do PCC em São Paulo





Nesta sexta-feira (3) o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público iniciou uma operação contra facções criminosas de São Paulo, incluindo o Primeiro Comando da Capital (PCC). A operação nomeada Jiboia –nome escolhido pois o objetivo é ‘’estrangular’’ a organização criminosa – acontece em 19 cidades e envolve aproximadamente 500 policiais. As informações são da ‘’Agência Brasil’’.


A polícia cumpre 50 mandatos de prisão e 30 de busca e apreensão. Até o final da semana, cerca de 13 pessoas foram presas em flagrante delito e um adolescente foi apreendido. Os policiais encontraram R$ 1 milhão em espécie, sete armas, cerca de 50 celulares, quatro balanças utilizadas para pesar droga, anotações da facção e sete veículos.  


De acordo com o MP, uma parcela dos alvos dos mandatos de prisão atuavam no comando da facção nas ruas, ocupando o lugar de líderes que foram presos.

A operação do Gaeco foi articulada depois de líderes serem transferidos para presídios federais, fora do estado de São Paulo, no início deste ano.

Os acusados tinham como função o cadastramento de armas, o recolhimento de dinheiro para a organização, a realização de julgamentos dos tribunais do crime, além da coordenação de inteligência. Os mandados foram cumpridos nas cidades de São Paulo, Guarujá, Bertioga, Campinas, Sorocaba, Tatuí, Itapetininga, Ribeirão Preto, Jaboticabal, Cravinhos, Matão, São José do Rio Preto, Jales, Fernandópolis, Votuporanga, Cardoso, Tanabi, Mirassol e Barretos.


Os investigados podem responder pelos crimes de organização criminosa, cuja pena é de três a oito anos de prisão, tráfico de drogas (cinco a 15 anos de pena), associação ao tráfico (três a dez anos de pena), sequestro e cárcere privado (dois a oito anos de pena) e lavagem de dinheiro (três a dez anos de pena).





Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Ponte desaba e acidente com vítima fatal acontece nesta manhã (27) na estrada vicinal Almino Afonso em Mogi Guaçu

Tribunal rejeita contas de 2016 do ex-prefeito Valdeci A. Lourenço e processo é encaminhado para Câmara Municipal de Conchal

CARNAVAL - COMUNICADO DO CONSELHO TUTELAR DE CONCHAL

Região de Campinas oferece 341 vagas de emprego em 12 cidades; veja a lista de cargos

Cabine de caminhão com 2 ocupantes de Mogi Guaçu é arrancada em acidente

Secretaria Municipal de Saúde registra primeiro caso suspeito de coronavírus em Limeira, SP

Tradicional “Bloco das piranhas” desfila nesta terça-feira em Conchal

Vídeos - Praias do litoral norte de São Paulo são atingidas por forte ressaca

Que produtos de limpeza matam o coronavírus? Veja os cuidados para se prevenir contra o coronavírus

Americano morre ao tentar provar que a Terra é plana. Veja Vídeo (Cenas Fortes)

Todas as Publicações

Mostrar mais