Novidade!

Brasil e Paraguai devem assinar acordo automotivo


Acordo pode ser assinado na quinta-feira (5) e deve ampliar as exportações de automóveis fabricados no Brasil para o Paraguai.


Conteúdo: 'R7'

O governo brasileiro está próximo de fechar um acordo automotivo com o Paraguai, que permitirá a eliminação de tarifas sobre peças e automóveis comercializados entre os dois países. O anúncio pode ser feito durante a 55ª Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, que será realizada nesta quinta-feira (5), em Bento Gonçalves (RS). A informação foi confirmada pelo presidente Jair Bolsonaro.

"Tem vários [acordos] engatilhados [para assinatura]. Talvez o acordo automotivo com o Paraguai também saia amanhã", disse nesta quarta-feira (4) pela manhã, ao sair do Palácio da Alvorada, residência oficial.

O setor automotivo não foi incluído nas regras comerciais do Mercosul. Por essa razão, os países que integram o bloco (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) estabeleceram acordos bilaterais para reduzir ou eliminar tarifas no setor. O Paraguai é o único entre os integrantes do Mercosul que ainda não mantém um acordo do tipo com o Brasil.

Se aprovado, o acordo automotivo pode ampliar as exportações de automóveis fabricados no Brasil para o Paraguai. O país vizinho também tende a se beneficiar, já que exporta peças e equipamentos que são usados na montagem de carros no Brasil.


Durante a Cúpula do Mercosul, além da assinatura de acordos, deverão ser adotadas declarações presidenciais sobre desenvolvimento sustentável, turismo e combate a ilícitos transnacionais e à corrupção. O evento marca também o fim da presidência pró-tempore do Brasil no bloco. Pelos próximos seis meses, o comando do Mercosul será do governo paraguaio.




Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Policia Militar captura foragido da justiça no Parque Industrial em Conchal

Conchal iniciou nesta quinta-feira (21) a vacinação contra a Covid-19

Professor pede ajuda após cadelinha ser jurada de morte

Quatro detentos fogem do Presídio de Segurança Máxima

Governo de SP endurece quarentena, adia volta às aulas e fecha bares, restaurantes e comércio aos finais de semana

Criança de 10 anos engravida de gêmeos após ser estuprada pelo padrasto, diz polícia

Governo de SP vai fornecer merenda para alunos da rede estadual a partir de 1º de fevereiro

Caixão com corpo que tinha identificação de risco biológico por Covid é achado em estrada da BA

Festa tem aglomeração de centenas de pessoas sem máscara em Leme, SP

Reino Unido diz que variante do coronavírus pode ser mais letal

Todas as Publicações

Mostrar mais