Novidade!

Procon-SP alerta para não atender ligações de seu próprio número



O telefone toca e, ao olhar para a tela, você percebe que a ligação vem de seu próprio número. Além do inevitável espanto causado por uma ligação dessas, ela te obriga a tomar uma decisão rápida: atender ou não? De acordo com o Procon-SP, o correto a se fazer em uma situação dessas é desligar o telefone.



Em um vídeo de alerta divulgado, o Procon-SP explica sobre um novo golpe: hackers estão fazendo ligações a partir do próprio número do usuário para clonar o celular. "Em apenas dez segundos, eles conseguem clonar e roubar dados, contas, senhas e contatos do aparelho em questão", diz a nota.



Para espalhar ainda mais o recado, o Procon divulgou um vídeo no qual Fernando Capez, diretor executivo do órgão, recomenda veementemente que a ligação de seu próprio número não deve ser atendida.

"Caso o consumidor constate pelo visor de seu aparelho que está recebendo uma ligação de um número igual ao seu, não atenda: informe sua operadora sobre o ocorrido e avise outras pessoas e amigos para que não caiam no golpe", alerta.


Esse tipo de crime não chega a ser uma novidade. No ano passado, a invasão que expôs conversas entre o ministro da Justiça, Sergio Moro, e o procurador Deltan Dallagnol teria começado a partir de ligações do próprio número de Moro.



Na época, a Anatel determinou que as operadoras bloqueassem chamadas feitas de um celular para sua própria linha, tanto para ligações convencionais quanto para VoIP. Embora a medida tenha sido adotada pela agência, os relatos sobre esse tipo de golpe ganharam força novamente.

Entretanto, como uma ligação dessas é possível? Trata-se provavelmente de uma nova técnica de spoofing. Ou seja, os criminosos adotam algum truque para permitir que o número de origem de uma ligação seja mascarado com outro à escolha do golpista - no caso, o telefone para o qual ele está ligando.

Apesar de não haver nenhum fato comprovado de que atender a uma ligação do próprio número permita a invasão do aparelho do usuário, não significa que o alerta deve ser ignorado. É possível que uma combinação entre atender à ligação com algum artifício de engenharia social facilite o golpe. Por via das dúvidas, a orientação de recusar chamadas de sua própria linha continua sendo importante.

Via: Tecnoblog





Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Homem é encontrado morto por enforcamento nesta tarde de domingo (29) em Conchal

Após ler matéria veiculada pelo F5. Família identifica homem que foi encontrado morto por enforcamento neste domingo (29) em Conchal.

Conchal registra primeira morte “SUSPEITA” de coronavirus em homem de 80 anos. Outro paciente de 50 anos, também de Conchal, encontra-se internado em estado grave.

30/03/2020 Boletim Coronavirus: Instituto Adolfo Lutz emiti resultado do exame referente a menina de 13 anos e descarta a primeira Suspeita de coronavirus em Conchal

Câmara aprova projeto que prevê R$ 600 por mês para trabalhador informal

Prefeitura Municipal de Araras investiga morte de paciente suspeita de coronavirus

Governo de SP anuncia programa “Merenda em Casa” para 700 mil alunos

Rio Claro confirma primeiro caso de coronavírus. Paciente tem 50 anos, teve sintomas leves e passa bem.

Bandidos roubam fios e deixam parte do Lago Municipal de Conchal no escuro

Todas as Publicações

Mostrar mais