Novidade!

Setor de serviços do Brasil recua em março e interrompe 2 trimestres de ganhos


Foto: Caco Konzen

O volume de serviços no Brasil em março quebrou uma sequência de dois trimestres positivos com contratação nos três primeiros meses deste ano, aumentando o cenário de economia fraca no início de 2019.

Em março, o setor representou perda de 0,7% em comparação ao mês anterior, divulgou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira. Sendo esse o pior resultado para o mês desde 2017, quando o recuo foi de 3,2%.

Assim, o terceiro trimestre encerrou com contratação de 0,6% sobre os três meses anteriores, após ganhos de 0,6 e 1%, respectivamente, nos quarto e terceiro trimestre de 2018. Na comparação com março de 2018, houve queda de 2,3%, a mais forte desde maio de 2018 (-3,8%).

O setor de serviços inclui, por exemplo, salões de beleza, imobiliárias, oficinas mecânicas, escritórios de advocacia, agências de turismo, companhias aéreas e hotéis, entre outros.

As expectativas em pesquisa da Reuters eram de recuos de 0,1% na comparação mensal e de 0,8 por cento na base anual.

Setor enfrenta dificuldades

O setor de serviços vem mostrando dificuldades em apresentar uma recuperação contínua em um ambiente de desemprego elevado, e acompanha os resultados fracos já vistos na indústria e no setor de varejo.

O IBGE informou que em março três das cinco atividades apresentaram quedas, com destaque para o recuo de 1,7% em serviços de informação e comunicação. O volume de serviços profissionais, administrativos e complementares caiu 0,1% e o de outros serviços contraiu 0,2%.



Na outra ponta, serviços prestados às famílias aumentaram 1,4%, enquanto transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio tiveram ganhos de 0,5%. Entretanto, o transporte terrestre teve queda de 1,9% no mês, também pesando sobre o resultado.

Com base em informações do portal ‘’ Reuters’’.


Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Conchal confirma neste sábado (30) novo caso testado positivo para Covid-19. Veja nota emitida pela prefeitura de Conchal.

Quarentena em SP é prorrogada por 15 dias com flexibilização progressiva em diferentes regiões do estado

Policia Militar e Guarda Municipal acabam com festa e aglomeração de pessoas no Jardim das Palmeiras em Conchal.

ENTENDA OS CRITÉRIOS E AS FASES DA RETOMADA DA ECONOMIA DE SÃO PAULO

Mesmo em crise econômica Prefeitura de Conchal quita dívida histórica de mais de 30 anos do Bairro Jardim Esperança

Coronavirus coloca arrecadação municipal na UTI em Conchal – Em alguns segmentos a queda de receita foi de quase 40%

Parto Normal - Bebê nasce com mais de 5 quilos em maternidade no interior de SP

Novo caso de coronavirus é confirmado em Conchal neste sábado (23). O paciente tem 12 anos e pertence a região sudeste do município

Construção de escola no Jardim das Palmeiras em Conchal é finalizada

Todas as Publicações

Mostrar mais