Pular para o conteúdo principal

Sem chuva, nível do Rio Mogi Guaçu cai e muda cenário




Sem chuva há mais de 80 dias, o nível do Rio Mogi Guaçu, em Pirassununga (SP), está muito baixo e os moradores já percebem as mudanças no local.

Em junho, o nível do rio era 79 centímetros e caiu para 50 centímetros no mês seguinte. Na quinta-feira (17), o nível chegou a 19 centímetros, segundo a Usina Hidrelétrica do Lobo.

O zootecnista especialista em aquicultura Fábio Sussel explicou que o fenômeno é considerado natural neste período e sinaliza aos peixes que eles precisam iniciar o processo de maturação para terem uma reprodução eficiente.


“Estamos saindo da estação seca e estamos muito próximos de entramos na estação chuvosa, que vai de outubro a março. Esse nível é aceitável. O que não é aceitável é a quantidade de esgoto não tratado que é lançado no rio”, alertou o especialista.

De acordo com ele, com o nível baixo do rio, o esgoto consome todo o oxigênio da água, afetando toda a vida aquática do Mogi Guaçu.

“A ação do homem é um agravante. A sociedade já aceitou como normal não tratar esgoto. Então, a sociedade também tem culpa nisso no sentido de cobrar os seus políticos para que políticas públicas sérias sejam feitas para contornar essa situação”, ressaltou.



Segundo a previsão, deve chover pelo menos 7 milímetros na região nos próximos dias, o que, para o especialista, não resolve a situação.

“Alivia, mas precisamos de 30, 40 milímetros para aliviar essa situação, senão poderemos ter mortalidade de peixes nos próximos dias”, disse.

*Com informações de G1.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários (ponto a ponto) do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos.   Os hor

Tragédia no Trânsito de Conchal Deixa Mulher Morta e Família Clama por Justiça – Outros Quatro Acidentes Aconteceram no Final de Semana no Município

Um trágico acidente ocorrido na noite deste domingo (03) abalou a cidade de Conchal, deixando uma mulher de 56 anos morta. Neide Benedita de Campos foi atropelada enquanto atravessava a pé a avenida João Paulo II. O veículo envolvido, uma BMW branca, deixou o local do acidente. Segundo relatos de familiares ao F5, Neide estava a caminho da igreja quando foi atingida pelo veículo. Apesar dos esforços do SAMU, que a socorreu e a levou ao Pronto Socorro do hospital Madre Vannini, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito pouco tempo após dar entrada. O motorista da BMW fugiu do local, mas populares anotaram a placa do veículo. A polícia já identificou o proprietário, que teria emprestado o carro a um amigo no momento do acidente. O condutor, conforme apurado pelo F5 nesta manhã de segunda-feira (04), deve se apresentar à polícia. A família da vítima clama por justiça, expressando preocupação de que a conexão do veículo com uma pessoa conhecida na cidade possa influenc

Acidente envolvendo dois veículos causa a morte de duas vítimas na Rod. Prof. Zeferino Vaz em Tujuguaba (Conchal)

  Duas pessoas perderam a vida e outras duas ficaram feridas na tarde desta quinta-feira (12), em um acidente envolvendo dois veículos na Rodovia Professor Zeferino Vaz, próximo ao distrito de Tujuguaba. O acidente aconteceu por volta das 17h30min, no   Km 174+900 da rodovia, no sentido Sul, em direção a Engenheiro Coelho. Os veículos, uma Amarok e uma Saveiro, seguiam no mesmo sentido quando a colisão ocorreu. No veículo Amarok, estavam um homem e uma mulher, que, apesar de sofrerem ferimentos leves, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhados ao Hospital Madre Vannini, em Conchal. Suas identidades não foram divulgadas, porém, são moradores de Conchal. Infelizmente, a tragédia se abateu sobre os ocupantes da Saveiro, onde estavam dois homens que não resistiram aos ferimentos e entraram em óbito ainda no local do acidente. Os nomes das vítimas fatais e informações sobre suas origens ainda estão sob investigação, e seus corpos for