Pular para o conteúdo principal

90 dias Grátis

Angústias, inseguranças e adiamentos: Os desafios de vestibulandos frente à pandemia



Angústia, ansiedade, falta de concentração e crises de insegurança estão entre as sensações que invadiram a rotina de Maírys Quartaroli Viana durante o ano de 2020. A obrigatoriedade do isolamento social, assim como do ensino remoto, trouxe desafios incalculáveis para a estudante de 18 anos, que se prepara para o vestibular de pedagogia. Em um ano marcado pelos impactos da crise sanitária na educação, assim como em diversos setores da economia, estudantes avaliam como, de fato, as mudanças e transformações pela Covid-19 podem impactar – e até inviabilizar – possíveis aprovações. Para Maírys, as incertezas na educação trouxeram um sentimento “frustrante”. “Não sabíamos quando seriam as provas ou se elas realmente iriam acontecer. Foi um sentimento frustrante, vir há anos se preparando para algo que você, agora, não sabe se vai ocorrer. Tivemos que lidar com essa sensação em meio a uma rotina maluca em casa”, comenta.



Assim como Maírys, diversos outros alunos relatam que a ansiedade que permeou todo o ano letivo. Cansaço, estresse, além de problemas para adaptações ao ensino a distância, estão entre os relatos mais corriqueiros, tanto para estudantes do ensino privado, como Maírys, quanto do ensino público. “Com certeza o isolamento social e a quarentena impactaram os estudos. Em casa temos sons externos que não podemos impedir, problemas com internet, ficamos somente sentados ouvindo o professor falar. Sem contar as distrações. Precisamos do dobro de persistências para resistir”, opina a estudante. Assim como ela, os desvios de atenção também foram um desafio para Camila Farias, de 19 anos, estudante de um colégio público em Paripiranga, na Bahia. A aluna, que se prepara para vestibulares de medicina, considera que seu desempenho nos estudos em 2020 “não foi suficiente” e explica que grande parte dessa dificuldade se deve as crises de ansiedade e aos desafios para manter a disciplina. “Eu tenho transtorno de ansiedade generalizada e, neste ano, tive muitas crises. Em questão de disciplina, a preguiça também me venceu. Eu estudei bastante, já chorei muito por causa disso e, agora, na reta final, eu sinto que estou surtando.”



Essa sensação de angústia assolou estudantes e professores em todo país. Por conta disso, alguns profissionais acreditam que o adiamento dos principais vestibulares para o primeiro trimestre de 2021 trouxe aspectos positivos – ainda que pequenos – para os alunos. A professora de inglês Luciana Bertajoni é mãe de Daniel, aluno do terceiro ano de uma escola particular de Salto, cidade do interior de São Paulo. Ela relata, como mãe e profissional da educação, a dualidade e as dificuldades enfrentadas pelo isolamento. “A pandemia prejudicou no sentido que ele não tinha nenhuma distração. Além de estudar muito, ele não tinha nenhuma distração. Quanto aos adiamentos, como mãe, eu acho que foi um bom ponto. Como exige mais mais foco e disciplina do aluno foi bom adiar. Como professora, eu percebi que os alunos estavam perdidos, eles demoraram para entrar no eixo. Então, no começo, eu achei que seria um ano perdido porque faltava autonomia. Com as adaptações, eu percebi que, para quem conseguisse ter foco e se concentrar, o ano seria perdido socialmente, mas não em relação à aprendizagem. E foi isso que aconteceu, os alunos acabaram focando”. Luciana reconhece, no entanto, que houve prejuízos para o ensino. Segundo ela, nas aulas de inglês, por exemplo, a prática da oralidade foi prejudicada, já que os alunos sentiam mais vergonha e intimidação em frente às câmeras. Mesmo assim, a professora considera que os planejamentos para a educação em 2021 podem suprir as lacunas deixadas.



Desempenho

Além das tradicionais dúvidas quanto aos cursos, universidades e caminhos profissionais a seguir, os estudantes relatam uma insegurança em relação ao próprio desempenho nos vestibulares. Assim como Camila Farias, que reconhece os impactos da pandemia na sua rotina de estudos, a aluno Maírys Viana também diz se sentir menos preparada para a corrida ao ensino superior. “No começo do ano, vendo o ritmo de estudos, eu estava confiante que passaria em qualquer faculdade desejada. Infelizmente, já não tenho a mesma sensação, mesmo com as aulas que tivemos, foram em quantidades menores de horas e conteúdos. Me sinto menos preparada do que poderia estar”, conta. Assim como ela, Pietra Disep, também estudante de um colégio particular do interior de São Paulo, considera que a pandemia levou a uma falta de motivação, que afetou os estudos. “O estudo é atenuado quanto você está no ambiente escolar, você conversa com os professores, coordenadores, amigos, onde normalmente temos discursos de motivação, de apoio e de que vai dar tudo certo. Em casa, é você por você mesmo. Então acho que isso afetou, se eu estivesse no ambiente da escola o meu ano teria sido mais produtivo.”



Se no ensino privado as questões sobre a aprendizagem em 2020 causam dúvidas, a defasagem e o prejuízo educacional neste ano são certezas para alunos de escolas públicas, que, em muitos casos, tiveram pouco ou nenhum acesso a plataformas e conteúdos escolares na pandemia. “As pessoas que tem menos condições de entrar [nas universidades] são as que não tiveram acompanhamento durante o ano todo. As escolas particulares se preparam muito, até porque ela tiveram o ensino a distância. Muitas escolas públicas não tiveram o ensino remoto. E, mesmo se tivessem as aulas, muitos alunos não teriam condições para acompanhar”, opina Camila Farias. Assim como ela, Pietra Disep, que vive outra realidade educacional, destaca os privilégios e as influências do ensino privado na preparação para os principais vestibulares. “Eu acredito que tenho vantagem por dois motivos, o primeiro porque minha escola fez um sistema para ter um bom suporte para a educação a distância desde março. Então acho que foi um grande diferencial, além dos simulados aos sábados. Outro ponto é que me esforcei para não desistir nesse ano. Eu tenho muitos amigos, até mesmo de escolas particulares, que pelas dificuldades de 2020 acabaram desistindo dos estudos e já se conformaram. Conversando com outras pessoas eu percebi que teve gente que teve um ano muito perdido, que não foi a mesma coisa que teria sido se estivesse presencial. Então, para mim, não foi um ano perdido, mas para muitas pessoas foi muito difícil.”

*Com informações de Jovem Pan.









Leia também

Vídeo - Assalto com refém nesta quinta (10) termina com 1 criminoso morto e 3 presos em Araras

  Reportagem: Beto Ribeiro Na manhã desta quinta-feira (10), quatro criminosos de São Paulo (SP), ocupando um veículo Toyota/Fielder, produto de roubo invadiram uma residência na Vila Bressan, região central de Araras (SP), e fizeram uma família refém. Assista ao vídeo abaixo. A Polícia Militar foi comunicada sobre o assalto, equipes que estavam de serviço e em treinamento foram rapidamente ao local, e durante a ação de combate ao crime, um dos assaltantes que estava no telhado, acabou sendo alvejado e morto, um foi preso e os outros dois que ficaram no interior do imóvel, se renderam após cerca de duas horas de negociações. Três vítimas foram libertadas e socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), depois de receberem atendimento no local pelo Dr. Agnaldo Píscopo. Equipes do 10º Baep – ​Batalhão de Ações Especiais de Polícia, halicóptero Águia da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e Corpo de Bombeiros, também estiveram no apoio da ocorrência.

Vídeo - Acidente envolvendo duas motos acontece nesta segunda-feira (7) em Conchal

Um acidente entre duas motocicletas aconteceu nesta manhã de segunda-feira (7), na esquina da Rua Conde de Parnaíba e Rua das Palmas, área central de Conchal. As duas pessoas, uma mulher de 40 anos, que conduzia uma das motocicletas e, um homem com 29 anos, que condizia a outra moto envolvida no acidente, foram socorridos pelo SAMU, com múltiplas escoriações, sem sinal de fraturas e com sinais vitais estáveis. Em seguida foram encaminhados ao Pronto Socorro local.  Um vídeo gravado por câmeras de segurança foi publicado nas redes sociais por moradores próximos ao local. Assista abaixo: 

Covid-19 - Veja como fica o calendário após Governo de SP antecipar datas de vacinação para toda população adulta

O governo de São Paulo anunciou nesta quarta-feira (9) que vai antecipar a vacinação contra Covid-19 do público geral, por faixa etária, e também de diversos grupos prioritários, como trabalhadores da educação e pessoas com deficiência permanente. Em média, cada faixa etária teve sua projeção de vacinação antecipada em cerca de 15 dias, em comparação com o calendário divulgado anteriormente. A partir desta quarta-feira (9) podem se vacinar os profissionais da educação básica com 45 e 46 anos de idade. Já aqueles com idade entre 18 e 44 anos poderão receber o imunizante a partir da próxima sexta-feira (11). Já as grávidas e as puérperas (mulheres que deram a luz há menos de 45 dias) devem receber a vacina a partir desta quinta (10), independente de sua condição de saúde. Antes, a vacinação deste grupo era restrita a mulheres com comorbidades. Também nesta quinta-feira (10) poderão se vacinar as pessoas com deficiência permanente, mas que não recebem o Benefício de Prestação Continua

Policia Civil prende traficante nesta quinta-feira (10) no Parque Industrial em Conchal

Nesta quinta-feira (10), após receber informações de denunciante, dando conta de que indivíduos estariam utilizando de uma residência para a prática de tráfico de drogas, localizada à rua Mato Grosso, no Bairro Parque Industrial, em Conchal, o investigador de polícia Eric Motta, acompanhado com os GCMs Ivan Apparecido e Marcio André, foram até o local informado. Ao chegarem, conseguiram identificar o suspeito, que estava dormindo naquele momento. Junto com o suspeito de 20 anos de idade, foi encontrado 4 porções e maconha e 7 de crack. O investigado admitiu que existiam mais drogas no local, sendo encontrado mais 30 porções de maconha e 4 porções maiores dessa mesma droga, além de valores em dinheiro e um aparelho celular. Em outra residência, indicada pelo individuo, localizada à rua Primo Rebessi, os policiais localizaram 8 porções maiores de maconha, totalizando mais de 360 gramas da droga. O indivíduo recebeu voz de prisão e foi autuado em flagrante delito, sendo encaminh

GCM Conchal apreende menor por tráfico de drogas no Esperança 3 – Pai do adolescente acompanhou grande parte da ocorrência junto aos GCMs

Foto: Gean Mendes F5 Conchal A viatura da Guarda Municipal de Conchal, composta pelos GCMs Macedo e Antônio, faziam patrulhamento pelo bairro Esperança 3, nesta sex-feira (11), quando pela rua dos Battel avistaram um adolescente entregando algo a um motociclista.   Os suspeitos empreenderam fuga ao perceberem a chegada dos policiais. Os GCMs conseguiram abordar o menor após pularem muros e grades de imóveis, inclusive de uma escola. Ao tomar conhecimento do que estava acontecendo, o pai do menor compareceu ao local dos fatos. Segundo informado pelo GCMs, o pai do adolescente acompanhou os Guardas que fizeram trajeto inverso para tentar localizar os ilícitos dispensados durante a fuga. Em um dos pontos durante o percurso, foi encontrado 10 porções de cocaína embaladas para a venda e R$ 22,00 em dinheiro. O menor foi levado ao pronto socorro local, para exame de corpo delito e em seguida à Delegacia de Polícia no município de Araras/SP, onde a autoridade de plantão registrou o

OS MELHORES FILMES - BAIXE O APP AGORA!

Tudo o que você precisa, em um só lugar

Tudo o que você precisa, em um só lugar
Acesse Amazon

Quer receber notícias gratuitamente via WhatsApp?

Quer receber notícias gratuitamente via WhatsApp?
Clique na imagem e nos envie o seu nome e idade

VEJA TAMBÉM

Jovem comete suicídio em Conchal neste domingo (29), um dia após comemorar aniversário

O jovem de aproximadamente 21 anos, morador da cidade de São Paulo, segundo registrado, foi encontrado por uma cidadã conchalense, em uma construção, por volta das 19:10hs, deste domingo (29).   Segundo informações obtidas no local dos fatos pela nossa reportagem e, confirmadas em registro de boletim de ocorrência. Uma cidadã conchalense (Aline), esteve nesta construção, localizada à rua Benedito Novo, no bairro Novo Horizonte, em Conchal, para conhecer o local, onde segundo informações pretendia alugar ou comprar antes mesmo do término da obra.   Chegando ao imóvel em construção, ao entrar em um dos cômodos, a testemunha se deparou com um corpo suspenso, pendurado, enforcado, com uma mangueira em torno do pescoço.   A testemunha acionou a Policia Militar que passava pelo local naquele momento. O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), a Polícia Cientifica, representada pela perita Mariana, fotógrafo Marco e, a Policia Civil, representada pelo GCM Ivam, que auxilia

Linha com cerol provoca acidente fatal na tarde desta sexta-feira (28) em Conchal

Por volta das 15h40min, desta sexta-feira (28), um homem de 42 anos de idade, morador de Conchal, foi atingido fatalmente por uma linha com cerol, quando passava com sua moto pela Rua dos Battel, próximo a escola Bela Vista, no bairro Esperança 3, em Conchal, SP. Moto da vitima  Segundo testemunhas a vítima ainda conseguiu andar alguns metros, até a esquina com a rua dos Maiochi, lugar onde acabou perdendo os sentidos. O SAMU foi acionado, porém quando chegou ao local foi constatada morte eminente, devido extensa laceração na região do pescoço. A ocorrência ainda está em andamento. A Polícia Militar está no local. O responsável pela linha com cerol que tirou a vida do trabalhador, ainda não foi identificado. Vale lembrar, que a venda e/ou utilização de linha com cerol ou linha chilena, com também é chamada, é crime.     

Homem de 23 anos é assassinado nesta quarta-feira (23) com 3 tiros e 6 facadas em Conchal

O crime aconteceu por volta das 20h25min desta quarta-feira (23), à rua Cândida  Battel, no bairro Jardim Peres, em Conchal.   A Guarda Municipal atendeu a ocorrência com o apoio da Policia Militar.   Segundo informações fornecidas por moradores próximo ao local, a vítima Michael Willian Mendes da Silva, 23 anos, foi abordado por pelo menos dois indivíduos encapuzados.   Michael tentou fugir, mas foi golpeado com pelo menos 6 facadas e três tiros, segundo constatado pela Policia Cientifica que esteve no local dos fatos. A polícia investiga o caso.              

Polícia Militar liberta homem que seria julgado por ‘tribunal do crime’ e prende 11 pessoas em Conchal

Por: Beto Ribeiro Repórter   Na noite de domingo (20), os policiais militares cabo Barros e soldado Consoni, estavam em patrulhamento de Força Tática pelo município de Araras (SP), quando receberam informações via COPOM, que pela cidade de Conchal (SP), estava ocorrendo um suposto "tribunal do crime", em andamento em um bar, pelo bairro Jardim Esperança III. De imediato, foi realizada uma diligência até o local, com o apoio de outras viaturas.   A informação dava conta de que um rapaz havia sido sequestrado e que estava sendo agredido, e provavelmente seria morto, ainda conforme as informações os envolvidos aumentaram o som do estabelecimento, para que os gritos não fossem ouvidos. O local indicado é o conhecido Bar HM, de propriedade de um indivíduo já conhecido nos meios policiais e o estabelecimento é afamado ponto de tráfico.   Defronte ao bar, havia um porco no rolete sendo feito, sendo que ali estavam três indivíduos, os quais, ao perceberem a chegada das vi