Pular para o conteúdo principal

Vigilância Epidemiológica confirma transmissão comunitária do novo coronavírus em Araras, SP. Até a noite desta sexta-feira (17), cidade registrava nove casos confirmados da doença; pacientes moram nas regiões leste, norte, central e sudeste

Via: Beto Ribeiro Repórter

A Vigilância Epidemiológica de Araras (SP) confirmou que o novo coronavírus, causador da covid-19, tem transmissão comunitária na cidade, ou seja, não é mais possível detectar a origem da infecção dos pacientes. A informação foi divulgada no site oficial da Prefeitura Municipal.

 

Até a noite desta sexta-feira (17), o município registrava nove casos confirmados da doença – entre eles, três pacientes permaneciam internados, quatro ainda em isolamento domiciliar e outros dois já fora do período de transmissão do vírus, após também cumprirem o isolamento.

 

De acordo com a Vigilância, um deles tem histórico de viagem ao exterior e quatro tiveram contato com pessoas infectadas. Para os outros quatro, não há como identificar como aconteceu o contágio, já que eles não saíram de Araras e nem tiveram contato com pacientes que apresentavam sintomas da doença.

 

Segundo a Vigilância Epidemiológica, os casos positivos envolvem moradores das regiões leste, norte, central e sudeste. Apenas dois dos pacientes que testaram positivo têm mais de 60 anos.

 

“Agora, mais do que nunca, precisamos evitar aglomerações, manter a distância social e evitar sair de casa sem necessidade para não ficar exposto a uma possível contaminação”, reforça o médico Rodrigo Klein, da Vigilância Epidemiológica.

 

A equipe monitora todos os casos notificados como suspeitos de covid-19, de acordo com o protocolo nacional estabelecido pelo Ministério da Saúde, e também pacientes atendidos nas tendas sentinelas que estão em isolamento domiciliar por apresentarem sintomas semelhantes aos da doença – principalmente problemas respiratórios e febre. Até a última terça-feira (14), havia 77 pessoas nessa situação.

 

Embora cumpram as medidas preventivas, esses pacientes que passaram pelas tendas sentinelas não entram nas estatísticas oficiais como suspeitas de covid-19 em Araras por não se enquadrarem no protocolo do Governo Federal. Segundo a determinação, apenas pessoas internadas e profissionais da área da saúde com sintomas suspeitos são notificados oficialmente e têm material encaminhado para exame laboratorial.

 

Até essa sexta-feira (17), Araras registrava 53 notificações – além dos oito casos confirmados, esses números envolvem também 35 suspeitas descartadas e 10 ainda em investigação, aguardando resultados de exames para diagnóstico.

 

O protocolo do Ministério da Saúde faz com que outras pessoas com sintomas suspeitos de covid-19, porém mais leves ou até pacientes assintomáticos (que não apresentam sintomas), fiquem fora das estatísticas oficiais. Por esse motivo, o número de infectados em Araras pode ser maior do que as notificações realizadas.

 

Os principais sintomas da covid-19 envolvem tosse, dificuldade respiratória e febre. A transmissão da doença acontece por meio de gotículas respiratórias e o período de incubação do vírus pode chegar até a 15 dias.

 

Evitar locais com aglomeração de pessoas, lavar corretamente as mãos, cobrir a boca ao tossir e espirrar e, principalmente, permanecer em casa estão entre as principais medidas para prevenir possíveis contaminações.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Acidente envolvendo dois veículos causa a morte de duas vítimas na Rod. Prof. Zeferino Vaz em Tujuguaba (Conchal)

  Duas pessoas perderam a vida e outras duas ficaram feridas na tarde desta quinta-feira (12), em um acidente envolvendo dois veículos na Rodovia Professor Zeferino Vaz, próximo ao distrito de Tujuguaba. O acidente aconteceu por volta das 17h30min, no   Km 174+900 da rodovia, no sentido Sul, em direção a Engenheiro Coelho. Os veículos, uma Amarok e uma Saveiro, seguiam no mesmo sentido quando a colisão ocorreu. No veículo Amarok, estavam um homem e uma mulher, que, apesar de sofrerem ferimentos leves, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhados ao Hospital Madre Vannini, em Conchal. Suas identidades não foram divulgadas, porém, são moradores de Conchal. Infelizmente, a tragédia se abateu sobre os ocupantes da Saveiro, onde estavam dois homens que não resistiram aos ferimentos e entraram em óbito ainda no local do acidente. Os nomes das vítimas fatais e informações sobre suas origens ainda estão sob investigação, e seus corpos for