Pular para o conteúdo principal

Ocupação dos hotéis despenca nas festas e setor vê ‘maior crise da história’



Ruas vazias. Comércio, bares, cinemas e teatros fechados. Poucos carros e pessoas transitando. Um cenário nada convidativo para qualquer visitante. O endurecimento da quarentena em São Paulo no Natal e no Réveillon pegou os empresários de surpresa, segundo o presidente do Instituto de Desenvolvimento, Turismo, Cultura, Esporte e Meio Ambiente, Bruno Omori. “Eles já tinham vendido muitas vezes uma ceia. Imagina uma churrascaria de luxo, uma cantina. E foi proibido de funcionar no momento. Já tinham comprado produtos, contratado colaboradores. E foram pegos de surpresa por uma medida extrema.”



Quem veio, tentou aproveitar um pouco o Parque do Ibirapuera. Jorge veio com a família do Rio de Janeiro para visitar a filha Giovana, de 21 anos, que mudou pra cidade em novembro do ano passado. É a primeira vez deles na cidade, mas não conseguiram nem provar a gastronomia de São Paulo. “Ontem eu sai para comer e tudo fechado. Queria ir em um restaurante, fomos em um delivery e comemos no carro. Não deixei de comemorar. Mas foi esquisito, tudo deserto e fechado. Lá no Rio não está assim.”



O número de turistas esperado para 2020 era de mais de 46 milhões, mas o Estado deve fechar o ano com 27,8 milhões. Em 2019, o Estado recebeu 44 milhões de pessoas vindas de outros lugares. Nos hotéis do Estado, a ocupação também foi baixa. Omori faz um comparativo com 2019. “A taxa de ocupação, por exemplo, no Réveillon foi muito próximo de 100% e esse ano não chega em 70%.” A expectativa é que, com a vacinação e a retomada da economia, 2021 seja um pouco mais favorável para o turismo no Brasil — já que a crise de 2020 é considerada a maior da história.

*Com informações de Jovem Pan.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Polícia Civil prende suspeito por tráfico de drogas no bairro Esperança III, em Conchal

Homem desaparece após viajar de Registro para Conchal e família busca informações

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Homem de 29 anos é preso por tráfico de drogas no Parque Industrial, em Conchal

Conchal firma convênio com o Governo do Estado para construir praça no Jardim Planalto, próximo ao Posto de Saúde