Aluna do projeto 'Samuzinho' salva irmão de sete meses engasgado com leite materno, em Piauí

Ana Beatriz, de 12 anos, realizou em seu irmão uma manobra para desengasgar bebês que aprendeu no projeto 'Samuzinho'.

Ana Beatriz, de 12 anos, aluna do Projeto Samuzinho, em Teresina - Piauí — Foto: Reprodução/ TV Clube


Com um bocado de destreza e conhecimento, a pequena Ana Beatriz, de 12 anos, salvou a vida do seu irmão Davi, de sete meses. O bebê engasgou com leite materno durante um descuido da avó e foi socorrido pela irmã, que é aluna do projeto Samuzinho. Ela executou uma manobra de emergência e o menino voltou a respirar.

O susto aconteceu quando a avó das crianças, a aposentada Teresinha Silva, cuidava do bebê em uma cama e cochilou por alguns minutos. Quando despertou, a avó percebeu que a pele do pequeno Davi estava ficando roxa.

“Eu cochilei um pouco, e quando abri os olhos, ele já estava sem fôlego, procurando ar e não achava”, relembra a aposentada Teresinha Silva. Sem saber o que fazer, a avó pediu ajuda a neta Ana Beatriz. A menina logo percebeu que o irmão estava engasgado e agiu rapidamente.

“Foi rápido. Me senti muito segura e fiz a manobra. Eu peguei ele, virei ele de bruços, dei tapinhas nas costas, e o líquido, que no caso foi o leite, estava saindo gradativamente”, contou Ana Beatriz.

A menina aprendeu a executar a manobra através do Samuzinho, um projeto social realizado por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que ensinam técnicas de primeiros socorros para cerca de 60 crianças com idades entre sete a 12 anos.

O Davi já é a segunda criança salva por um aluno do Samuzinho. Em junho, o Walter Neto, de sete anos, conseguiu salvar o primo Davi Ilírio, de três anos, que havia engasgado com uma espinha de peixe.

Davi, de apenas sete meses, foi salvo pela irmã Ana Beatriz, de 12 anos, em Teresina - Piauí — Foto: Reprodução/ TV Clube

“Nós do Samu iniciamos esse trabalho com as crianças porque são atenciosas e focadas, aprendem mais, e acreditamos muito que 'primeiros socorros' é matéria de sala de aula”, disse a técnica em enfermagem Elisângela De Jesus Pereira, membro do Projeto Samuzinho.

Matéria: G1


Comentários

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Corpo de mulher é encontrado fora da cova e seminu: “Apavorante”

Justiça determina bloqueio de 407 mil reais do Presidente da Câmara Municipal de Conchal Roberson Claudino Pedro (Robinho) e de Marcelo Aparecido Mandeli, ex-assessor do presidente

Videos - Após chuvas em Conchal, infestação de pequenos sapos assusta moradores

Suspeito de Roubar Joalheria em Conchal é preso pela Policia Civil

Adolescente de 12 anos é estuprada dentro de escola pública em SP

Corpo de menina torturada por pai tem 37 marcas de tiros de arma de pressão, diz Conselho Tutelar

Suspeito de matar engenheira após perseguição no trânsito é preso em MT

Oferta de emprego que veta 'negras e gordas' vira caso de polícia em Belo Horizonte

Polo do Cartório Eleitoral em Conchal abrirá para cadastramento biométrico no feriado, dia 15 de novembro (sexta-feira)

Bolsonaro extingue o seguro obrigatório de veículos, o DPVAT

Todas as Publicações

Mostrar mais