Pular para o conteúdo principal

Covid-19 pode se tornar doença endêmica e permanecer em meio à população, como hiv, gripe comum e sarampo, diz Organização Mundial da Saúde


O diretor de Emergências de Saúde da OMS (Organização Mundial da Saúde), Mike Ryan, declarou na última quarta-feira (13), que o novo coronavírus pode se tornar endêmico e, portanto, "nunca ir embora".

 

Tornar-se uma doença endêmica significa que a covid-19 pode ser mais uma das enfermidades que acometem a população e nunca desaparecem totalmente, como acontece com a gripe, o sarampo e até mesmo o hiv, causador da aids. Trata-se de uma situação diferente da gripe espanhola, que nunca mais se repetiu após ter causado uma pandemia no início do século 20.

 

Surto: Ocorre quando há um aumento repentino no número de casos de uma doença em uma região específica.

 

Epidemia: Caracterizada pelo surgimento de surtos em diversas regiões. Sejam diversos bairros em um município, diversas cidades em um estado ou muitos estados de um país.

 

Pandemia: Quando uma epidemia se espalha por diversas regiões do planeta, e é encontrada em continentes distintos, a situação passa a ser considerada uma pandemia.

 

Endemia: Não leva em conta o número de casos, mas, sim, a frequência ao longo do tempo. Uma doença é considerada endêmica quando ocorre por um período estendido em um mesmo local, podendo ser sazonal ou não. No Brasil, a febre amarela é considerada endêmica na região Norte, já a dengue é considerada endêmica em certos períodos do ano.


 

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Após décadas dependente de Mogi Mirim, Conchal terá seu próprio Cartório de Registro de Imóveis ainda em 2025

Banda Trinado reúne público expressivo em apresentação no Bar do Fabinho; veja as fotos

Brasil é Campeão Mundial de Churrasco — e conchalense Raphael Gelly integra equipe histórica no Chile

Pai e madrasta são presos por matarem e enterrarem menina de 4 anos no quintal

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal