Pular para o conteúdo principal

Minas Gerais tem primeiro caso suspeito de “coronavírus” no Brasil

Imagem ilustrativa de caso no China


A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) investiga um caso suspeito de coronavírus em Belo Horizonte. Trata-se de uma mulher de 35 anos que esteve em Xangai, na China, e desembarcou na capital mineira no sábado 18, “com sintomas respiratórios, compatíveis com doença respiratória viral aguda”.



“Tendo em vista o contexto epidemiológico atual do país onde a paciente esteve, foi considerada a hipótese de doença causada pelo novo Coronavírus, que é microrganismo de alerta sanitário internacional”, informou a SES-MG, em nota.

A paciente está internada no Hospital Eduardo de Menezes, na Região do Barreiro, e encontra-se clinicamente estável. O caso segue em investigação segundo matéria da Veja.



O novo vírus que causa uma doença respiratória atingiu pelo menos 44 pessoas em janeiro na província de Hubei, na China.

Os médicos inicialmente pensaram que se tratava de síndrome respiratória aguda grave (SARS, na sigla em inglês), um vírus fatal e contagioso que fez estragos no país em 2003. No entanto, autoridades chinesas determinaram que a condição era na verdade causada por um coronavírus até então desconhecido. 

Esse grupo de vírus causa diversas patologias que variam em gravidade, de uma simples gripe até condições muito mais severas como SARS e a síndrome respiratória por coronavírus do Oriente Médio.


O já se sabe sobre o vírus 

A maioria dos casos identificados até agora estão ligados a um mercado específico de frutos do mar, com fornecedores e vendedores de peixes entre os afetados.

“A ligação relatada com um mercado atacadista de peixes e animais vivos pode indicar um link com a exposição a animais”, disse a Organização Mundial da Saúde (OMS) em um comunicado preliminar em 5 de janeiro. 

Os cientistas ainda estão tentando rastrear a fonte da doença. Enquanto ela causou sintomas graves em alguns pacientes, não parece ser altamente contagiante.

Rapidez de diagnóstico

Pesquisadores chineses fizeram a descoberta da nova condição depois de sequenciar geneticamente uma amostra do vírus coletada a partir de um paciente.

“A identificação preliminar de um novo vírus em um curto período de tempo é uma conquista notável e demonstra a capacidade da China em gerenciar novos surtos”, afirmou a OMS. 

A agência afirmou que continuará monitorando a situação. Informou o site hypescience





Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...