Novidade!

Apenas 1,7% dos cursos de medicina atingiram nota máxima em avaliação do MEC



O aumento no número de escolas de medicina nos últimos pode ter impactado a qualidade dos cursos. Essa é a avaliação do vice-presidente do Conselho Federal de Medicina, Donizetti Giamberardino, sobre as notas dadas aos cursos de medicina do país. Segundo dados do Conceito Preliminar de Curso 2019, apenas 1,7% deles atingiram a nota máxima. A maior parte, 56%, está classificada na faixa quatro. O indicador é calculado com base em outros índices, como o Enade, Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, e o perfil dos professores. As faixas do CPC variam de um a cinco, em que um é o conceito mínimo, e cinco, o máximo.  O curso que obtém conceito um ou dois é automaticamente incluído no cronograma de visitas dos avaliadores do Inep e pode até ser descredenciado.

Giamberardino critica o acréscimo de 178 novos cursos entre 2003 e 2018, de acordo com dados do Ministério da Saúde. “Nenhum país fez isso porque escola médica, por estar muito vinculada à segurança do cidadão, ela tem que ser feita de forma muito criteriosa e tem que ter critérios técnicos”, diz. O vice-presidente do Conselho Federal de Medicina disse ficar preocupado com o fato de que 42% dos cursos estão entre as classificações três e dois. “Isso mostra que nós temos que ter muita que nós temos que ter muita atenção com curso de medicina e que os conceitos de avaliação devem ser rigorosos. Temos que defender e apoiar o MEC, para que ele consiga desempenhar suas funções sem influências políticas.”



Donizetti Giamberardino ressalta a importância de haver um campus de estágio nas faculdades de medicina, para que os alunos possam fazer treinamentos e capacitações. Segundo ele, esse aspecto foi prejudicado com a abertura indiscriminada de escolas de medicina. Além de medicina, o CPC 2019 analisou outras 28 áreas. Os resultados podem ser encontrados no site do Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

*Com informações de Jovem Pan.









Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Vagabundos tentam passar cheques roubados em Conchal - Vítima deu alerta em redes sociais para que não aceitem e chamem a polícia.

Jovem tenta se desfazer de drogas e é presa pela Policia Militar em Conchal

Trem descarrila e 5 vagões tombam entre Limeira e Cordeirópolis, no interior de SP. Veja imagens.

Menor e drogas são apreendidos pela Polícia Civil no Sol Nascente em Conchal

“As pessoas precisam entender que o momento é crítico”, diz Dr. Agnaldo Piscopo sobre atual situação da pandemia em Araras, SP

Conchal anuncia adesão ao consórcio para compra de vacina contra o coronavirus

Pai e filho saem para trabalhar e são baleados na zona oeste de SP

Avião com doses da vacina da Covid-19 bate em jumento que estava em pista de aeródromo da Bahia

Doria anuncia mais restrições para São Paulo nesta quarta, mas deve manter escolas abertas

Câmara dos Deputados pede ao STF prisão do comediante Danilo Gentili

Todas as Publicações

Mostrar mais