Novidade!

Uma pessoa é estuprada a cada 8 minutos no país, aponta Anuário




A cada oito minutos, uma pessoa é estuprada no Brasil. O dado foi divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública nesta segunda-feira (19). Em 2019, foram registradas 66.123 vítimas de estrupro e estupro de vulnerável em todo o país. 

De acordo com a pesquisadora Isabela Sobra, a diferença entre estupro e estupro de vulnerável é que o segundo grupo é formado por menores de 14 anos ou pessoas que não podem consentir o ato. "Os estupros de vulneráveis ocorrem durante a semana no período da manhã e da tarde, enquanto os estupros ocorrem aos fins de semana e de madrugada", afirma.



De acordo com a pesquisadora Samira Bueno, sete em cada 10 vítimas de estupro eram incapazes de consentir o ato porque eram crianças, tinham algum tipo de deficiência cognitiva ou estavam alcoolizadas. 

O Anúario de Segurança Pública mostrou ainda que 57,9% das vítimas tinham no máximo 13 anos e 85% das vítimas são do sexo feminino. O estudo também informou que 92,5% dos estupros registrados em 2019 tinham um único autor e 7,5% tiveram múltiplos autores.



Assassinato entre crianças

Crianças e adolescentes representam 10,3% das vítimas de assassinato no país em 2019. Isso significa dizer que 4.920 morreram no ano passado em decorrência da violência intencional em todo o território nacional.  O Anuário de Segurança Pública, divulgado nesta segunda-feira (19), mostrou que 91% das vítimas são do sexo masculino e 75% são negras.

O estudo registrou um total de 47.773 mortes violentas intencionais no ano passado, o que representou uma redução de 17,7% em relação ao ano anterior. Isso significa uma taxa de 22,7 por 100 mil habitantes. Foram 39.561 homicídios, 1.577 latrocínios e 172 assassinatos de policiais. Em 2019, foram registradas 6.357 mortes por intervenções policiais, sendo 13,3% das mortes violentas provocadas pelas polícias.

*Com informações de R7.









Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Conchal/SP - Sem sintomas, jovem de 22 anos descobre que está grávida após 37 semanas de gestação – O fenômeno é chamado pelos médicos, de “gravidez silenciosa”

Condenada por associação ao tráfico é presa pela Policia Militar no Jardim das Palmeiras em Conchal

Polícia Militar Ambiental resgata aves silvestres em cativeiro e aplica multa de R$ 9,9 mil em Conchal, SP

Policia Civil apreende adolescente por tráfico de drogas no Esperança 1 em Conchal

Policia Militar captura procurado da justiça no Parque Industrial

Vídeo - Comitê para Enfrentamento à Pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19) em Conchal se reúne para debater as próximas medidas no combate

26 vagas para Conchal - A Agência regional do IBGE, localizada em Mogi Mirim, divulga o processo seletivo para o Censo 2021, que vai ofertar 369 vagas de emprego na região.

Policia Militar prende mais um por tráfico de drogas em Conchal - Indagado, o meliante confessou que estava na prática de comercialização do entorpecente pelo local

Governo de São Paulo estuda decretar toque de recolher no interior do estado

Contágio pela nova cepa do coronavírus é confirmado em Araras – o anúncio foi feito pelo prefeito Pedrinho Eliseu

Todas as Publicações

Mostrar mais