Pular para o conteúdo principal

90 dias Grátis

Governo de SP anuncia vacinação contra COVID-19 para pessoas com 50 a 54 anos com deficiências e comorbidades -Novo grupo totaliza 865 mil pessoas que poderão receber doses a partir da próxima sexta-feira (14)

O Governador João Doria anunciou nesta sexta-feira (7) a vacinação contra COVID-19 para pessoas com comorbidades e deficiências permanentes na faixa de 50 a 54 anos. Os grupos poderão tomar a primeira dose do imunizante a partir da próxima sexta (14).   “Este grupo não estava na programação de vacinação dos grupos já anunciados. Vamos iniciar essa vacinação para pessoas com deficiência permanente e comorbidades, na faixa etária entre 50 e 54 anos, na próxima sexta-feira, 14 de maio. O público estimado é de 865 mil pessoas”, disse Doria.   Serão contempladas as pessoas que tiverem uma ou mais comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde (verifique a lista disponível no final do texto) e, no caso dos deficientes, o comprovante do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).   Na mesma semana, o Governo de SP começa a vacinar praticamente um novo grupo por dia. Já na segunda-feira (10), doses passam a ser aplicadas em quem tem Síndrome de Down, pacientes e

OS MELHORES FILMES - BAIXE O APP AGORA!

Estudo indica por que as crianças seriam menos infectadas pela covid



Um grupo internacional liderado por pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, desenvolveu um modelo matemático que pode explicar por que crianças são menos suscetíveis à covid-19, enquanto os mais velhos respondem pelos casos mais graves.

Ao cruzar dados de faixa etária dos infectados e severidade dos casos na Europa, os pesquisadores concluíram que a exposição a diversas espécies de coronavírus endêmicos na infância – os HCOVs, que na grande maioria das vezes causam apenas resfriados comuns – induziria uma resposta imune também capaz de proteger contra o novo coronavírus. Porém, após sucessivas exposições a esses HCOVs ao longo da vida, esse sistema de defesa se tornaria tão especializado que já não seria capaz de reconhecer e combater vírus emergentes, como o Sars-CoV-2.




O estudo, que teve apoio da Fapesp, foi divulgado na plataforma medRxiv, ainda sem revisão por pares. Além de autores de Oxford, o artigo é assinado por pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, e das universidades de Tel Aviv, em Israel, Federal de Minas Gerais (UFMG) e de São Paulo (USP).

“Hoje é evidente que a maioria das crianças e adolescentes experimenta quadros médios ou assintomáticos de covid-19, enquanto pessoas mais velhas têm um risco maior de sofrer sintomas severos. Nossa hipótese é a de um mecanismo que pode explicar a severidade nesses dois grupos a partir das diferentes exposições que tiveram aos coronavírus endêmicos, que estima-se serem responsáveis por quase um terço dos resfriados comuns”, conta à Agência Fapesp Francesco Pinotti, pesquisador da Universidade de Oxford e primeiro autor do trabalho.




Sete coronavírus são conhecidos por infectar humanos. O SarsA-CoV-2, causador da covid-19, apareceu no fim do ano passado, enquanto os outros dois que podem causar problemas respiratórios graves – Sars-CoV-1 e o Mers – surgiram após os anos 2000.

O pesquisador explica que a exposição na infância aos quatro coronavírus humanos endêmicos – os HCOVs identificados pelas siglas 229E, NL63, OC43 e HKU1 – pode gerar uma proteção cruzada, ou seja, imunidade não apenas a eles mesmos, como também a coronavírus emergentes como o SARS-CoV-2.




A hipótese do grupo é que, à medida que os mais velhos se expuseram ao longo da vida a esses HCOVs, o sistema imune se tornou mais especializado contra eles. Essa especialização, ou resposta homotípica, os protegeu de infecções desses coronavírus endêmicos, mas teve como desvantagem a perda da proteção cruzada (resposta heterotípica) a novas variedades, como o SARS-CoV-2.

Como a primeira infecção de HCOV ocorre até os cinco anos de idade, essa faixa etária é a que tem os casos mais graves de covid-19 entre as crianças e adolescentes. Ainda assim, a severidade é muito menor do que entre os adultos e idosos. O modelo mostra que a proteção é maior a partir dos cinco anos e diminui progressivamente a partir daí.




Proteção cruzada

“A ideia do estudo é propor uma explicação possível para esse perfil de severidade da doença de acordo com a idade, além de chamar a atenção para a necessidade de estudar mais a reatividade cruzada entre os coronavírus endêmicos e o Sars-CoV-2. O papel da exposição aos HCOVs, que são muito comuns, inclusive no Brasil, de modo geral vinha sendo subestimado nessa pandemia”, diz Daniel Santa Cruz Damineli, pesquisador da Faculdade de Medicina (FM) da USP e coautor do estudo, realizado com bolsa de pós-doutorado da FAPESP.

Novos trabalhos, porém, têm começado a chamar a atenção para a proteção cruzada. Um estudo publicado na Science por pesquisadores dos Estados Unidos e Austrália, no começo de agosto, mostra a presença de células de defesa (CD4+T) compatíveis com a resposta imune ao SARS-CoV-2 e aos HCOVs em amostras de sangue coletadas antes da pandemia. Estima-se que essas células existam em torno de 20% a 50% da população.




O próprio Damineli faz parte de um grupo de pesquisadores do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina e do Instituto de Matemática e Estatística (IME), ambos da USP, que investiga respostas genômicas de crianças e adultos com quadros assintomáticos e graves de covid-19.

O estudo, liderado por Carlos Alberto Moreira Filho, professor da FM-USP, é parte de um projeto financiado pela Fapesp. O objetivo é buscar diferenças na expressão de genes em células do sangue desses pacientes que expliquem os quadros diversos da doença.




“Estudos imunológicos serão críticos para esclarecer o papel da imunidade preexistente durante as infecções por covid-19”, diz Pinotti.

Os pesquisadores não descartam a chamada senescência do sistema imune. O princípio, que até então era usado para explicar a maior suscetibilidade de pessoas mais velhas ao Sars-CoV-2, é baseado no fato de que a imunidade geral cai à medida que as pessoas envelhecem.





O novo modelo, porém, é mais preciso porque considera a variabilidade da resposta imune dentro de cada faixa etária, que tem pessoas que respondem melhor ou pior ao vírus. O modelo de senescência, por outro lado, apenas prevê a piora gradual com a idade e não considera fatores como os diferentes graus de exposição a vírus de cada indivíduo.

Pinotti lembra, contudo, que o estudo é majoritariamente teórico e suas conclusões são hipotéticas. “Em última instância, testar nossa hipótese requer dados sobre exposição aos HCOVs ao longo do tempo, o que é particularmente difícil de se obter”, diz. O trabalho, no entanto, abre caminho para  investigar a fundo o papel da proteção cruzada na imunidade ao novo coronavírus e mostra a importância de estudar a ocorrência dos HCOVs.

*Com informações de G1.




F5 Conchal e Região

Quer receber notícias gratuitamente via WhatsApp?

Quer receber notícias gratuitamente via WhatsApp?
Clique na imagem e nos envie o seu nome e idade

VEJA TAMBÉM

Carro pega fogo e família consegue sair do veículo sem ferimentos no Jardim Planalto em Conchal, SP - O carro ficou completamente destruído.

Por: Beto Ribeiro Repórter   Um incêndio em um veículo na noite desta quinta-feira (6), mobilizou equipes da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e moradores do Jardim Planalto, na cidade de Conchal (SP). Ninguém se feriu.   De acordo com primeiras informações, o fogo teria começado no painel do VW/Gol, e toda sua família que estava dentro do carro entrou em desespero, e felizmente conseguiu sair em tempo. Haviam três crianças, sendo uma de colo e outras duas menores.   Moradores vendo toda aquela situação, tentaram apagar as chamas utilizando mangueiras de água de suas casas, mas o fogo consumiu rapidamente todo o veículo, Equipes da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar, também estiveram pelo local. O carro ficou completamente destruído.    

Policia Civil prende dois indivíduos suspeitos de participar da quadrilha responsável por diversos furtos e roubos acontecidos em Conchal nos últimos meses

  A ação dos policiais aconteceu nesta terça-feira (4). Após investigações , policiais civis de Conchal, comandados pelo delegado de polícia Luis Henrique Lima Pereira, prenderam dois autores de roubos e furto ocorrido no município. Os policiais localizaram os investigados M.A.S., de 24 anos e N.J.O., de 23 anos, ambos de Conchal, em uma chácara no bairro Pádua Sales, ambos foram representados com prisão temporária.   Em companhia dos presos, estava uma terceira pessoa, que escondia junto ao corpo um simulacro de arma de fogo. Este indivíduo foi conduzido ao plantão policial, onde foi realizada sua oitiva e liberado.   Em prosseguimento as diligências, foi localizado um veículo (Meriva) relacionado aos roubos, parcialmente depenado, nos fundos da chácara que os investigados estavam. As investigações prosseguem na Delegacia de Polícia.

Policia Militar prende homem após furto a igreja em Conchal - O indiciado já possui passagem criminal por furto.

A equipe fazia patrulhamento na noite de quinta-feira (6), pela Av Pref. Francisco Magnusson, quando populares acenaram para a viatura, apontando um indivíduo que teria cometido o furto de um botijão de gás, da Igreja dos Santos do Últimos Dias, localizada na Rua Conselheiro Rodrigues Alves. O indivíduo foi encaminhado para exame de corpo delito no pronto socorro de Conchal e posterior ao Plantão de Polícia no município de Araras. A autoridade de plantão, Dr Luis Henrique Lima Pereira, tomou ciência dos fatos e ratificou a voz de prisão em flagrante. O indiciado já possui passagem criminal por furto.

Polícia Federal realiza operação em Mogi Guaçu e Mogi Mirim na manhã desta quinta-feira (6)

Agentes da PF (Polícia Federal) estiveram na manhã desta quinta-feira (6) em Mogi Mirim e Mogi Guaçu, como parte das ações deflagradas pela operação “Grão Branco” que está cumprindo mais de 100 mandados de prisão e busca e apreensão nos estados de São Paulo (Capital e Interior), além de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Amazonas, Maranhão, Pará, Rio Grande do Sul e Paraná.   Em Mogi Mirim, logo nas primeiras horas desta manhã, os agentes estiveram em um endereço da cidade de onde foram apreendidos alguns computadores. Há informações, não confirmadas, de que pelo menos um suspeito foi detido. Todos os objetos apreendidos nas ações foram levados para a sede da Polícia Federal de Campinas.   O objetivo principal dessa operação, segundo a própria PF, é desarticular uma quadrilha responsável por tráfico internacional de drogas. Logo pela manhã, viaturas da PF foram vistas circulando pela cidade e também em Mogi Guaçu e Sumaré.   O nome da operação "Grão Branco&quo

Foguete chinês descontrolado cairá na Terra nos próximos dias

O foguete Long March-5B, usado no lançamento do módulo central da Estação Espacial Chinesa na última quinta-feira (29), está retornando à Terra em uma descida descontrolada, podendo atingir áreas habitadas nos próximos dias, conforme relatou o SpaceNews.   Depois de colocar o módulo Tianhe em órbita, o impulsionador se separou dele. Porém, o primeiro estágio do Long March-5B também foi parar nesta região do espaço por algum erro, e o seu atrito constante com a atmosfera terrestre tem o arrastado cada vez mais para perto do planeta.   Viajando a 7 km/s, o estágio central do foguete chinês, que tem aproximadamente 30 metros de comprimento, 5 metros de diâmetro e pesa 21 toneladas, não deve se queimar por completo durante a reentrada, como normalmente acontece com outros tipos de lixo espacial menores, justamente por causa das suas medidas.   Espera-se que partes dele resistam às altas temperaturas e caiam em uma área indefinida. O local exato da queda não pode ser apontado, p

Prefeitura de Conchal prestará contas “Ao Vivo” dos 8 milhões destinados ao combate a pandemia – Clique na imagem para acessar matéria completa. Saiba como participar.

Amanhã 05/05, a partir das 19hs, o diretor do departamento de saúde do município de Conchal, Wagner Lozano, estará concedendo entrevista ao vivo ao F5, para prestação de contas referentes aos gastos dos recursos recebidos para combate a pandemia provocada pelo coronavirus. Na ocasião, o diretor estará prestando contas apenas dos valores investidos no setor da saúde. Na próxima quarta-feira 12/05, O prefeito de Conchal Vando Magnusson, juntamente com o diretor administrativo e diretor financeiro, apresentarão a prestação de contas dos valores aplicados em outros setores do município. O público em geral poderá participar e tirar as dúvidas relacionadas às ações promovidas no combate a pandemia em Conchal. Basta enviar a pergunta aqui no F5, até as 12hs desta quarta-feira 05/05, através do WhatsApp (19) 99153 0445 ou poderá deixar a pergunta abaixo desta publicação na página do F5, no Facebook. Para a entrevista com o prefeito e seus diretores, que acontecerá na próxima semana, as

Carro pega fogo em cima do guincho em Araras, SP

Um veículo VW/Voyage pegou fogo sobre um caminhão guincho, no início da tarde desta quarta-feira (5) na rua dos Coroados, próximo da sede da Guarda Civil Municipal de Araras (SP). Tudo indica que o incêndio começou depois de um curto no motor de partida.   De acordo com informações, o veículo estava sendo transportado quando começou a pegar fogo sozinho. O motorista do guincho, quando percebeu as chamas, para evitar um prejuízo maior, desceu a prancha rapidamente para se livrar do veículo.   Por sorte, o caminhão aparentemente não foi muito danificado, mas o veículo foi totalmente destruído. O Corpo de Bombeiros foi acionado e esteve no local. A rua ficou interditada. Felizmente apesar do susto, ninguém se feriu, foram apenas danos materiais.   Com informações e imagens: Beto Ribeiro repórter    

SP estende fase de transição por 2 semanas e horário das 6h às 21h para comércio e serviços - Com indicadores da pandemia em queda, Estado mantém liberação gradual e segura de atividades; medida entra em vigor neste sábado (8)

O Governador João Doria confirmou nesta sexta-feira (7) uma nova prorrogação da fase de transição do Plano São Paulo para todo o estado por mais duas semanas, até o próximo dia 23. O estado continua registrando redução gradual de indicadores de casos, internações e mortes por COVID-19. Isso permitiu a extensão de mais uma hora no expediente de atendimento presencial, das 6h às 21h, e com limitação de 30% de capacidade em comércios e serviços não essenciais.   “É uma medida positiva e que vem no esteio de resultados que, gradualmente, estamos conquistando com a ajuda das pessoas que estão observando as orientações do Plano São Paulo, do Governo do Estado, e, principalmente, do Centro de Contingência, dos médicos e profissionais da ciência que nos assessoram”, afirmou o Governador. “Temos que agir com responsabilidade e cautela, realizando uma abertura gradual e segura da nossa economia para evitar qualquer novo pico da pandemia em São Paulo”, acrescentou Doria.   O horário esten

Governo de SP anuncia vacinação contra COVID-19 para pessoas com 50 a 54 anos com deficiências e comorbidades -Novo grupo totaliza 865 mil pessoas que poderão receber doses a partir da próxima sexta-feira (14)

O Governador João Doria anunciou nesta sexta-feira (7) a vacinação contra COVID-19 para pessoas com comorbidades e deficiências permanentes na faixa de 50 a 54 anos. Os grupos poderão tomar a primeira dose do imunizante a partir da próxima sexta (14).   “Este grupo não estava na programação de vacinação dos grupos já anunciados. Vamos iniciar essa vacinação para pessoas com deficiência permanente e comorbidades, na faixa etária entre 50 e 54 anos, na próxima sexta-feira, 14 de maio. O público estimado é de 865 mil pessoas”, disse Doria.   Serão contempladas as pessoas que tiverem uma ou mais comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde (verifique a lista disponível no final do texto) e, no caso dos deficientes, o comprovante do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).   Na mesma semana, o Governo de SP começa a vacinar praticamente um novo grupo por dia. Já na segunda-feira (10), doses passam a ser aplicadas em quem tem Síndrome de Down, pacientes e

Após ser impedida de se matricular na USP, jovem brasileira de 17 anos ganha bolsa em escola nos EUA

A jovem Elisa Flemer, 17 anos, passou para engenharia civil na USP (Universidade de São Paulo) com a 5ª melhor nota entre os candidatos do curso na Fuvest – prova para ingressar na universidade.   Mas a Justiça a impediu de se matricular na instituição por ela não ter o diploma do ensino médio. Sensibilizada com a história e dedicação de Elisa com os estudos, a empresa StartSe concedeu à jovem uma bolsa de estudos na escola internacional de negócios StartSe University, em San Francisco (EUA).   De acordo com o CEO da empresa, Junior Borneli, a bolsa da adolescente cobrirá todos os seus gastos lá no Vale do Silício. “Nós, da StartSe, acreditamos que não são os diplomas que definem nossas habilidades, mas sim o conhecimento que se adquire. Por isso, decidimos acompanhar a Elisa no seu desenvolvimento. ”   Com a bolsa, Elisa estudará administração de negócios e fará estágio, também na StartSe.   Jovem é adepta do homeschooling Pouco conhecido no Brasil, o homeschooling é