Pular para o conteúdo principal

Bola de fogo cruza o céu de São Paulo; veja imagens



Um meteoro muito brilhante cruzou o céu do interior do estado de São Paulo, de norte a sul, na noite desta terça-feira (15). Diversas câmeras de monitoramento registraram o momento em que a rocha espacial entrou na atmosfera da Terra, às 21h35. 

As imagens foram capturadas por três estações da Bramon (Rede Brasileira de Observação de Meteoros) nas cidades de Nhandeara e Indiaporã, no norte de SP, e por outras cinco câmeras do Clima ao Vivo, em São Paulo e no Paraná. O tempo chuvoso na região prejudicou alguns registros. 



Um fotógrafo, porém, teve muita sorte: André Casagrande tirava fotos das estrelas quando surgiu o meteoro bem à sua frente. Ele estava na cidade de Primeiro de Maio (PR), às margens do rio Paranapanema, bem na divisa com o sul de SP. 

O resultado foi esta foto incrível de um espetáculo que durou pouco mais de 10 segundos:



"Como estamos falando de uma câmera profissional, podemos ver o fenômeno com mais definição e com suas cores bem definidas. É um registro único e histórico", disse Alexsandro Mota, astrofotógrafo e fundador do projeto Mistérios do Espaço. 

"A diferença de posição entre as cidades nos ajuda a ver o evento de diferentes perspectivas. Em Nhandeara, ele passou acima da cidade. Já a imagem do outro lado do estado, mostra o meteoro próximo ao horizonte", completou Mota. 



A rocha espacial 

Em um primeiro momento, imaginou-se tratar-se de um meteoro do tipo "earthgrazer" (arranha-terra, em tradução livre) —que entra em nossa atmosfera superior, não queima completamente, quica e volta ao espaço. Porém, a análise das imagens dos diversos locais e relatos de um estrondo ouvido em solo confirmaram tratar-se de um "fireball" (bola de fogo) —que aparece mais brilhante que as estrelas e planetas. 

Em seu ápice, o meteoro chegou a -9,5 na escala de magnitude, usada na astronomia para medir o brilho dos objetos celestes. O planeta Vênus, que é o objeto mais luminoso de nosso céu noturno depois da Lua, tem magnitude - 4,5. Quanto mais negativo este número, mais brilhante. Como trata-se de uma escala logarítmica, não linear, calcula-se que o fireball brilhou cerca de 100 vezes mais que o planeta Vênus.



Além de muito luminoso, outra característica interessante do fenômeno foi sua velocidade. "Ele foi, relativamente, muito lento. Sua velocidade foi baixa porque ele atingiu a Terra de Oeste para Leste, no mesmo sentido da rotação e do deslocamento do nosso planeta ao redor do Sol", conta Marcelo Zurita, diretor técnico da Bramon. 

Ele explica que "desta forma, as velocidades de rotação e translação são subtraídas da velocidade do meteoroide no espaço, gerando um meteoro bem mais lento do ponto de vista dos observadores aqui na Terra".



De acordo com análises preliminares da Bramon, a rocha espacial atingiu a nossa atmosfera em um ângulo de 18,6° em relação ao solo, a uma velocidade de 13,52 km/s (34,4 mil km/h). Tornou-se visível a 60,8 km de altitude, próximo à divisa entre Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Seguiu na direção leste por 11,6 segundos, até desaparecer a uma altitude aproximada de 25,3 km, a sudoeste do município de Votuporanga (SP). 

Vale lembrar que o barulho ouvido por algumas pessoas não é resultado de um impacto com o solo. Trata-se do estampido sônico, devido ao deslocamento abrupto do ar nas camadas mais baixas da atmosfera. Se o meteoro deixou fragmentos —que recebem o nome de meteoritos—, eles são pequenos e inofensivos. 



"Há uma boa chance de encontrarmos meteoritos em solo naquela região do estado. A Bramon ainda está trabalhando nos cálculos para estimar a massa inicial da rocha espacial e o quanto dela teria resistido à passagem atmosférica", disse Zurita.

Se você testemunhou este ou outro meteoro, ou tiver alguma informação sobre meteoritos encontrados, faça seu relato no site da Bramon ou da Exoss, para contribuir com a pesquisa brasileira.

*Com informações de UOL.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Vítima encontrada carbonizada em Conchal é identificada e residia no município

Na última quinta-feira (30),  uma mulher foi encontrada parcialmente carbonizada em uma estrada rural no bairro Conchal Velho. A vítima que residia no próprio município, foi identificada neste sábado (01), como sendo Fernanda Cristina da Silva, de 27 anos. A identificação foi confirmada através do exame dactiloscópico realizado pelo Instituto Médico Legal (IML). Esse procedimento utiliza as impressões digitais para cruzar informações com os dados nacionais de identificação pessoal, fornecendo à Polícia Civil a identidade da vítima. Fernanda Cristina da Silva era moradora de Conchal, e seu sepultamento está marcado para este sábado (1), às 16h30, no cemitério municipal da cidade. O corpo de Fernanda foi descoberto por volta das 7h30h, pela Guarda Municipal. O local do crime, uma estrada de terra próxima ao cruzamento entre a Fazenda GB e a Fazenda Santo Antônio, foi isolado para preservar a cena do crime. A vítima foi encontrada em decúbito dorsal, com partes do corpo c...