Adeus mamografia: novo exame de sangue detecta precocemente o câncer de mama





“A medicina estuda uma técnica muito menos penosa para as mulheres para detectar o câncer de mama. Indolor, não implica exposição à radiação”, segundo Sarah Schott, do Hospital Universitário de Heidelberg, na Alemanha. Confira!

O câncer de mama é o segundo tipo de tumor mais comum no mundo e o mais presente entre as mulheres. Só em 2018, foram diagnosticados 2milhões novos casos da doença e estima-se que em 2019, 42.260 pessoas (41.760 mulheres e 500 homens) morrerão de câncer de mama, segundo o site Cancer.Net.

Os números são altos, realmente preocupantes, e incentivam médicos e pesquisadores de diversos países a trabalharem intensamente em busca de uma cura ou alguma descoberta que facilite o tratamento.

Uma das prioridades dos pesquisadores é conseguir detectar o câncer de mama através de exames de sangue, para que possam começar o tratamento sem a necessidade de esperar a mamografia.

A Universidade de Heidelberg, na Alemanha, parece ter saído na frente na pesquisa, pois estão trabalhando em um teste sanguíneo que, apesar de ainda não estar pronto, nem ter data de lançamento definida, pode aliviar o sofrimento de muitas mulheres ao poupá-las da mamografia.
“Esta técnica é muito menos penosa para as mulheres. Não dói nem implica exposição à radiação”, segundo Sarah Schott, do Hospital Universitário de Heidelberg, na Alemanha.

Houve boatos de que o teste estaria pronto ainda esse ano, mas o hospital desmentiu a declaração, reforçando que o teste do toque e a mamografia ainda são as melhores maneiras de detectar a doença com antecedência.

O teste foi chamado de HeiScreen e, de acordo com os pesquisadores, é “uma biopsia líquida” e “não invasiva”. Sua principal vantagem é encontrar células cancerígenas no sangue, antes de se tornarem visíveis em outros exames, também é muito prática, podendo ser realizada em basicamente qualquer laboratório. 

Para a produção do teste, os pesquisadores testaram cerca de 900 mulheres no período de um ano, 500 delas eram portadoras do câncer da mama. O Hospital de Heidelberg recomenda o teste para mulheres com idades abaixo de 50 anos, que possuem o histórico do câncer de mama na família.




Comentários

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Sogro mata o genro após filha mandar mensagem por WhatsApp pedindo socorro em SP

Vídeo - Com apenas quatro dias de investigação Policia Civil de Conchal prende dois homens suspeitos de assassinar o tatuador Felipe Maule Rodrigues de Camargo, 34 anos.

Acidente envolvendo carro e moto aconteceu nesta manhã (7) na praça Lions em Conchal

Suspeito de estupro é espancado por moradores em residencial no interior de SP

Pescador flagra cobra anaconda gigante na floresta amazônica; vídeo

Ferrão de peixe crava na perna de funcionário de supermercado e vítima é socorrida por bombeiros em MT

Ministério Público prende 5 em operação contra fraudes em licitação e concurso no interior de São Paulo

RESULTADO – Conchalenses votaram hoje (6), na eleição do conselho tutelar em Conchal. Veja resultado da eleição

Saques de até R$ 500 do FGTS para correntistas da Caixa nascidos de setembro a dezembro começam na quarta

10 de outubro é comemorado o Dia Nacional da Guarda Municipal

Todas as Publicações

Mostrar mais