Novidade!

Os benefícios de adotar um animal de estimação para a saúde mental



Não precisamos de provas científicas para saber que os bichinhos fazem um bem e tanto para nós, não é mesmo? Contudo, um estudo recente apontou novos benefícios de adotar um animal de estimação.

Segundo a pesquisa feita pela Clínica Médico-Psiquiátrica Da Ordem Porto (Portugal), adotar um animal de estimação tem entre os benefícios o alívio de sintomas da depressão em apenas 12 semanas para pessoas que não respondem ao tratamento com terapia e antidepressivos.




“Uma das explicações é a de que os animais neutralizam um dos principais sintomas da depressão, a anedonia”, explica um trecho do estudo. Esse sintoma é responsável pela perda da capacidade de sentir prazer ou interesse na maioria das atividades diárias. “Os cães, em particular, podem aliviar a depressão forçando as pessoas a serem fisicamente ativas e incentivando a situações sociais.”

Para chegar a essas conclusões, foram analisadas 33 pessoas com depressão que não respondiam ao tratamento entre nove a 15 meses. Nenhum deles possuía um animal de estimação antes do estudo. Assim, 18 deles adotaram um cachorro, sete passaram a cuidar de dois cães cada e o restante adotou um gato.




Nas 12 semanas seguintes, todos continuaram participando de suas sessões de terapia e tomando seus medicamentos. Nesse período, foram avaliados os sintomas de depressão, impulsos sexuais, padrões de sono e qualquer tipo de pensamento suicida.

Com isso, concluiu-se que a adoção de um animal de estimação melhorou significativamente os sintomas dos pacientes deprimidos. Os resultados foram notados após apenas oito semanas com os bichinhos.




Apesar do retorno positivo, os pesquisadores afirmam que ainda são necessários mais estudos nessa área. O foco, agora, seria apontar a melhor forma de passar o tempo com o animal para contribuir no tratamento da depressão.

*Com informações de MSN.




Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Vagabundo rouba cadeirante e acaba preso em flagrante pela PM em Conchal, SP

Prefeitura de Conchal se prepara para vacinação contra Covid-19 – O F5 entrevistou o diretor do departamento de saúde do município. Wagner Lozano deu mais detalhes sobre esse e outros assuntos relacionados ao setor

Campanha da Acico distribui quase R$ 60 mil em prêmios

Quem são as pessoas que não podem tomar vacina contra covid

Casal se perde no meio do mato e é resgatado pela Polícia Militar na zona rural de Araras, SP

Restaurante Santo Forte faz homenagem à lanchonetes que fizeram parte da história de Conchal

Força Tática captura procurado por tráfico de drogas e realiza flagrante de porte Ilegal de arma de fogo durante patrulhamento em Araras, SP

Prefeitura de Conchal inicia obras de manutenção no prédio do Cemec

Começa nesta segunda o pagamento do calendário 2021 do Bolsa Família, após fim do Auxílio Emergencial

William Bonner quebra protocolo e faz desabafo ao vivo sobre a pandemia

Todas as Publicações

Mostrar mais