Novidade!

Maioria dos brasileiros espera aumento do desemprego, diz Datafolha



Os brasileiros não estão muito otimistas quanto a melhoria na empregabilidade. Isso é o que mostra a pesquisa Datafolha sobre o assunto, divulgada nesta terça-feira, 29. Segundo o estudo, 57% dos entrevistados diz que a falta de emprego no país vai piorar. Para outros 21%, a situação vai ficar como está. Apenas 20% dos entrevistados creem que o desemprego vai cair. O levantamento foi realizado entre 8 e 10 de dezembro. A expectativa dos brasileiros piorou bem se comparar com o mesmo período do ano passado, quando 42% dos entrevistados esperavam aumento do desemprego e 30% achavam que iria diminuir.



A pesquisa também mostra que a população economicamente ativa do Brasil encolheu durante a pandemia — de 75% para 68% dos entrevistados. Entre os grupos fora da PEA, donas de casa aumentaram de 8% para 11%. Aposentados, de 9% para 11%. Desempregados que não procuraram emprego, de 1% para 3%. O economista Rodolpho Tobler, da Fundação Getúlio Vargas, explica que o impacto na empregabilidade com a pandemia foi muito forte. “Havia uma perspectiva muito negativa e, com os benefícios do governo, a recuperação está um pouquinho mais forte. Mas não há uma recuperação homogênea dos setores.” No entanto, segundo o IBGE, a taxa de desemprego no Brasil recuou pela primeira vez no ano e ficou em 14,3% no trimestre encerrado em outubro.



Ainda assim, a situação afeta 14,1 milhões de pessoas. Esses são os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Mensal (Pnad Contínua) divulgada nesta terça-feira, 29. Na pesquisa anterior, no trimestre encerrado em setembro, a desocupação estava em 14,6%. Nesta avaliação encerrada em outubro, o IBGE apontou um crescimento na população ocupada para 84,3 milhões de pessoas — o que representa um avanço de 2,8%, ou seja, mais 2,3 milhões de pessoas em relação ao trimestre anterior.

*Com informações de Jovem Pan.









Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Conchal iniciou nesta quinta-feira (21) a vacinação contra a Covid-19

Professor pede ajuda após cadelinha ser jurada de morte

Criança de 10 anos engravida de gêmeos após ser estuprada pelo padrasto, diz polícia

Vagabundo rouba cadeirante e acaba preso em flagrante pela PM em Conchal, SP

Quem são as pessoas que não podem tomar vacina contra covid

Prefeitura de Conchal se prepara para vacinação contra Covid-19 – O F5 entrevistou o diretor do departamento de saúde do município. Wagner Lozano deu mais detalhes sobre esse e outros assuntos relacionados ao setor

Governo de SP endurece quarentena, adia volta às aulas e fecha bares, restaurantes e comércio aos finais de semana

Restaurante Santo Forte faz homenagem à lanchonetes que fizeram parte da história de Conchal

MULHER PULA DE CARRO EM MOVIMENTO APÓS NAMORADO AMEAÇAR JOGAR VEÍCULO DA SERRA

Força Tática captura procurado por tráfico de drogas e realiza flagrante de porte Ilegal de arma de fogo durante patrulhamento em Araras, SP

Todas as Publicações

Mostrar mais