Novidade!

Bolsonaro bate a martelo e anuncia aumento de salário mínimo para R$ 1.045


Valor entrará em vigor em fevereiro, segundo o presidente, depois de inflação vir acima do projetado pelo mercado


O presidente Jair Bolsonaro bateu o martelo quanto ao aumento do salário mínimo para 2020 nesta terça-feira, 14. O valor, que era de 998 reais no ano passado, subiu para 1.045 reais. No dia 31 de dezembro, o presidente havia sancionado o aumento para 1.039 reais — mas o valor ficou abaixo da inflação oficial do país, o que significaria que o piso do salário não teria aumento real. “Tivemos uma inflação atípica em dezembro, ninguém esperava que fosse tão alta, mas foi em virtude da carne”, justificou o presidente na saída da reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes, onde deliberaram sobre o aumento.

Uma nova Medida Provisória será editada pelo governo nesta quarta-feira (15) e o novo valor deve entrar em vigor em fevereiro. Bolsonaro decidiu conceder o reajuste depois de uma reunião com o ministro Guedes na sede do Ministério da Economia, em Brasília. “Vamos ter que achar os recursos, mas o espírito é o que o presidente defendeu, que foi o da carta constitucional, que é a manutenção do poder de compra”, afirmou o ministro na saída da reunião. “O importante é o compromisso com o poder de compra do salário mínimo. Corrigimos rápido”, disse ele.
 
Medida pelo Índice de Preços ao Mercado (INPC), a inflação ficou em 4,48% em 2019, anunciado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na sexta-feira 10, foi maior do que o aumento de 998 reais para 1.041 reais, de 4,1%. O INPC serve como base para os reajustes do salário mínimo.

O INPC ficou acima do projetado pelo mercado financeiro, de 0,62%. Foi neste aumento que o governo se embasou para revisar o valor do salário mínimo. A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou 2019 em 4,31%. O indicador é usado como inflação oficial pelo governo. Em dezembro, a inflação foi de 1,15%. A inflação oficial também foi divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira.

Com informações: Veja

























































































Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Empresário Edson Simoso morre aos 47, vítima da Covid-19

Captura de procurado no Jardim Esperança ll em Conchal

Prefeitura interdita praças no centro da cidade para evitar aglomerações

Polícia civil prende indivíduo por porte ilegal de arma em Conchal

Fora de risco de transmissão Prefeito Vando Magnusson testa positivo para Covid-19 – outros seis servidores públicos também positivaram no teste

Vaga de trabalho para assistente financeiro

Multa de R$ 110.00 passa a valer a partir desta quinta-feira (9) - No combate ao coronavírus, multa será aplicada para quem não utilizar máscara de proteção facial em Conchal

Umaflex fez sexta-feira (10) doação de mais 100 cestas básicas para a assistência social de Conchal

Candidato do PT para eleições de 2020 promete “roubar pouco”. O vídeo viralizou nas redes sociais. Assista...

Todas as Publicações

Mostrar mais