Novidade!

Buraco na camada de ozônio observado em 2019 é o menor já registrado


Condições naturais atípicas proporcionaram a boa notícia, que não necessariamente aponta para um futuro otimista.



Conteúdo: ‘Veja’ 


Na segunda-feira, 21, a NASA divulgou um recorde que pode parecer surpreendente: o buraco na camada de ozônio atingiu sua menor extensão máxima já registrada. O rombo, antigo conhecido dos cientistas, é altamente prejudicial à vida na Terra, pois permite que, entre outras coisas, raios solares nocivos entrem de forma direta no nosso planeta, afetando ecossistemas. Por isso, a situação da atmosfera vem sendo monitorada desde 1982.

Apesar da boa notícia, seria injusto dar os créditos desse avanço à humanidade. Embora em muitos locais do mundo a conscientização sobre os cuidados com o ambiente tenha crescido, há um importante fator natural que ocasionou o recorde divulgado na segunda-feira.

Um vórtice polar, tipo de ciclone persistente, causou uma onda de calor aproximadamente 20 quilômetros acima da Antártica, resultando em um aumento das temperaturas nessa porção da atmosfera. Essa mudança ajudou a restringir as condições que culminam na formação de compostos que destroem a camada de ozônio, assim impactando positivamente o meio ambiente.

A contração observada no buraco no ozônio foi significativo: entre setembro e outubro, de 16,4 milhões para 10 milhões de quilômetros quadrados. Esse tipo de diminuição rápida é extremamente raro na natureza, especialmente nesta época do ano, quando o rombo sobre a porção sul da Terra costuma crescer. Eventos parecidos ocorreram apenas em 1988 e 2002, quando foram observados buracos menores do que o normal na camada.

De acordo com os cientistas da NASA responsáveis pelo anúncio, claramente se trata de uma boa notícia, sobretudo para o hemisfério sul, onde a Antártica está localizada. 
Ainda assim, é importante ter em mente que esse acontecimento é um ponto fora da curva, e não necessariamente sinaliza uma recuperação rápida do ozônio atmosférico.





Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Polícia Civil prende dois indivíduos após furto a academia em Conchal

Polícia Militar captura procurado em Conchal

Entregador morre após bater em carro e ser lançado para cima de outro veículo em Franca; vídeo

Candidato a vereador é suspeito de matar a mulher no Sul de Minas

Mulher baleada em tentativa de latrocínio é socorrida pela PM em Araras, SP

Suspeito de colocar fogo em companheira grávida diz à polícia que jogou líquido inflamável durante ato sexual

Criador do bordão 'bigodin finin, cabelin na régua', menino Kallebe morre afogado em rio no Norte do RJ

Roger Abdelmassih é atacado por preso em hospital penitenciário na Zona Norte de SP

Adolescente convida grupo de sem-teto para sua festa de 15 anos. Eles comeram, dançaram e se divertiram juntos

Conchal Eleições 2020 no F5 – Veja a lista de candidatos a vereador(a) que se inscreveram para participar das entrevistas

Todas as Publicações

Mostrar mais