‘Lugar errado e hora errada’, diz pai de jovem que morreu após carro com amigos bater em poste e capotar
A família de Yara Brendariol Graciano, de 20 anos, falou sobre a morte da jovem no capotamento de um carro em que estava com os amigos, em Itatiba (SP), no sábado (25).
A história ganhou repercussão depois que o jovem Luiz Henrique Neves dos Santos disse que tinha emprestado o carro para a amiga dirigir, mas depois, em depoimento, admitiu que estava na direção do veículo, que levava cinco amigos.
Marcos Rogelio Inácio, pai da universitária, afirmou que a filha saiu de casa para dormir na casa de uma amiga e recebeu no outro dia a notícia sobre o trágico acidente. “Eu só queria a verdade e isso [confissão] tirou um peso do coração. Não acho justo uma pessoa que já partiu levar a culpa. Foi um alívio. A Yara estava no lugar errado e na hora errada”, disse.
O pai revelou que depois que soube do capotamento conseguiu contato de uma das sobreviventes e em determinado momento foi informado a ele que Yara não estava na direção. Em seguida, Marcos conversou com Luiz Henrique por telefone e pediu para que ele fosse até a delegacia depor sobre o ocorrido. “Fui procurar uma amiga da minha filha e perguntei sobre a Yara e ela me disse que ela não estava dirigindo o carro. Fui atrás do rapaz e ele me disse que ele é quem estava dirigindo”, lembra.
Yara foi sepultada na manhã de domingo (26), em Itatiba. A universitária era estagiária em uma escola do município, que publicou uma homenagem nas redes sociais. “Era uma pessoa espetacular, muito querida, honesta e trabalhadora. Infelizmente, vai ficar só na lembrança. Estava fazendo faculdade e era uma menina show de bola. Ela está com Deus”, lamenta o pai.
Mudança de versão
Durante entrevista, Luiz Henrique chegou a falar que achava que a jovem tinha se atrapalhado com os pedais do carro automático e contou que tinha pedido desculpas à família da vítima por ter deixado ela dirigir, mesmo sem habilitação.
Com a confissão de que estava na direção do veículo, o jovem, que antes ia responder por homicídio culposo, por entregar o carro para uma pessoa não habilitada, foi indiciado por três crimes: homicídio culposo, quando não há intenção de matar, lesão corporal e embriaguez ao volante. Segundo o delegado, os outros jovens que estavam no carro foram ouvidos e também disseram que Luiz Henrique guiava o carro, que pertence ao pai dele.
O acidente
O acidente foi registrado na madrugada de sábado (25). O carro com cinco jovens seguia pela rua José Luiz Leone quando bateu em um poste e capotou.
Dentro do carro, segundo o registro, estavam o motorista Luiz Henrique, de 20 anos, a estudante Yara Brendariol, também de 20 anos, além de outros três jovens, entre 19 e 21 anos. Todos foram socorridos com ferimentos leves, mas Yara ficou gravemente ferida e não resistiu.
*Com informações do repórter Beto Ribeiro.