Pular para o conteúdo principal

Florianópolis recebe primeiro projeto-piloto de tecnologia 5G do país

Uma antena está funcionando na Fundação Certi, parceira da operadora TIM. Os serviços só devem chegar ao consumidor em 2021.


Referência em inovação no cenário nacional e com grande concentração de startups, Florianópolis foi a cidade escolhida pela TIM para implantar o primeiro projeto-piloto de 5G, operando na frequência 3,5 GHZ. Nesta quarta-feira (26), a empresa fez demonstração de testes, na Fundação Certi, parceira na inciativa, junto com a chinesa Huawei, que habilitou a rede para experimentar aplicações.

A antena entrou em funcionamento no dia 17 de maio deste ano, mas os serviços só devem chegar ao consumidor em 2021. A 5G tem velocidade 10 vezes superior à 4G. Uma das demonstrações foi um teste de velocidade da tecnologia de quinta geração.

Além da velocidade percebida nos aparelhos celulares, a ideia no futuro é usar a tecnologia também nos setores da indústria, energia renovável, economia criativa, cidades inteligentes e na saúde, por meio de cirurgias remotas e assistência remota de especialistas, por exemplo.

Sobre a situação da Huawei nos Estados Unidos, que proibiu que a companhia faça negócios com empresas americanas, e a possibilidade de reflexo disso no Brasil, o diretor de engenharia da TIM, Marco Di Costanzo, afirmou que acompanha o caso com "muito cuidado".

"A Huawei é uma parceira tecnológica da TIM de longo prazo, no 2G, 3G, 4G. Estamos hoje usando um parceiro que porventura caiu no conceito de embargo declarado pelos Estados Unidos, mas por enquanto não temos nenhuma restrição ao uso da tecnologia."

Em visita à China no início do mês, o vice-presente Hamilton Mourão disse que o Brasil iria manter a Huawei entre fornecedores de redes 5G. O G1 questionou o governo federal nesta quarta (26) se esse posicionamento ainda é mantido, mas não teve resposta até esta publicação.

Consulta pública, leilão e expansão

O diretor informou que a empresa ainda aguarda a consulta pública para o leilão de radiofrequência da 5G. "A Anatel vai coletar todos os interessados em participar do leilão. Esperamos que seja no segundo semestre deste ano. Depois a Anatel vai consolidar as contribuições e promulgar o edital de licitação, a partir do qual é prevista a condução do processo licitatório até março de 2020."

Segundo Costanzo, ainda não é possível falar de um plano de expansão para as cidades, sem ter radiofrequência. "Estamos acompanhando muito de perto o tema do leilão e nosso presidente se posicionou muito claramente em favor de uma licitação o mais rápido possível, de uma forma não arrecadatória, que seja justa no equilíbrio entre gasto em radiofrequência e investimento em infraestrutura de rede."

Levando em consideração que o comprimento da onda de rádio do 5G é menor, uma das saídas seria instalar mais antenas. "É inevitável, requer mais site [estações de transmissão]. A cobertura vem atrelada à construção de novo site. Hoje nos deparamos com dificuldades objetivas de conseguir em alguns municípios implementar estrutura para prover a cobertura que a gente deseja para os nossos clientes".

Ainda de acordo com Costanzo, o fornecimento de internet residencial via 5G, com uso de modens que captam sinal e transmitem via Wi-Fi, faz parte do plano da empresa. "Existe um caso de uso, que se chama FWA para prover na banda larga residencial, por meio do sistema wireless. É nossa intenção explorar esse negócio, totalmente."

A empresa optou por realizar o projeto-piloto em parceria com instituições de ensino, empreendedores e setores da economia criativa. Com a iniciativa, afirma que que quer ser pioneira e líder no mercado da quinta geração.

Mais projetos

A TIM informou que outros dois projetos-pilotos para a rede de quinta geração estão em fase de implementação. Um deles na cidade de Santa Rita do Sapucaí (MG), que deve começar a operar no mês que vem. O outro em Campina Grande (PB), cuja a previsão é de que entre em funcionamento até o fim do ano, já que ainda aguarda licença da Anatel.

Conteúdo: G1



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...