Vulcão entra em erupção em ilha italiana; um turista morreu

Serviços de resgate disseram que a erupção iniciou incêndios na pequena ilha mediterrânea de Stromboli, ao norte da Sicília. Um turista morreu, diz agência de notícias italiana Ansa.



Um vulcão na ilha italiana de Stromboli entrou em erupção nesta quarta-feira (3), deixando um turista morto, segundo informações da agência de notícias italiana Ansa obtidas pela BBC.

A vítima morreu enquanto caminhava em direção ao cume do vulcão em Stromboli, afirmou Marco Giorgianni, o prefeito de Lipari, à Ansa.

Ao entrar em erupção, o vulcão lançou cinzas no céu e envolveu o popular destino turístico em fumaça, informou o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV), segundo a Reuters.

Os serviços de resgate disseram que a erupção iniciou incêndios no lado oeste da pequena ilha mediterrânea, ao norte da Sicília. Equipes de bombeiros de locais próximos foram chamadas e um avião foi posto em ação.

“Nós vimos a explosão do hotel. Houve um rugido alto”, disse Michela Favorito, que trabalha em um hotel perto de Fico Grande, no lado leste da ilha. Todo o céu está cheio de cinzas, uma nuvem bastante grande ”, disse Michela à Reuters.

Fiona Carter, uma turista britânica na ilha de Panarea, a cerca de 27km de Stromboli, ouviu a explosão.

"Nós vimos uma nuvem vindo de Stromboli. Todos estavam em choque. Então a lava vermelha começou a descer a montanha em direção à pequena vila de Ginostra”, contou Fiona à agência.
"A nuvem ficou maior, branca e cinza. Envolveu Ginostra e agora a nuvem cobriu Stromboli por completo", relatou.

Stefano Branca, especialista do INGV, disse à Reuters que houve uma "erupção paroxística" na ilha, quando o magma de alta pressão explode em um reservatório subterrâneo. "Estes são eventos de grande intensidade e muito raros", afirmou Branca.

Turistas costumam escalar até o cume de 924 metros do vulcão e espreitar sua cratera, com pequenas nuvens de rocha fundida sendo lançadas regularmente no céu. Não ficou claro se alguém estava na cratera no momento da explosão.

Segundo o site geology.com, Stromboli é um dos vulcões mais ativos do planeta e está em erupção quase contínua desde 1932.

A ilha foi o cenário de um filme de 1950 estrelado por Ingrid Bergman e, com outras ilhas do arquipélago das Eólias, tornou-se um local favorito nas últimas décadas para casas de férias dos ricos e famosos.




Comentários

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Polícia Civil de Conchal apreendeu na tarde desta terça-feira (16), traficante com 45 papelotes de cocaína, 25 pedras de crack e 31 reais em espécie

Polícia indicia pai e mãe de adolescente que pediu socorro pelas redes sociais após ser estuprada

Vídeo - Segundo incêndio em menos de um ano acontece no setor de meio ambiente em Conchal

Polícia Civil investiga mais dois padres por suspeita de abuso sexual da diocese de Limeira, SP

Vereadores de Conchal aprovam relatório para a abertura de processo de cassação do vereador Rodinei Ferreira da Silva.

FaceApp: App que envelhece rosto dos usuários vira febre na internet; veja como usar

Homem atacado por onça-pintada é salvo por 5 cachorro em MS

Liberação de saque de contas do FGTS será anunciada na próxima semana, diz ministro da Casa Civil

Descoberta a origem de vídeo de drone com fogos de artifício

Líder de grupo terrorista revela plano para matar Bolsonaro

Todas as Publicações

Mostrar mais