Novidade!

Aluna do projeto 'Samuzinho' salva irmão de sete meses engasgado com leite materno, em Piauí

Ana Beatriz, de 12 anos, realizou em seu irmão uma manobra para desengasgar bebês que aprendeu no projeto 'Samuzinho'.

Ana Beatriz, de 12 anos, aluna do Projeto Samuzinho, em Teresina - Piauí — Foto: Reprodução/ TV Clube


Com um bocado de destreza e conhecimento, a pequena Ana Beatriz, de 12 anos, salvou a vida do seu irmão Davi, de sete meses. O bebê engasgou com leite materno durante um descuido da avó e foi socorrido pela irmã, que é aluna do projeto Samuzinho. Ela executou uma manobra de emergência e o menino voltou a respirar.

O susto aconteceu quando a avó das crianças, a aposentada Teresinha Silva, cuidava do bebê em uma cama e cochilou por alguns minutos. Quando despertou, a avó percebeu que a pele do pequeno Davi estava ficando roxa.

“Eu cochilei um pouco, e quando abri os olhos, ele já estava sem fôlego, procurando ar e não achava”, relembra a aposentada Teresinha Silva. Sem saber o que fazer, a avó pediu ajuda a neta Ana Beatriz. A menina logo percebeu que o irmão estava engasgado e agiu rapidamente.

“Foi rápido. Me senti muito segura e fiz a manobra. Eu peguei ele, virei ele de bruços, dei tapinhas nas costas, e o líquido, que no caso foi o leite, estava saindo gradativamente”, contou Ana Beatriz.

A menina aprendeu a executar a manobra através do Samuzinho, um projeto social realizado por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que ensinam técnicas de primeiros socorros para cerca de 60 crianças com idades entre sete a 12 anos.

O Davi já é a segunda criança salva por um aluno do Samuzinho. Em junho, o Walter Neto, de sete anos, conseguiu salvar o primo Davi Ilírio, de três anos, que havia engasgado com uma espinha de peixe.

Davi, de apenas sete meses, foi salvo pela irmã Ana Beatriz, de 12 anos, em Teresina - Piauí — Foto: Reprodução/ TV Clube

“Nós do Samu iniciamos esse trabalho com as crianças porque são atenciosas e focadas, aprendem mais, e acreditamos muito que 'primeiros socorros' é matéria de sala de aula”, disse a técnica em enfermagem Elisângela De Jesus Pereira, membro do Projeto Samuzinho.

Matéria: G1


Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Guarda Municipal prende segundo acusado de ter assassinado a facadas o pintor Wesley Ribeiro, 24 anos. O crime aconteceu em 9 de março deste ano

Novo caso de coronavirus é confirmado em Conchal neste sábado (23). O paciente tem 12 anos e pertence a região sudeste do município

Conchal terá barreira sanitária na entrada da cidade a partir desta quinta-feira (21)

Enfermeira é suspensa de hospital após atender pacientes com Covid-19 apenas de lingerie

Policia Militar e Guarda Municipal acabam com festa e aglomeração de pessoas no Jardim das Palmeiras em Conchal.

Conchal realiza barreira sanitária com controle de temperatura no acesso da cidade

Resposta Rápida – Policia Civil de Conchal prende um dos suspeitos de ter participado do assassinato do pintor Wesley Ribeiro, 24 anos. O crime aconteceu ontem 09/03. Assista vídeo da prisão.

Funcionário público é preso por furto de luvas, máscaras e aventais dentro da Secretaria de Saúde de Mogi Guaçu

Governo estadual antecipa feriado de 9 de julho para próxima segunda-feira, 25 de maio

Criança conchalense que testou positivo para Covid-19 recebe alta, diz diretora de Saúde de Conchal em entrevista ao F5

Todas as Publicações

Mostrar mais