Novidade!

Ressaca: mitos e verdades e como melhorá-la



O consumo exagerado de bebida alcoólica não é aconselhável por profissionais da saúde, uma vez que pode causar diversos problemas ao organismo O ideal é ter moderação, mas há momentos em que isso não acontece e o excesso pode levar posteriormente ao conhecido estado de ressaca, que é quando os níveis de álcool no sangue começam a cair. Mas afinal, quais são os mitos e verdades sobre a ressaca?

Para minimizar esses efeitos, Gardenia Pinheiro, docente do curso de Nutrição do Centro Universitário FMU, ressalta que estar hidratado é fundamental para atenuar os sintomas, uma vez que a ressaca é também um sinal de desidratação do organismo. “Se houve exagero no consumo do álcool, uma excelente escolha é beber muita água, seja ela com ou sem gás, além de água de coco.”




Abaixo, a profissional destaca algumas ferramentas para amenizar os sintomas, além de desconstruir os mitos sobre o tema:

Misturar bebidas diferentes é um agravante para os efeitos da ressaca?

Sem dúvida. Principalmente porque quando consumimos diferentes tipos de bebidas tende-se a perder o controle da quantidade ingerida.




Café forte cura a ressaca?

A cafeína é estimulante e ela atenua a sensação de sonolência e dor de cabeça causadas pela ressaca.

Tomar uma colher de azeite antes de beber pode ajudar a minimizar os efeitos da bebida?

O que acontece é que a gordura do azeite retarda a absorção do álcool, mas invariavelmente em algum momento ele será absorvido. Isso significa que você poderá sofrer com a ressaca de qualquer maneira, uma vez que ao demorar para causar o efeito, a tendência é a de aumento do consumo.




É indicado ingerir isotônicos?

Há controvérsias. Existem linhas de pesquisa que acreditam que sim, uma vez que além de água há a presença de eletrólitos importantes perdidos com o consumo excessivo de bebida alcoólica. Outras vertentes apontam que o uso de isotônicos só deve ser feito por atletas de alta performance, pois a intensidade dos treinos os leva a perder com frequência esses eletrólitos e é necessário repor rapidamente. A opinião da especialista é de que o melhor isotônico natural é a água de coco, então, invista nela.




Alguns acreditam que ingerir uma dose de cerveja atenua o efeito da ressaca após a bebedeira. Isso é verdade?

Trata-se de um mito. Afinal, cerveja tem álcool e a pessoa ficará ainda mais desidratada. A melhor saída sempre será o consumo de água.

Como deve ser a alimentação de quem está de ressaca?

A alimentação deve ser leve, saudável e privilegiar a hidratação. Além da água e da água de coco já mencionadas, frutas, legumes e verduras são as melhores opções para os dias após a bebedeira. A banana, por exemplo, é uma ótima pedida para a recuperação do potássio perdido. Já o brócolis é rico em cisteína, um aminoácido responsável pela expulsão de parte do acetaldeído (álcool da bebida), o que acelera o processo de cura da ressaca.




Por fim, a nutricionista deixa uma receita de chá para auxiliar a aliviar os sintomas da ressaca:

Chá de gengibre

Ingredientes

4 cravos da índia

1 pedaço pequeno de raiz de gengibre

½ litro de água

¼ de limão

Folhas de hortelã (à vontade)



Modo de preparo

Prepare um suco com o gengibre, a hortelã e o limão, batendo tudo no liquidificador. Adicione todos os outros ingredientes em um recipiente com água. Leve ao fogo e deixe ferver por alguns minutos. Você pode beber quente ou gelado.

*Com informações de MSN.




Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Bandido armado assalta comércio no Jardim Santo Antônio em Conchal. O crime aconteceu nesta sexta-feira (18). Câmeras de segurança flagraram toda a ação do criminoso. Assista vídeo...

Prefeitura de Conchal faz aquisição histórica de tomógrafo – A cidade entra para lista dos pouquíssimos municípios do Estado de SP, com menos de 30 mil habitantes, a possuir o próprio equipamento na rede pública

Indivíduo que traficava há 2 semanas é preso no Parque Industrial em Conchal

Partidários escolhem Eliane Moretti para vice do pré-candidato a prefeito Capitão Pedro Maiochi (Podemos)

Idosa flagrada dirigindo cadeira de carrinho elétrico em rodovia só queria dar um abraço na filha em Limeira, SP

Força Tática retira drogas de circulação com prisão de traficante denunciado pela população em Leme, SP

Auxílio de R$ 300: nem todos vão receber as quatro parcelas; entenda

SP pode registrar ‘chuva preta’ com chegada de fumaça do Pantanal nesta semana

Cerca de 15 carros aparecem em pedreira desativada após diminuição do nível de água

Detran.SP oferece documento de licenciamento do veículo 100% digital

Todas as Publicações

Mostrar mais