Novidade!

Perda do emprego vira desafio para planejar finanças em 2021



A pandemia de 2020 deixou muitas pessoas no vermelho. O desemprego aumentou quase 15% no trimestre que finalizou em agosto. Em um ano, o país perdeu 12 milhões de postos de trabalho, segundo o IBGE. Resultado: filas a perder de vista para as poucas oportunidades que apareceram no mercado. O auxílio emergencial de R$ 600 não foi suficiente para abastecer a conta bancária do brasileiro e a ajuda para muita gente veio de ONGs.



Guilherme trabalha como assistente de atendimento e conseguiu se manter empregado em 2020, mas com redução salarial de 50%. Ele conta que, apesar de receber metade do salário, vai entrar em 2021 sem dívidas. “Devido ao fato da pandemia, não podíamos sair. Então mantemos o isolamento. Isso ajudou a guardar dinheiro, poupar de gastar com fast food e restaurantes. Foi uma das alternativas que achei para poupar parte do salário e conseguir distribuir sobre as minhas contas. Mas guardar dinheiro não foi possível”



Guardar dinheiro parece missão impossível para muitos brasileiros, ainda mais diante de uma crise econômica tão grande que o país está vivendo. Mas com um bom planejamento financeiro dá para pagar as contas e ainda realizar sonhos. É o que garante Reinaldo Domingos, presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros. “Planejamento nada mais é que você definir prioridades do que você quer. Sabendo que você precisa, dividir o ganho entre seus propósitos e necessidades antes das despesas.” Agora, como me organizar para pagar as dívidas? “É importante você saber que, se essa dívida estiver em dia, nada a temer. Se perdeu o controle, veja quais são os essências e envolvem bens ou despesas básicas. O mais importante é saber que saúde, alimentação e educação são as nossas prioridades.” Para começar o ano com o pé direito nas finanças, o grande segredo é a organização.

*Com informações de Jovem Pan.









Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Conchal iniciou nesta quinta-feira (21) a vacinação contra a Covid-19

Vagabundo rouba cadeirante e acaba preso em flagrante pela PM em Conchal, SP

Prefeitura de Conchal se prepara para vacinação contra Covid-19 – O F5 entrevistou o diretor do departamento de saúde do município. Wagner Lozano deu mais detalhes sobre esse e outros assuntos relacionados ao setor

Professor pede ajuda após cadelinha ser jurada de morte

Quem são as pessoas que não podem tomar vacina contra covid

Criança de 10 anos engravida de gêmeos após ser estuprada pelo padrasto, diz polícia

Força Tática captura procurado por tráfico de drogas e realiza flagrante de porte Ilegal de arma de fogo durante patrulhamento em Araras, SP

Restaurante Santo Forte faz homenagem à lanchonetes que fizeram parte da história de Conchal

Governo de SP endurece quarentena, adia volta às aulas e fecha bares, restaurantes e comércio aos finais de semana

MULHER PULA DE CARRO EM MOVIMENTO APÓS NAMORADO AMEAÇAR JOGAR VEÍCULO DA SERRA

Todas as Publicações

Mostrar mais