Setor de serviços do Brasil recua em março e interrompe 2 trimestres de ganhos


Foto: Caco Konzen

O volume de serviços no Brasil em março quebrou uma sequência de dois trimestres positivos com contratação nos três primeiros meses deste ano, aumentando o cenário de economia fraca no início de 2019.

Em março, o setor representou perda de 0,7% em comparação ao mês anterior, divulgou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira. Sendo esse o pior resultado para o mês desde 2017, quando o recuo foi de 3,2%.

Assim, o terceiro trimestre encerrou com contratação de 0,6% sobre os três meses anteriores, após ganhos de 0,6 e 1%, respectivamente, nos quarto e terceiro trimestre de 2018. Na comparação com março de 2018, houve queda de 2,3%, a mais forte desde maio de 2018 (-3,8%).

O setor de serviços inclui, por exemplo, salões de beleza, imobiliárias, oficinas mecânicas, escritórios de advocacia, agências de turismo, companhias aéreas e hotéis, entre outros.

As expectativas em pesquisa da Reuters eram de recuos de 0,1% na comparação mensal e de 0,8 por cento na base anual.

Setor enfrenta dificuldades

O setor de serviços vem mostrando dificuldades em apresentar uma recuperação contínua em um ambiente de desemprego elevado, e acompanha os resultados fracos já vistos na indústria e no setor de varejo.

O IBGE informou que em março três das cinco atividades apresentaram quedas, com destaque para o recuo de 1,7% em serviços de informação e comunicação. O volume de serviços profissionais, administrativos e complementares caiu 0,1% e o de outros serviços contraiu 0,2%.



Na outra ponta, serviços prestados às famílias aumentaram 1,4%, enquanto transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio tiveram ganhos de 0,5%. Entretanto, o transporte terrestre teve queda de 1,9% no mês, também pesando sobre o resultado.

Com base em informações do portal ‘’ Reuters’’.


Comentários

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Jovem que estava desaparecido desde 07/09 é localizado pela família

Conde Sanduiche, Dippas Burguer e Bar do Edilson foram os três primeiros colocados do 1º Festival Gastronômico Delícias de Boteco (categoria melhor prato), Santo Forte e Pitanga Madura levaram o título dos melhores drinques.

Antes de jogar carro contra caminhão, pai manda filho gravar vídeo: “Adeus, mãe”

Grávida morre após ter AVC minutos antes de subir ao altar em SP

Família procura jovem desaparecido desde sábado (07)

Jovem de 22 anos morre após explosão de churrasqueira no interior de SP

Aos 18 anos de idade jovem de Conchal que passou em primeiro lugar no curso de física da Universidade Federal de São Carlos (campus Araras) escreve sobre a trajetória e começa a ministrar cursos online de redação

Redemoinho de fogo assusta moradores e faz raposa fugir em Jandaia (GO); vídeo

Rede de supermercados é condenada a indenizar mulher após vender pão com barata

Todas as Publicações

Mostrar mais