Pular para o conteúdo principal

Luzes no céu: No Brasil, um novo “trem de satélites” deve cruzar os céus por volta das 19h desta segunda-feira (11).


Por volta das 18h30 deste domingo (10), brasileiros puderam ver uma movimentação de luzes no céu. Diferente do que muitos pensaram, não se trata de nenhuma visita de outro planeta, mas sim da passagem dos satélites Starlink, da SpaceX.

 

Na noite deste Dia das Mães, as redes sociais foram tomadas por diversas imagens que registraram a passagem da frota espacial de Elon Musk. O fenômeno já havia sido presenciado por lentes curiosas no Brasil durante o mês de abril, e vai se repetir mais algumas vezes por aqui.

 

Quem quiser acompanhar a trajetória dos satélites da SpaceX pode usar o app Find Starlink, que também possui uma versão web. A ferramenta funciona de uma maneira muito simples: você coloca sua localização e ele diz exatamente quando haverá uma passagem brilhante de um satélite Starlink. No Brasil, um novo “trem de satélites” deve cruzar os céus por volta das 19h desta segunda-feira (11).


 A SpaceX libera lotes de 60 satélites e, enquanto eles fazem o seu caminho lentamente em direção à órbita, ficam visíveis a olho nu como uma linha de luzes brilhantes em movimento no céu noturno. Atualmente, 422 satélites Starlink já estão em órbita, e a expectativa é que o número pule para 4.408 até o final deste ano.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Caminhão de Balas do Papai Noel reforça campanha para manter tradição de mais de 40 anos em Conchal

De adolescente empreendedora a destaque regional: a jornada de Ana Júlia, do Delícias da Naju

Hormônio do tecido adiposo protege células e reverte danos da obesidade, diz estudo - Descoberta feita por pesquisadores do Instituto de Química da USP faz molécula despontar como potencial alvo terapêutico

CNH sem autoescola obrigatória: a maior reforma do sistema de habilitação no Brasil em décadas