Novidade!

Dia de Reis: Entenda a comemoração religiosa e curiosidades sobre a data


Até 1967, o 6 de janeiro era considerado feriado nacional no Brasil.




Conteúdo: CAMILA TUCHLINSKI - O ESTADO DE S.PAULO

Todo 6 de janeiro, Dia de Reis, aqueles que comemoram o Natal se preparam para desfazer a árvore, os presépios e os enfeites natalinos. Mas qual é a origem da data?

Epifania, ou Dia de Reis, como é conhecida a festa comemorada no dia 6 de janeiro pelos católicos, lembra quando os três reis magos, guiados pela estrela de Belém, encontraram o menino Jesus. Eles traziam presentes para a criança, incenso, ouro e mirra.

A tradição surgiu no século 8 com Melchior (também chamado de Belchior), Gaspar e Baltazar. Ao contrário do que se pensa, os reis magos saíram de seus lugares de origem e não viajaram juntos para o encontro com o menino Jesus.

Baltazar saiu de alguma região da África e levou mirra, uma espécie de arbusto de onde é extraída uma resina para o preparo de medicamentos.

Gaspar saiu da Índia e levou incenso para Jesus. O objeto é queimado há séculos para aromatizar ambientes, espantar insetos e representa a fé e espiritualidade.

Já Melchior partiu de algum lugar da Europa e levou ouro, que simbolizava a nobreza e era oferecido apenas aos deuses.

A origem do Dia de Reis

A Folia dos Reis, que começou em Portugal, termina um ciclo de festas que se inicia na noite de Natal, data em que os reis teriam recebido a mensagem do nascimento. A comemoração também é conhecida como Terno dos Reis ou Santos Reis.

Por todo o país, as pessoas costumam cantar pelas janelas ou de porta em porta. Quem ouve as canções normalmente convida as pessoas para entrar e degustar pequenas refeições como doces, salgados e tomar uma taça de vinho.

Comemoração de Dia de Reis no Brasil

A tradição veio com os portugueses e sua colonização. Os brasileiros realizam festas folclóricas diferentes, dependendo de cada região do País.

Alguns grupos, compostos por mestre, contramestre, conhecedores sobre a festa e músicos, passam de casa em casa cantando versos e tocando instrumentos. Os moradores, em troca da cortesia, oferecem comida.

Também há a presença dos três reis magos representados e de um palhaço, que anima a festa e protege o menino Jesus contra os soldados de Herodes, que queriam matá-lo.

O Bolo de Reis

O chamado Bolo de Reis, ou bolo-rei, é muito tradicional em Portugal. Os portugueses fazem a famosa guloseima, que contém frutas cristalizadas e um caroço de fava.

Quem encontrar a fava, tem sorte no próximo ano e fica incumbido de levar o bolo para a família na próxima comemoração.


Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Prefeitura prepara terreno para receber construção de empresa que estima gerar 3 mil empregos diretos em Conchal

Ônibus Circular em Conchal recebe novos horários

Fumacê de combate ao mosquito da dengue vai percorrer bairros em Conchal a partir das 19hs desta terça-feira (21)

Minas Gerais tem primeiro caso suspeito de “coronavírus” no Brasil

Coronavírus pode ter sido transmitido por sopa de morcego e carne de cobra. Os animais são vendidos vivos na China e consumidos como iguaria

Via Rápida Virtual tem 20 mil vagas para cursos rápidos e gratuitos

Vídeo - Empresa Zanchetta Alimentos exporta as primeiras 27 toneladas de frango para a China. Em entrevista, José Carlos Zanchetta, Presidente da Zanchetta Alimentos fala sobre o novo complexo industrial do grupo, que será construído em Conchal

Começa a valer a partir de 31 de janeiro novo modelo de placa de veículos padrão Mercosul

Governo confirma 1ª morte por febre hemorrágica após 20 anos

27/01/2020 - Departamento de Saúde disponibiliza novos dados referentes à situação da dengue em Conchal

Todas as Publicações

Mostrar mais