Pular para o conteúdo principal

Viúva recebe carta para retirar remédios de alto custo para o marido 6 meses após a morte dele

Adriano Rodrigues, de Sorocaba (SP), foi diagnosticado com câncer e precisava de medicamentos que custavam R$ 50 mil por mês. Secretaria disse que fez o processo de compra logo que foi notificada e lamentou o equívoco no envio do telegrama.


Viúva recebe carta para buscar medicamentos de alto custo quase 6 meses após morte de homem com câncer em Sorocaba — Foto: Hilana Larissa de Jesus Ferreira/Arquivo pessoal


 Conteúdo: ‘G1’ 


Uma viúva de Sorocaba (SP) reviveu a angústia que passou durante a luta do marido para sobreviver a um câncer. Quase seis meses após a morte de Adriano Rodrigues, Hilana Larissa de Jesus Ferreira afirma que recebeu uma carta com a autorização para buscar os remédios de alto custo dos quais ele precisava.

Hilana conversou com o G1 sobre a frustração de ter recebido a carta no sábado (17), pois a Secretaria de Saúde do Estado autorizou a retirada dos remédios que poderiam ter salvado o marido. "Infelizmente muito mais tempo do que a doença pode esperar", lamenta.


O casal viveu junto por mais de quatro anos e morava na Vila Haro. Segundo a esposa, Adriano era gerente comercial e, em agosto de 2018, foi diagnosticado com melanoma maligno de pele, uma doença que não responde aos tratamentos convencionais de quimioterapia.

Alguns médicos da cidade ajudaram o homem com exames e o tratamento continuou no Hospital de Barretos (SP).

Em novembro, eles entraram na Justiça pedindo os remédios de alto custo que poderiam combater a mutação genética do câncer.

Segundo Hilana, o tratamento com os remédios Zelboraf e Cottelic custaria cerca de R$ 50 mil por mês. "Entramos com a ação judicial e, em paralelo, fizemos várias campanhas para iniciar o tratamento", conta.

Adriano Rodrigues morreu seis meses depois de ter sido diagnosticado com câncer de pele em Sorocaba — Foto: Hilana Larissa de Jesus Ferreira/Arquivo pessoal

A viúva afirma que a Justiça autorizou a medicação no mesmo mês do pedido e o estado não cumpriu o prazo. A medicação seria entregue pela Farmácia de Alto Custo de Sorocaba, mas só chegou a vir uma única vez.

"Eu ligava todos os dias, mas só diziam que não tinha chegado ainda. Não deram nenhum prazo, nem alegaram o por que não estava chegando. Só me diziam que eu tinha que ligar na farmácia todos os dias", lembra.

O advogado Anselmo Bastos representou o casal em ações para que o estado cumprisse o prazo, inclusive com sequestro de verbas públicas para comprar a medicação.

"Foi uma tortura. Ele ficou várias vezes sem a medicação. Nós vendemos o carro, fizemos empréstimo consignado e recebemos inúmeras doações. Mesmo assim, ele ficou várias vezes sem os remédios, porque o valor era muito alto", conta.

Hilana também lembra que o marido ficou internado durante 21 dias por liberação do convênio deles. Depois de 14 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Adriano morreu em fevereiro de 2019, aos 36 anos, por complicações da doença.

"Foi realmente desesperador, seis meses de muita angústia. Ele sofreu muito mesmo e acabou perdendo a consciência no final. Foram seis meses de muito sofrimento para ele, físico e emocional.

Logo quando a viúva estava tentando recomeçar a vida sem o marido, a carta com a autorização chegou à casa da família, mesmo após o advogado ter notificado o falecimento de Adriano no processo que corria na Justiça.

"Nosso sistema está doente. O sistema de saúde é tão desorganizado e não posso nem retirar para doar. Muitas pessoas passam por isso e precisa mudar urgente, porque a doença não espera. É realmente frustrante que um jovem de 36 anos tenha passado por isso sem ter o menor auxílio do sistema de saúde", lamenta.

Em nota, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo disse que o Departamento Regional de Saúde de Sorocaba "iniciou o processo de compra dos medicamentos tão logo foi notificado sobre a ação".

Segundo a secretaria, houve atendimento na primeira quinzena de fevereiro deste ano, antes do falecimento de Adriano Rodrigues.

O departamento ainda "lamenta o equívoco no envio do telegrama e pede desculpas aos familiares. Será realizada apuração sobre o ocorrido e as providências cabíveis serão tomadas".





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...