Novidade!

Número de estudantes negros, pardos e indígenas sem atividade escolar durante a pandemia é quase o triplo que de brancos




4,3 milhões de alunos não brancos (negros, pardos e indígenas) da rede pública ficaram sem atividade escolar em casa durante a pandemia. Entre os estudantes brancos, foram 1,5 milhão sem atividades, ou seja, as crianças não brancas foram as mais prejudicadas pela falta de atividades escolares em casa. Os dados fazem parte de um levantamento feito do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) e da Rede de Pesquisa Solidária, com base nas informações da Pnad-Covid do IBGE. O levantamento foi obtido com exclusividade pela GloboNews.

De acordo com o sociólogo responsável pelo levantamento, Ian Prates, os números mostram a desigualdade atual entre brancos e não brancos, mas trazem também uma preocupação com o possível aumento da desigualdade racial para essa geração em fase escolar.



A pandemia piora uma desigualdade que já existia. A pesquisa do IBGE não diz por que essas crianças ficaram sem atividade escolar, mas os pesquisadores veem algumas possibilidades. Entre elas, a de que os estudantes não tiveram atividades escolar em casa porque as escolas não disponibilizaram, ou, porque as famílias dessas crianças não tinham condições de ter uma estrutura que permita que essas crianças façam essas atividade. Um exemplo é a falta de internet nos lares de baixa renda.



Os dados também mostram a desigualdade regional entre os estados do Norte e Nordeste com as do Sul e Sudeste do país.

O estado com maior diferença proporcional entre estudantes brancos e não brancos matriculados sem atividade é o Amazonas, 212.242 não brancos sem atividades, para 28.227 brancos.

Na sequência vem a Bahia, com 742.115 não brancos sem atividades e 120.995 brancas , seguida pelo Amapá 50.256 não brancos sem atividade para 9.310 brancos.

*Com informações de G1.




Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Bandido armado assalta comércio no Jardim Santo Antônio em Conchal. O crime aconteceu nesta sexta-feira (18). Câmeras de segurança flagraram toda a ação do criminoso. Assista vídeo...

Bandidos mantêm vitima refém por três horas em roubo à residência no Santa Luzia em Conchal

Bandidos tentam roubar agência do Banco do Brasil em Conchal

Guarda Municipal recupera veículo roubado nesta terça-feira (22)

Polícia Civil captura menor de 14 anos por tráfico de drogas no Parque Industrial em Conchal

Idosa flagrada dirigindo cadeira de carrinho elétrico em rodovia só queria dar um abraço na filha em Limeira, SP

Auxílio de R$ 300: nem todos vão receber as quatro parcelas; entenda

Cerca de 15 carros aparecem em pedreira desativada após diminuição do nível de água

Indivíduo que traficava há 2 semanas é preso no Parque Industrial em Conchal

Polícia Civil prende em Conchal menor que tinha "depósito de drogas" em casa

Todas as Publicações

Mostrar mais