Pular para o conteúdo principal

Setor de serviços do Brasil recua em março e interrompe 2 trimestres de ganhos


Foto: Caco Konzen

O volume de serviços no Brasil em março quebrou uma sequência de dois trimestres positivos com contratação nos três primeiros meses deste ano, aumentando o cenário de economia fraca no início de 2019.

Em março, o setor representou perda de 0,7% em comparação ao mês anterior, divulgou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira. Sendo esse o pior resultado para o mês desde 2017, quando o recuo foi de 3,2%.

Assim, o terceiro trimestre encerrou com contratação de 0,6% sobre os três meses anteriores, após ganhos de 0,6 e 1%, respectivamente, nos quarto e terceiro trimestre de 2018. Na comparação com março de 2018, houve queda de 2,3%, a mais forte desde maio de 2018 (-3,8%).

O setor de serviços inclui, por exemplo, salões de beleza, imobiliárias, oficinas mecânicas, escritórios de advocacia, agências de turismo, companhias aéreas e hotéis, entre outros.

As expectativas em pesquisa da Reuters eram de recuos de 0,1% na comparação mensal e de 0,8 por cento na base anual.

Setor enfrenta dificuldades

O setor de serviços vem mostrando dificuldades em apresentar uma recuperação contínua em um ambiente de desemprego elevado, e acompanha os resultados fracos já vistos na indústria e no setor de varejo.

O IBGE informou que em março três das cinco atividades apresentaram quedas, com destaque para o recuo de 1,7% em serviços de informação e comunicação. O volume de serviços profissionais, administrativos e complementares caiu 0,1% e o de outros serviços contraiu 0,2%.



Na outra ponta, serviços prestados às famílias aumentaram 1,4%, enquanto transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio tiveram ganhos de 0,5%. Entretanto, o transporte terrestre teve queda de 1,9% no mês, também pesando sobre o resultado.

Com base em informações do portal ‘’ Reuters’’.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Após décadas dependente de Mogi Mirim, Conchal terá seu próprio Cartório de Registro de Imóveis ainda em 2025

Jardim Santana em Conchal: Decisão judicial suspende pagamentos, Município aponta descumprimento de prazos e empresa afirma que obras seguem e que denúncias são improcedentes

Conchal publica edital para leilão eletrônico de 15 imóveis municipais

Banda Trinado reúne público expressivo em apresentação no Bar do Fabinho; veja as fotos

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal