Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 21, 2019

Em Tietê (SP) ruas foram pintadas de azul com o objetivo de amenizar o calor e diminuir gastos com a energia elétrica

Imagem
Por Ingrid Pereira

Foto: Reprodução/TV TEM

A prefeitura de Tietê (SP) no início deste ano começou a pintar as ruas da cidade de azul.
A atitude foi tomada para diminuir a temperatura ambiente, já que o asfalto escuro tradicional absorve muita luz e calor.
O secretario de meio ambiente da cidade George Nicolosi que é o responsável por essa ação explicou que a cor azul reflete mais luz o que favorece a redução da temperatura do piso.
Ele acredita que a economia nas contas de energia chegue a 10% isso porque o ambiente com a temperatura mais amena faz com que as pessoas possam reduzir o uso de ventiladores e ar condicionado.
O secretário fez o teste com um termômetro pela rua. No asfalto sem pintura a temperatura chegou a 54ºC. Já na área com a tinta o termômetro marcou 47ºC.

A pintura iniciou nas ruas de comércios da cidade. O objetivo da prefeitura é que o azul tome conta de outras vias.






Conchal - Matrículas para o EJA (Educação Jovens e Adultos) abertas a partir dessa segunda-feira 21/01 a 04/02

Imagem
Por Ingrid Pereira

Foto: I9 treinamentos

Os interessados devem procurar a secretaria EMEF Giacomo Corte II, na Rua Espírito Santo n° 465 - Jardim Peris, fone 3866 8060.
Necessários documentos (veja quais logo abaixo)


·Xerox certidão de nascimento ou casamento; ·Xerox RG (não pode ser CNH); ·Xerox do CPF; ·Xerox do comprovante de endereço; ·Histórico escolar da última escola em que estudou; ·Dispensa de Educação Física;
Até 30 anos e sem filhos, comprovar trabalho no ato da matrícula (Declaração de trabalho).
Até 30 anos e com filhos, levar cópia da certidão de nascimento dos filhos.


O que é o EJA?

A Educação de Jovens e Adultos - EJA é uma modalidade de ensino criada pelo Governo Federal que passa por todos os níveis da Educação Básica do país (Ensino Fundamental e Médio), destinada aos jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada. Permite que o aluno retome os estudos e os conclua em menos tempo e, dessa forma, possibilitando sua qualific…

Próxima Lua de sangue visível em todo território brasileiro em 2022

Imagem
Por Ingrid Pereira 
Foto tirada em conchal – Por Alethea Bonatti 


Quem ficou acordado na madrugada desta segunda-feira (21) viu um espetáculo raro da astronomia, o eclipse total de uma superlua. O evento começou por volta da 1h30 de hoje, quando a lua começou a entrar na sombra da terra e deu início ao eclipse parcial.
O eclipse total começou por volta da 2h30, ou seja, a Lua de sangue, que é quando o satélite está totalmente na sombra da Terra e adquire uma cor avermelhada. O fenômeno durou aproximadamente uma hora.
Segundo a pesquisadora do Observatório Nacional Josina Nascimento, o próximo eclipse total da lua está previsto para 2021, mas não será visível em todo território brasileiro nem em todas as fases.
O próximo eclipse total visível para todos os brasileiros ocorrerá em 16 de maio de 2022, segundo previsões de pesquisadores.


Todas as Publicações

Mostrar mais