Novidade!

Prefeitura de Conchal faz aquisição histórica de tomógrafo – A cidade entra para lista dos pouquíssimos municípios do Estado de SP, com menos de 30 mil habitantes, a possuir o próprio equipamento na rede pública

Imagens Ilustrativa (Internet)


A licitação aconteceu na tarde de sexta-feira passada (11).

O aparelho custará 924.500,00 (novecentos e vinte e quatro mil e quinhentos reais), sendo adquirido com recurso enviado pelo Governo Federal, ao município, para investimentos no combate a pandemia provocada pelo Covid-19 (coronavirus).



O prazo de entrega do equipamento é de 60 dias, prorrogável por mais 30. Período este, que será preparado o local no Hospital Madre Vannini, para a instalação da máquina.

 

Não é comum no Estado de São Paulo, pequenos municípios terem o próprio tomógrafo, uma vez que os governos só liberam dinheiro para a compra deste equipamento para cidades que tenham mais de 100 mil habitantes.

 


A diretora do hospital Madre Vannini, em Conchal, Irmã Suelleni Santos, diz não ter conhecimento de registros da existência de municípios com menos de 30 mil habitantes na nossa região, que pertence ao aglomerado de Piracicaba, que tenha o próprio tomógrafo em hospital público.

 

Quando um conchalense necessita do exame de tomografia, normalmente é enviado para o município de Araras. Dependendo da gravidade, o paciente chega a ter que aguardar dias, ou até mesmo meses, para conseguir a realização do exame.

 

Certamente Conchal deu um salto histórico ao fazer a aquisição desse equipamento capaz de diagnosticar diversas doenças, aumentando a capacidade do setor da saúde municipal em salvar vidas.   

 


A tomografia computadorizada é, de maneira bem simplista, uma espécie de raio-x que enxerga em 360 graus. Por isso, o exame gera imagens em fatias, que podem ser analisadas de qualquer ângulo. De resultado rápido, está disponível na maioria dos hospitais, tanto para emergências quanto para o diagnóstico de lesões ortopédicas e na investigação de doenças, como câncer e AVC.

 

Os aparelhos de tomografia computadorizada mais modernos captam imagens detalhadas que reconstroem tridimensionalmente partes do corpo e dão aos médicos uma visão fiel do esqueleto, dos pulmões e das vias aéreas, além de outros órgãos internos.

 


Para diagnosticar inúmeras doenças e pequenas alterações em vários setores do organismo humano. Por exemplo: a tomografia pode avaliar traumas cranianos ou, por causa dos seus resultados rápidos, ajudar a encontrar acidentes vasculares cerebrais nos prontos-socorros.

 

Além disso, o procedimento detecta tumores e processos infecciosos de diferentes órgãos. Sinais importantes de alerta, como hemorragias, aneurismas, perfuração de alças intestinais e até infartos, também são detectados com o exame.








Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Bandido armado assalta comércio no Jardim Santo Antônio em Conchal. O crime aconteceu nesta sexta-feira (18). Câmeras de segurança flagraram toda a ação do criminoso. Assista vídeo...

Indivíduo que traficava há 2 semanas é preso no Parque Industrial em Conchal

Polícia Civil captura menor de 14 anos por tráfico de drogas no Parque Industrial em Conchal

Idosa flagrada dirigindo cadeira de carrinho elétrico em rodovia só queria dar um abraço na filha em Limeira, SP

Força Tática retira drogas de circulação com prisão de traficante denunciado pela população em Leme, SP

Auxílio de R$ 300: nem todos vão receber as quatro parcelas; entenda

Bandidos tentam roubar agência do Banco do Brasil em Conchal

Cerca de 15 carros aparecem em pedreira desativada após diminuição do nível de água

Polícia Civil prende em Conchal menor que tinha "depósito de drogas" em casa

SP pode registrar ‘chuva preta’ com chegada de fumaça do Pantanal nesta semana

Todas as Publicações

Mostrar mais