Coronavírus: Alunos da rede pública planejam reprovar de propósito para 'aprender de verdade' em 2021 Pular para o conteúdo principal

Coronavírus: Alunos da rede pública planejam reprovar de propósito para 'aprender de verdade' em 2021



Repetir de ano nunca foi exatamente algo desejável. No entanto, em uma pandemia em que aulas estão sendo ministradas emergencialmente de modo remoto, alguns alunos do ensino médio da rede pública brasileira têm decidido fazer exatamente isso.

Para eles, a distância tem dificultado tanto o aprendizado, que vale mais refazer todo o ano em 2021 - mesmo sem saber qual será o estado das coisas e das aulas.

"Não é que eu vou fazer de novo, eu só vou fazer, porque esse ano eu não fiz nada", explica Júlia Almeida, estudante de 17 anos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual em Belo Horizonte, Minas Gerais.




Ela publicou um vídeo em sua conta de Instagram intitulado "Por que vou reprovar em 2020". O vídeo teve mais de 120 mil visualizações, e 900 comentários, com a maior parte das pessoas concordando com seus argumentos e dizendo também não estar entendendo muita coisa com o EAD.

Muitos admitiram ter tido a mesma ideia de repetir de ano.

"Em todo 2020, tive 4 dias de aulas, e olhe lá. [No ensino a distância, são] vinte minutos de aula por dia, sendo que na escola eu tenho 40 minutos (cada aula) e 5 aulas por dia. Não dá para repor. É só colocar na balança", diz ela. "Eu sou privilegiada, tenho acesso a TV e internet. Mas tenho colegas que não têm acesso à televisão, imagina à internet."

"Não aprendi uma gota de matéria em 5 meses. Em 4 meses, não vou conseguir recuperar. Não é suficiente para aprender a matéria toda de um ano. O Enem que vou fazer em janeiro vai ser por teste de resistência, porque eu não tenho condições de fazer. Não é que vou tomar bomba, eu só vou realmente fazer meu terceiro ano, ano que vem. Aprender de verdade para ter condições de fazer um Enem decente, digno."




Despreparo

A BBC News Brasil falou com 14 jovens da rede pública que, como Júlia, já estão certos de que vão reprovar ou estão considerando a possibilidade. Todos dizem que não têm conseguido aprender por meio da aprendizagem remota.

Os do terceiro ano do Ensino Médio também citam o despreparo para fazer o Enem (Exame nacional do Ensino Médio), que acontecerá em janeiro, e é um dos principais meios de ingresso no ensino superior no país). Alguns afirmam desejar fechar o ciclo escolar presencialmente, com os amigos.

Os adolescentes com quem a reportagem falou estão em todo o Brasil: são estudantes no Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.




Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) de 2019, do IBGE, mais de 87,4% dos alunos do ensino médio estudam na rede pública.

Em março, as aulas presenciais foram suspensas em todo o país por causa da pandemia do coronavírus. Desde então, as redes públicas têm feito adaptações para aulas remotas. Cada Estado o fez de forma diferente.

No Twitter, uma busca pelo termo "EAD" (Ensino a distância) resulta em diversos tuítes de jovens reclamando do aprendizado remoto.




"Se eles não cancelarem essas aulas, eu vou reprovar de propósito. Não dá mano, tá impossível estudar via internet", diz um usuário. "Sim, eu não tô fazendo as atividades online para reprovar de propósito e ter um terceiro ano de verdade", diz outro. "Prefiro reprovar de propósito e refazer o 3º do que passar e não saber nada", escreve um terceiro.

'Não tem jeito'

Acordar, pegar o ônibus e ir para a escola em Montes Claros, Minas, era uma rotina de que Marcelo* gostava. "Sinto falta principalmente das aulas presenciais e dos colegas", diz ele, que mora com o pai, a mãe e três irmãos.

"Nas aulas presenciais a gente tinha atenção do professor em si, ele estava lá, explicava matéria. Na EAD, não são todos os professores que têm contato com os alunos", reclama.




Marcelo diz estar fazendo o que pode, assistindo às videoaulas e fazendo as atividades dadas no dia, "e é muito difícil". Mas já sabe que quer reprovar e refazer o ano.

"Desde quando começou essa pandemia, eu falei: 'Não tem jeito. Não tem como passar de ano com o EAD'", diz.

"No caso, não seria reprovar, seria fazer mesmo o segundo ano. A gente não está fazendo o segundo ano, nem sei o que a gente está fazendo. Todos os meus amigos estão com dificuldade, todos reclamam, ninguém está entendendo nada das matérias", acrescenta ele.




As de exatas, como física, química e matemática, são as mais difíceis de entender, diz Marcelo. "Podemos assistir aos vídeos quantas vezes quiser, mas mesmo assim não adianta." O nome do estudante é fictício.

Revisão de conteúdo

A Secretaria de Estado de Educação de Minas desenvolveu apostilas chamadas de PETs (Planos de Estudos Tutorados). Além disso, oferce teleaulas exibidas na televisão e um aplicativo para celular.

Em nota, a secretaria afirmou que, no retorno das atividades presenciais, aplicará "uma avaliação diagnóstica em toda a rede, que servirá para traçar o plano de revisão de conteúdo individualizado para cada aluno". Também diz que o acesso dos alunos aos materiais ofertados é alto (leia mais abaixo).




Para a pedagoga Sheyla Alves Xavier, mestre em educação pela Universidade Federal de Pernambuco e profissional da educação infantil da rede pública em Recife, os alunos da rede pública estão com discursos desmotivados em relação ao ano letivo não só porque estão sem aulas presenciais, mas "pela situação das famílias no contexto da pandemia".

"Muitos pais estão sem emprego, passando necessidades. Alguns alunos realmente não estão se sentindo motivados para continuar, acreditam que esse ano é um ano perdido", diz.

"Principalmente os alunos do terceiro ano. Fazemos todo um planejamento visando o Enem, e agora passamos tanto tempo sem aula presencial e essa prova vai acontecer praticamente um mês depois do tempo em que ocorreria num contexto normal, sem pandemia", diz. "E os alunos de escola pública continuam sem aula presencial e com acesso muito limitado às aulas remotas."




Para ela, educação a distância é uma modalidade de educação que deve ser "pensada com seriedade, não como paliativo ou improviso, como estamos fazendo, de qualquer maneira". "Sem contar que os alunos sem acesso a esses equipamentos estão sem aula. E se estão sem acesso à educação, estão sem ano letivo."

"Se os órgãos públicos não enxergarem esse ano de outra maneira, os alunos vão tomar a frente e fazer por conta própria."

Já Cláudia Maria Costin, professora universitária e diretora do centro de políticas educacionais da Fundação Getúlio Vargas, pondera que as escolas não tinham como ter um plano de contingência para uma hipótese como essas - uma pandemia.




"Foi realmente um desafio grande, no caso brasileiro maior ainda porque uma parte importante das casas não tem conectividade e se tem é por meio de celular. Mesmo nessas condições, eu não tenho uma visão tão negativa assim. Houve aprendizado do começo da pandemia das redes públicas de como lidar com a situação."

As respostas dos Estados e municípios variaram muito, mas "não foi um desastre frente às condições que tinham", na opinião dela.

Para a especialista, a repetência pode não ser uma boa saída porque o estudante brasileiro já é mais velho do que a idade correta para sua série. "Se ele envelhece mais, as chances da família tirá-lo da escola para botar para trabalhar aumentam de forma expressiva". Significa, portanto, que poderia aumentar a evasão escolar, uma preocupação dos especialistas em relação ao ensino público na pandemia.




"Se eu fosse pai dos alunos, teria temor. Recomendaria continuar o ensino a distância, fazê-lo com suas insuficiências. E as escolas depois montam um sistema de recuperação de aprendizagem, vendo onde foi falho e o que precisa ser complementado. Isso para o primeiro e segundo ano do ensino médio."

Para o terceiro ano, ela elogia uma solução discutida em alguns Estados, como Maranhão e São Paulo, que é a de criar um "quarto ano" do ensino médio, que seria opcional.

'Não vale a pena'

"O governo joga atividades para nós e pede para fazermos. Mas você não aprende nada. Ninguém aprende nada", diz Gabriel Dias, aluno de 17 anos de Vespasiano, região metropolitana de Belo Horizonte.




Para repetir de ano, Gabriel está propositalmente deixando de acompanhar as aulas e de fazer os exercícios a distância. Ele diz ter tomado a decisão logo no início das aulas remotas, apesar de sua mãe não concordar.

"Ela acha que eu deveria estar fazendo, que não é válido eu perder um ano da minha vida. Mas respeita minha decisão", diz ele. "Eu não acho que é um atraso, eu acho que é um adianto na minha vida. Eu vou estar enganando a mim mesmo se eu passar de ano agora."

"Não vou pagar de bom samaritano e dizer que se fosse para a escola aprenderia tudo. Eu não aprenderia tudo, mas aprenderia muito mais do que com o sistema de EAD", diz ele, que defende o cancelamento do ano letivo para todos.




"Não vale a pena me formar agora. Além de perder meu terceiro ano presencial, um que fica marcado na vida, passaria sem conteúdo nenhum, simplesmente passaria de ano." Além disso, diz ele, não teria como passar no Enem. "É quase impossível."

Essa decisão é compartilhada por Júlia, a aluna de 17 anos de Belo Horizonte que também tomou a decisão. Se antes sua rotina era acordar, ir direto para a escola e depois para o estágio em marketing, hoje, "por conta da quarentena", diz, a estudante dorme tarde e acorda tarde.

"Já acordo praticamente indo trabalhar. Sinto que estou em função de trabalho. Estou em home office há cinco meses", afirma.




Sobra pouco tempo para os estudos - e, de qualquer forma, ela diz ter dificuldades com o ensino remoto. "É meio complicado falar como estão sendo as aulas, porque não estamos tendo aulas. Existe uma aula de 20 minutos na televisão, só que é a mesma coisa que nada, não dá tempo de introduzir a matéria. Distribuem atividades, mas não conseguimos fazer porque não temos auxílio", diz. "Não consigo aprender sozinha, preciso de um professor auxiliando. Para mim, é extremamente difícil."

Ela também comenta sobre como a diferença entre o ensino público e privado deve causar maior desigualdade no Enem. "Eles têm preparação o ano todo, auxílio o ano todo, simulados. A gente não tem toda essa preparação, ainda mais agora."




O governador de Minas, Romeu Zema (Novo) afirmou que as aulas presenciais no Estado devem voltar no segundo semestre do ano. A mãe de Júlia não achou que fosse seguro para ela voltar para a escola - o que deve confirmar a reprovação que ela já desejava.

Para Alessandra*, aluna de 18 anos do terceiro ano do Ensino Médio em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, tem sido "muito difícil" se concentrar em casa. "Eu não entendo nada com EAD. Não tenho suporte para estudar sozinha em casa. Passei a vida inteira estudando com professor do meu lado na escola. E aí, agora, do nada isso", diz.

Ela também já tomou a decisão de reprovar. "No começo minha mãe ficou meio assim, mas depois falou que compreendia, que presencial é melhor."




Seu nome é fictício - ela não quis ser identificada na reportagem.

No começo, as aulas estavam sendo passadas pela escola num blog, conta ela. Agora, migraram para o Google Classroom, um sistema da empresa feito para escolas. Para Alessandra, "ficou mais complicado". "Eu nem entro, nem ativei as notificações porque eu fico louca. Eu sou nerd e fico com uma culpa dentro de mim", diz.

"Sinto falta de aprender coisas novas e de fato entender o conteúdo. Agora só fico ansiosa porque não consigo entender aquilo. Tento procurar reforço no YouTube e também não entendo, não pego nada."




Avaliação diagnóstica

A secretaria de Educação do Rio Grande do Sul diz que desde 1 de junho trabalha com aulas remotas na rede estadual, mediadas pelos educadores por meio da plataforma Google Sala de Aula, por redes sociais, e-mail ou telefone.

"As Aulas Remotas proporcionam ainda, por meio do Google Sala de Aula, o espelhamento de 37 mil turmas e a criação de mais de 300 mil ambientes virtuais."

Segundo a secretaria, foi feito um mapeamento dos alunos que não tinham acesso à internet e equipamentos para acesso às aulas. Para estes, "a estrutura das escolas pode ser utilizada mediante agendamento prévio e respeitando todas as medidas de prevenção ao contágio pela covid-19".




"Para aqueles estudantes sem nenhum acesso à tecnologia, os materiais impressos podem ser retirados nas escolas mediante agendamento prévio."

A pasta diz também que alunos do terceiro ano do Ensino Médio recebem aulas preparatórias específicas para o Enem.

Já a secretaria de Educação de Minas Gerais informou que seu plano de ensino consiste das apostilas PET (Plano de Estudo Tutorado), "volumes mensais com atividades e conteúdos propostos de acordo com a carga horária semanal prevista de cada disciplina e ano de escolaridade".




Além disso, há o programa de TV "Se Liga na Educação", exibido pelos canais da Rede Minas (TV pública do Estado), pela TV Assembleia e pelo Youtube. O aplicativo Conexão Escola reúne os arquivos dos PETs, vídeos das aulas e um chat para interação entre alunos e professores.

A pasta afirmou também que há videoaulas que abordam especificamente o conteúdo do Enem, com cinco horas de programação e uma hora de programação ao vivo para interação com alunos.

Disse que no retorno das atividades presenciais, aplicará uma avaliação diagnóstica em toda a rede para traçar um plano de revisão para cada aluno. "Assim, será possível adotar estratégias pedagógicas direcionadas para cada situação."




Por fim, a secretaria ressaltou que "mais de 97% dos alunos da rede estadual de ensino tiveram acesso, seja virtualmente ou de forma impressa, aos PETs".

Segundo a pasta, o aplicativo Conexão Escola contabiliza mais de 1,3 milhão de downloads, e o programa Se Liga na Educação chega a cerca de 1,4 milhão de alunos por TV aberta.

"A média diária de visualizações no Youtube da emissora, que transmite o conteúdo do programa, chega a 700 mil por dia. O site estudeemcasa.educacao.mg.gov.br, que reúne todos os materiais de estudo não presencial ofertados, já possui mais de 22 milhões de acessos."

*Com informações de R7.





Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal
CLIQUE NA FOTO PARA ACESSAR TABELA DE HORÁRIOS

Leia também

Acidente na SP 191 entre carreta e ônibus transportando trabalhadores acontece nesta manhã (17), em Conchal – No mesmo local outro acidente fez vítima fatal na noite de ontem (16)

Por: Gean Mendes e Beto Ribeiro Um acidente envolvendo uma carreta carregada com sorgo e um ônibus que transportava trabalhadores aconteceu na manhã de sexta-feira (17), por volta das 6h40min, na SP 191, estrada que interliga os municípios de Conchal à Araras. A carreta que veio do estado de Goiás iria descarregar em uma empresa no município de Conchal. Os trabalhadores que ocupavam o ônibus, são de uma empresa situada no município de Araras.    Segundo informações dos passageiros do ônibus, ambos os veículos transitavam no mesmo sentido, Araras para Conchal, quando o motorista da carreta acabou se perdendo. O ônibus que estava logo atrás, colidiu na traseira da carreta. A carreta atravessou a pista e só parou na entrada da estrada vicinal, próximo a empresa Jocar. O ônibus saiu da pista, bateu em uma placa e parou próximo a um barranco. O ônibus transportava pelo menos vinte e seis trabalhadores. As primeiras informações que foram fornecidas pelos trabalhadores que e

Quadra “H” - Policia Civil investiga aparecimento de três nascituros e desaparecimento de um cadáver no cemitério municipal de Conchal

A Policia Civil investiga o aparecimento de três nascituro que estão sepultados em covas separadas, na mesma rua, da quadra “H”, no cemitério municipal de Conchal, cidade do interior de São Paulo. O caso veio à tona em 2020, quando uma família precisou sepultar um parente no mesmo túmulo, onde nos anos 80 teria sido sepultado um outro ente da família. Quando a sepultura foi aberta, os familiares perceberam que a ossada do falecido não estava no local, porém outro cadáver, um nascituro, ocupava o espaço. Segundo consta, na tentativa de localizar o cadáver desaparecido, servidores municipais responsáveis pelo setor, resolveram verificar se em túmulos ao lado, poderia estar o cadáver desaparecido. Essa atitude se fez necessária pois os responsáveis acreditavam que as plaquinhas que identificam os túmulos no cemitério poderiam ter sido subtraídas ou até mesmo trocadas, considerando as inúmeras vezes que o local já foi atacado por vândalos e ladrões de sepultura. Os servidor

Levantamento de déficit habitacional está sendo realizado em Conchal - O trabalho feito pela correspondente do CAIXAAQUI também tem como objetivo “orientar” sobre trâmite necessário para aquisição da casa própria

Na última sexta-feira (17), o F5 Comchal realizou uma entrevista com a correspondente do CAIXAAQUI / GRUPO IBX Soluções e Negócios, Ildacy Botelho. Na ocasião, foi anunciado que partir desta segunda-feira (20), a empresa estaria realizando um cadastro para o “de déficit habitacional” no município. O objetivo é saber o número de casas que faltam para atender as necessidades de moradia da população. A empresa também tem como objetivo, orientar aqueles que não possuem casa própria e, analisar as condições financeiras e documentais de cada inscrito, para estudos a fim de contribuir para que o cidadão conquiste um imóvel. O pré-cadastramento está sendo realizado na biblioteca municipal, no centro da cidade, das 13hs as 19hs. Ainda não há previsão do dia para o término. Documentos CPF RG Comprovante de residência Comprovação de Renda   Hoje, segunda-feira, por volta das 12hs, uma hora antes de iniciarem os trabalhos, uma enorme fila já se formava ao entorno do local. O F5 foi até

Correios vão leiloar mais de 61 mil itens que não foram retirados em agências - Leilão será realizado no próximo dia 27

Os Correios vão realizar, no próximo dia 27, um leilão de objetos classificados como refugos, aqueles que não foram entregues ao destinatário ou foram devolvidos ao remetente, após todas as tentativas de entrega e terminado o prazo de direito à reclamação. Esse prazo pode variar entre sete e 30 dias, a depender do objeto. A empresa informou que serão leiloados de 61 mil itens, entre peças de vestuário, microinformática, equipamentos eletrônicos, acessórios para veículos, bijuterias e livros, entre outros. Os valores iniciais dos lotes variam entre R$ 1.303 até R$ 85.050. Para participar do certame, os interessados devem se cadastrar na plataforma Licitações-e do Banco do Brasil . Após a conclusão dessa etapa, pessoas físicas e jurídicas conseguem enviar propostas de forma eletrônica para participar da disputa online. “O edital com todas as informações está disponível na plataforma Licitações-e, pelo nº 893602, e também na página de licitações dos Correios. Basta fazer a busca

GCM prende homem por agredir mulher em residência na área central de Conchal - Mesmo algemado o indivíduo tentou fugir da polícia municipal

Imagem Ilustrativa (Internet) Nesta quarta-feira (15), os GCMs Roberto Carlos e Mauricio, foram acionados via CECON, para atender a um chamado no pronto socorro do município, onde havia vítima de lesão corporal sendo atendida. Chegado ao local, os GCMs foram informados pela vítima, uma mulher de 31 anos de idade, que por voltas das 5hs, seu ex-companheiro pulou o muro de sua residência e aplicou diversos chutes e socos na porta, gritando que queria entrar. A vítima abriu a porta para que parasse o barulho, porém, disse ao ex, que o mesmo não poderia entrar no local. O indivíduo, um homem de 19 anos, partiu para a agressão contra a mulher. O filho da vítima, um adolescente, ao presenciar o que estava acontecendo, correu para o quarto para pegar o celular, para telefonar para a polícia. Ao ver que o adolescente iria fazer uma ligação o agressor passou a agredi-lo também. A mãe do adolescente tentou intervir para proteger o filho e acabou sendo agredida novamente pelo individuo, só que de

Tudo o que você precisa, em um só lugar

Tudo o que você precisa, em um só lugar
Acesse Amazon

Quer receber notícias gratuitamente via WhatsApp?

Quer receber notícias gratuitamente via WhatsApp?
Clique na imagem e nos envie o seu nome e idade

VEJA TAMBÉM

Acidente na SP 191 entre carreta e ônibus transportando trabalhadores acontece nesta manhã (17), em Conchal – No mesmo local outro acidente fez vítima fatal na noite de ontem (16)

Por: Gean Mendes e Beto Ribeiro Um acidente envolvendo uma carreta carregada com sorgo e um ônibus que transportava trabalhadores aconteceu na manhã de sexta-feira (17), por volta das 6h40min, na SP 191, estrada que interliga os municípios de Conchal à Araras. A carreta que veio do estado de Goiás iria descarregar em uma empresa no município de Conchal. Os trabalhadores que ocupavam o ônibus, são de uma empresa situada no município de Araras.    Segundo informações dos passageiros do ônibus, ambos os veículos transitavam no mesmo sentido, Araras para Conchal, quando o motorista da carreta acabou se perdendo. O ônibus que estava logo atrás, colidiu na traseira da carreta. A carreta atravessou a pista e só parou na entrada da estrada vicinal, próximo a empresa Jocar. O ônibus saiu da pista, bateu em uma placa e parou próximo a um barranco. O ônibus transportava pelo menos vinte e seis trabalhadores. As primeiras informações que foram fornecidas pelos trabalhadores que e

Quadra “H” - Policia Civil investiga aparecimento de três nascituros e desaparecimento de um cadáver no cemitério municipal de Conchal

A Policia Civil investiga o aparecimento de três nascituro que estão sepultados em covas separadas, na mesma rua, da quadra “H”, no cemitério municipal de Conchal, cidade do interior de São Paulo. O caso veio à tona em 2020, quando uma família precisou sepultar um parente no mesmo túmulo, onde nos anos 80 teria sido sepultado um outro ente da família. Quando a sepultura foi aberta, os familiares perceberam que a ossada do falecido não estava no local, porém outro cadáver, um nascituro, ocupava o espaço. Segundo consta, na tentativa de localizar o cadáver desaparecido, servidores municipais responsáveis pelo setor, resolveram verificar se em túmulos ao lado, poderia estar o cadáver desaparecido. Essa atitude se fez necessária pois os responsáveis acreditavam que as plaquinhas que identificam os túmulos no cemitério poderiam ter sido subtraídas ou até mesmo trocadas, considerando as inúmeras vezes que o local já foi atacado por vândalos e ladrões de sepultura. Os servidor

Oportunidade de emprego – Umaflex de Conchal está contratando; Veja vagas

  A empresa Umaflex em Conchal abriu vagas para contração de: ·        Setor Administrativo   ·        Engenheiro produção ·        Motorista ·        Auxiliar de produção ·        Carregamento, Os interessados devem enviar o currículo para o email: Curriculos@umaflex.com.br

Quadrilha armada faz reféns em Conchal e rouba pertenceres de alto valor na residência das vítimas – Antes da invasão os criminosos provocaram queda de energia no bairro

Pelo menos cinco criminosos invadiram uma residência localizada na area central, em Conchal (SP). O crime aconteceu por volta das 22hs de sexta-feira (27). Uma das vítimas, uma mulher , chegou a escutar algum barulho vindo do quintal, foi quando telefonou para pedir ajuda à segunda pessoa, um homem . Pouco tempo depois faltou a energia elétrica no local. Após ouvir que alguém estava mexendo na fechadura da porta, a vítima correu e se trancou no quarto. Nesse momento, os criminosos já teriam pulado o muro que dá acesso ao quintal do imóvel e invadido a casa.  Quando a segunda vítima, o homem, chegou ao local, também foi rendido pelos bandidos. Sob ameaça de morte, as vítimas foram abrigadas a ficarem trancadas e um dos cômodos da casa. O bandido que vigiava as vítimas também estava armado. Os criminosos roubaram 3 aparelhos de telefone celular, joias, relógios, valores em dinheiro, além de documentos pessoais e cartões de banco. A polícia investiga o caso.

Postagens mais visitadas deste blog

Jovem comete suicídio em Conchal neste domingo (29), um dia após comemorar aniversário

O jovem de aproximadamente 21 anos, morador da cidade de São Paulo, segundo registrado, foi encontrado por uma cidadã conchalense, em uma construção, por volta das 19:10hs, deste domingo (29).   Segundo informações obtidas no local dos fatos pela nossa reportagem e, confirmadas em registro de boletim de ocorrência. Uma cidadã conchalense (Aline), esteve nesta construção, localizada à rua Benedito Novo, no bairro Novo Horizonte, em Conchal, para conhecer o local, onde segundo informações pretendia alugar ou comprar antes mesmo do término da obra.   Chegando ao imóvel em construção, ao entrar em um dos cômodos, a testemunha se deparou com um corpo suspenso, pendurado, enforcado, com uma mangueira em torno do pescoço.   A testemunha acionou a Policia Militar que passava pelo local naquele momento. O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), a Polícia Cientifica, representada pela perita Mariana, fotógrafo Marco e, a Policia Civil, representada pelo GCM Ivam, que auxilia

Linha com cerol provoca acidente fatal na tarde desta sexta-feira (28) em Conchal

Por volta das 15h40min, desta sexta-feira (28), um homem de 42 anos de idade, morador de Conchal, foi atingido fatalmente por uma linha com cerol, quando passava com sua moto pela Rua dos Battel, próximo a escola Bela Vista, no bairro Esperança 3, em Conchal, SP. Moto da vitima  Segundo testemunhas a vítima ainda conseguiu andar alguns metros, até a esquina com a rua dos Maiochi, lugar onde acabou perdendo os sentidos. O SAMU foi acionado, porém quando chegou ao local foi constatada morte eminente, devido extensa laceração na região do pescoço. A ocorrência ainda está em andamento. A Polícia Militar está no local. O responsável pela linha com cerol que tirou a vida do trabalhador, ainda não foi identificado. Vale lembrar, que a venda e/ou utilização de linha com cerol ou linha chilena, com também é chamada, é crime.     

Polícia Militar liberta homem que seria julgado por ‘tribunal do crime’ e prende 11 pessoas em Conchal

Por: Beto Ribeiro Repórter   Na noite de domingo (20), os policiais militares cabo Barros e soldado Consoni, estavam em patrulhamento de Força Tática pelo município de Araras (SP), quando receberam informações via COPOM, que pela cidade de Conchal (SP), estava ocorrendo um suposto "tribunal do crime", em andamento em um bar, pelo bairro Jardim Esperança III. De imediato, foi realizada uma diligência até o local, com o apoio de outras viaturas.   A informação dava conta de que um rapaz havia sido sequestrado e que estava sendo agredido, e provavelmente seria morto, ainda conforme as informações os envolvidos aumentaram o som do estabelecimento, para que os gritos não fossem ouvidos. O local indicado é o conhecido Bar HM, de propriedade de um indivíduo já conhecido nos meios policiais e o estabelecimento é afamado ponto de tráfico.   Defronte ao bar, havia um porco no rolete sendo feito, sendo que ali estavam três indivíduos, os quais, ao perceberem a chegada das vi

Resposta rápida – Após investigação Policiais Civis de Conchal prendem segundo suspeito de participação no homicídio de Elisângela, 46 anos - Suspeito teria praticado sexo com a vítima após homicídio. Assista entrevista.

Nesta terça-feira Conchal amanheceu com a triste notícia de homicídio que teve como vítima a costureira de 46 anos de idade, Elisângela Montaute. O crime aconteceu na noite de ontem, segunda-feira (16), tendo a ocorrência atendida pela Polícia Municipal, que conseguiu prender o suspeito ainda no local. Conforme a primeira informação noticiada pelo F5 Conchal, um homem de 22 anos de idade foi preso pela GCM, suspeito de matar Elisângela. Na residência estava Elizangela junto com o suspeito de 22 anos. O homem preso alegou que a mulher foi agredida por um indivíduo desconhecido, que a atingiu com um pedaço de madeira na cabeça, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública. Elisângela Montaute foi morta a facadas em Conchal — Foto: Reprodução/Facebook Disse ainda que, o mesmo suspeito que teria invadido a casa, também o teria agredido, ordenando que ele matasse a mulher com golpes de faca. Entretanto, ao ser questionado novamente, ele mudou a versão e confesso

Homem de 23 anos é assassinado nesta quarta-feira (23) com 3 tiros e 6 facadas em Conchal

O crime aconteceu por volta das 20h25min desta quarta-feira (23), à rua Cândida  Battel, no bairro Jardim Peres, em Conchal.   A Guarda Municipal atendeu a ocorrência com o apoio da Policia Militar.   Segundo informações fornecidas por moradores próximo ao local, a vítima Michael Willian Mendes da Silva, 23 anos, foi abordado por pelo menos dois indivíduos encapuzados.   Michael tentou fugir, mas foi golpeado com pelo menos 6 facadas e três tiros, segundo constatado pela Policia Cientifica que esteve no local dos fatos. A polícia investiga o caso.              

Dois acidentes, 1 com vítima fatal aconteceram noite passada em Conchal

O primeiro acidente aconteceu no trevo da rodovia próximo ao cemitério de Conchal. Segundo informações de populares, o motorista do veículo que aparece na imagem acima, perdeu o controle da direção vindo a capotar.   A policia rodoviária foi acionada e o motorista foi socorrido. O segundo acidente aconteceu na rodovia Martinho Prado/Conchal. Segundo informações fornecidas pelo comandante da Guarda Municipal de Conchal, o acidente teria acontecido após um veículo, possivelmente um Ônix, ter colidido com um veículo Parati. Publicações nas redes sociais indicam que o motorista da Parati, um homem, veio a falecer.   O F5 Conchal está apurando mais informações, de ambos os acidentes, junto a policia rodoviária. Em breve mais informações.

Conchal/SP - Sem sintomas, jovem de 22 anos descobre que está grávida após 37 semanas de gestação – O fenômeno é chamado pelos médicos, de “gravidez silenciosa”

O caso aconteceu em Conchal e foi descoberto no dia 10 deste mês pela jovem, que após sentir fortes dores resolveu procurar o médico. A conchalense Jeniffer Adrielli , 22 anos, estudante de enfermagem, deu à luz a uma linda menina de 49 centímetros, pesando 2.400Kg, após 37 semanas e 5 dias de gestação, sem sentir absolutamente nenhum sintoma.   Jeniffer nos contou que fazia uso de anticoncepcional.   WhatsApp:  (19) 99864 2355 - 📞 (19) 3866 2524 A jovem dizia estar sentindo cólica de rim, e por isso, foi ao hospital Madre Vannini, em Conchal, no dia 10 de fevereiro.   O profissional que a atendeu solicitou um exame de urina, após algum tempo o exame constatou uma forte infecção. Um exame para identificar gravidez foi realizado e foi neste momento que a jovem foi surpreendida, Jeniffer mal sabia que a surpresa maior ainda estava por vir. O F5 entrevistou Jeniffer e sua mãe. A entrevista completa será exibida em vídeo, no próximo dia 26, sexta-feira. Você não pode perder!!  

Corpo é encontrado em cova rasa em Conchal

Pessoas próximas ao local dos fatos escutaram barulhos de tiros e acionaram a Guarda Municipal de Conchal, por volta das 17:45hs, do primeiro dia de 2021, no bairro Arurá, em Conchal   Pouco tempo após serem acionados a GCM chegou no lugar indicado pelos denunciantes. Em breve busca, os GCM’s encontraram pelo menos seis capsulas de calibre 38 deflagradas e muito sangue. Os GCM’s continuaram averiguando o local e encontraram rastros pela mata. Seguindo o rastro foi encontrado uma cova rasa, onde o corpo de um homem estava enterrado. Informou ao F5 o comandante da GCM, Benedito Aparecido Abreu.   O delegado de Polícia Civil Dr José Francisco, compareceu ao local acionando a Policia Cientifica.   A vítima foi previamente identificada como sendo, Eduardo Lacerda. A polícia investiga o crime.

Entradas de Conchal serão fechadas temporariamente pela prefeitura – O município ficará apenas com a entrada da Avenida João Paulo II (cemitério) aberta e com barreira sanitária

Foto: Gean Mendes (F5) - Barreira Sanitária 21/05/2020, Conchal A prefeitura de Conchal fechará temporariamente todas as principais entradas da cidade, deixando aberta apenas a entrada da Avenida João Paulo II (cemitério), que contará com barreira sanitária.   A medida se faz necessária por conta do feriado prologado onde o fluxo de pessoas que viajam para o interior aumenta consideravelmente, principalmente após a suspensão da operação descida do Sistema Anchieta-Imigrantes decretada pelo Governo do Estados, após a prefeitura da capital antecipar cinco feriados municipais. A previsão é que a partir desta quarta-feira (24), os trabalhos de colocação de barreiras nas entradas da cidade iniciem.   Até a próxima sexta-feira (26), todos os acessos estarão fechados, exceto o da avenida João Paulo II. Diversas cidades da região estão adotando medidas semelhantes ou ainda mais restritivas, com o objetivo de desestimular as viagens ao interior. Em Conchal já há paciente em situação gra

Caminhoneiro de Conchal vitima fatal em Rio Claro ligou para pedir ajuda após explosão

Foto reprodução EPTV   O motorista que morreu após a explosão de um caminhão em um posto de combustíveis em Rio Claro (SP) conseguiu ligar após o acidente para avisar que havia perdido uma perna e que precisava de ajuda. As informações são do G1 São Carlos/Araraquara O caminhoneiro Jovino Rocha de Andrade teve a morte confirmada pela Santa Cansa às 4h10 desta quinta-feira (1º). Ele tinha 51 anos e era um dos socorridos em estado grave no acidente que deixou 15 feridos. Até o início da manhã desta quinta, cinco pessoas haviam sido socorridas para a Santa Casa e dez haviam sido levadas para a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Ipeúna. Seis delas já haviam recebido alta e quatro seguiam internadas. Ajuda Andrade, que morava em Conchal (SP) e mantinha uma transportadora com quatro caminhões, preparava-se para uma viagem ao Rio de Janeiro e, no momento do acidente, abastecia dois caminhões no posto. Ele estava acompanhado da esposa grávida, que aguardava em uma caminhonete, e de outro m