Pular para o conteúdo principal

Gaeco faz operação contra fraudes à licitação e concurso público



Ao todo são cumpridos, cinco mandados de prisão temporária e 13 de busca e apreensão nas regiões de Campinas, Bauru e São José do Rio Preto. Entre os alvos do GAECO está o CONSAB.

 A segunda-feira (7) começou com uma operação contra fraudes e corrupção em cidades da região de Campinas. A ação é comandada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), do Ministério Público, com apoio do Baep (Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar). A operação é chamada de Apaniguados
 
Logo cedo as equipes saíram da sede do Ministério Público em Campinas em direção aos focos da ação. A operação é contra crimes de fraude à licitação e a concurso público e também contra a falsidade ideológica e corrupção. 

Ao todo são cumpridos, cinco mandados de prisão temporária e 13 de busca e apreensão nas regiões das cidades de Campinas, Bauru e São José do Rio Preto. Onze dos 13 mandados de busca são aqui na região: Campinas, Jaguariúna, Holambra, Cosmópolis, Santos Antonio de Posse e Nova Odessa.  

Em Campinas, as buscas são feitas nos bairros Jardim Botânico e Cambuí. Há ainda buscas na Secretaria de Serviços Públicos de Jaguariúna, na sede do Consórcio Intermunicipal na Área de Saneamento Ambiental de Cosmópolis e na Secretaria de Serviços Públicos de Santo Antônio de Posse.

INVESTIGAÇÃO

Durante mais de quatro meses de investigação, o Gaeco descobriu que o grupo, alvo da ação, é suspeito de fraudar concursos públicos, principalmente de concursos públicos.

As investigações revelaram ainda a participação direta de agentes públicos no esquema. Os agentes seriam os responsáveis pela indicação dos candidatos que foram favorecidos nos concursos fraudados. Tudo isso com pagamento de propina. 







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Dos sonhos às estradas”: conchalense Decão segue rumo ao extremo norte e compartilha momentos da nova jornada; veja fotos

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Município de Conchal e FUNASA firmam parceria para reforçar o sistema de abastecimento de água

Homem com sintomas de intoxicação após beber água tem alta. De acordo com a Secretaria de Saúde Municipal de Garça, a população em geral deve evitar o consumo da água mineral da marca “Mineratta”, de lote 253.1, com fabricação em 10/09/2025

Homem morre em confronto com a Polícia Militar durante operação em Cordeirópolis -- ação foi realizada pelo 10º BAEP no Jardim Cordeiro; Polícia Civil investiga o caso