Vulcão entra em erupção em ilha italiana; um turista morreu

Serviços de resgate disseram que a erupção iniciou incêndios na pequena ilha mediterrânea de Stromboli, ao norte da Sicília. Um turista morreu, diz agência de notícias italiana Ansa.



Um vulcão na ilha italiana de Stromboli entrou em erupção nesta quarta-feira (3), deixando um turista morto, segundo informações da agência de notícias italiana Ansa obtidas pela BBC.

A vítima morreu enquanto caminhava em direção ao cume do vulcão em Stromboli, afirmou Marco Giorgianni, o prefeito de Lipari, à Ansa.

Ao entrar em erupção, o vulcão lançou cinzas no céu e envolveu o popular destino turístico em fumaça, informou o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV), segundo a Reuters.

Os serviços de resgate disseram que a erupção iniciou incêndios no lado oeste da pequena ilha mediterrânea, ao norte da Sicília. Equipes de bombeiros de locais próximos foram chamadas e um avião foi posto em ação.

“Nós vimos a explosão do hotel. Houve um rugido alto”, disse Michela Favorito, que trabalha em um hotel perto de Fico Grande, no lado leste da ilha. Todo o céu está cheio de cinzas, uma nuvem bastante grande ”, disse Michela à Reuters.

Fiona Carter, uma turista britânica na ilha de Panarea, a cerca de 27km de Stromboli, ouviu a explosão.

"Nós vimos uma nuvem vindo de Stromboli. Todos estavam em choque. Então a lava vermelha começou a descer a montanha em direção à pequena vila de Ginostra”, contou Fiona à agência.
"A nuvem ficou maior, branca e cinza. Envolveu Ginostra e agora a nuvem cobriu Stromboli por completo", relatou.

Stefano Branca, especialista do INGV, disse à Reuters que houve uma "erupção paroxística" na ilha, quando o magma de alta pressão explode em um reservatório subterrâneo. "Estes são eventos de grande intensidade e muito raros", afirmou Branca.

Turistas costumam escalar até o cume de 924 metros do vulcão e espreitar sua cratera, com pequenas nuvens de rocha fundida sendo lançadas regularmente no céu. Não ficou claro se alguém estava na cratera no momento da explosão.

Segundo o site geology.com, Stromboli é um dos vulcões mais ativos do planeta e está em erupção quase contínua desde 1932.

A ilha foi o cenário de um filme de 1950 estrelado por Ingrid Bergman e, com outras ilhas do arquipélago das Eólias, tornou-se um local favorito nas últimas décadas para casas de férias dos ricos e famosos.




Comentários

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Aos 18 anos de idade jovem de Conchal que passou em primeiro lugar no curso de física da Universidade Federal de São Carlos (campus Araras) escreve sobre a trajetória e começa a ministrar cursos online de redação

Família procura jovem desaparecido desde sábado (07)

Acidente envolvendo dois carros acontece nesta manhã (10) na rotatória da Avenida Francisco Magnusson

Corpos são encontrados enterrados em canavial de Limeira, SP

Cidade italiana oferece dinheiro para atrair novos moradores

Catador de lixo ganha mochila em SC e chefe encontra feto congelado dentro

Idosa que vendia lanches para sobreviver fica desolada após ter produtos apreendidos: 'Disseram que é a lei'

Servidora pública é detida por furtar alimentos da merenda escolar em Araraquara (SP)

Conchalense encontra envelope com dinheiro, cheques e documentos e devolve ao dono

Agredida com mais de 70 facadas faz alerta a mulheres em relações abusivas: ‘não existe ex-agressor’

Todas as Publicações

Mostrar mais