Pular para o conteúdo principal

Covid-19: Governo estadual mantém cidades da região na fase laranja incluindo Araras, SP



O Governo de São Paulo manteve a região de Piracicaba (SP) na fase laranja do Plano São Paulo. O anúncio foi feito durante reclassificação do plano, que regulamenta a quarentena em prevenção à pandemia de coronavírus, nesta sexta-feira (5).

Com isso, as regras atuais permanecem valendo, com permissão de funcionamento para os setores de comércios e serviços, diariamente, das 6h às 20h. Bares não têm permissão para atendimento presencial na fase laranja.



A fase laranja, segunda mais restritiva do Plano São Paulo, é considerada uma etapa de atenção, com eventuais liberações. Contudo, o governo de São Paulo alterou as regras para tornar esse estágio mais permissivo.

Regras para fase laranja

Todos os setores de comércio e serviços são permitidos, com exceção ao atendimento presencial em bares;

Capacidade de ocupação máxima de 40% em todos os setores;

Funcionamento máximo de 8 horas por dia;



Permissão de atendimento presencial vale até as 20h em todos os estabelecimentos;

Parques estaduais, salões de beleza e academias: poderão abrir.

Fins de semana

O governo de São Paulo suspendeu na última quarta-feira (3) o decreto que colocava todo o estado na fase vermelha, a mais restritiva, do plano de flexibilização econômica aos finais de semana por causa da pandemia de Covid-19.



Com a revogação, estabelecimentos como shoppings, restaurantes e comércios voltam a ter permissão para funcionar aos sábados, domingos e feriados nas regiões que estão na fase laranja ou amarela do plano de flexibilização econômica.

Ocupação de leitos

De acordo com os dados atualizados pelo Governo de SP, referentes a 5 de fevereiro, a região tem uma taxa de 64,9% na ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para uma estrutura de 19,4 leitos para cada 100 mil habitantes. Na última atualização em 14 de janeiro, a taxa era de 68,3%.



Em relação a notificações, foram 503,1 novos casos e 54,6 internações para cada 100 mil habitantes. Já em relação a óbitos, foram 5,5 para cada 100 mil pessoas no período.

DRS Piracicaba

As prefeituras das 26 cidades do DRS de Piracicaba devem seguir as regras da fase laranja. São elas: Águas de São Pedro; Analândia; Araras; Capivari; Charqueada; Conchal; Cordeirópolis; Corumbataí; Elias Fausto; Engenheiro Coelho; Ipeúna; Iracemápolis; Itirapina; Leme; Limeira; Mombuca; Piracicaba; Pirassununga; Rafard; Rio Claro; Rio das Pedras; Saltinho; Santa Cruz da Conceição; Santa Gertrudes; Santa Maria da Serra; São Pedro.



Fases do Plano São Paulo

O Plano São Paulo criou cinco fases de reabertura a partir de critérios como a taxa de ocupação de leitos UTI para Covid-19, quantidade de leitos UTI para pacientes com a doença por cada 100 mil habitantes e os números de casos e mortes.

A classificação das regiões do estado por cores serve para indicar aos prefeitos destas áreas quais as atividades que podem ser autorizadas.



Fase 1, vermelha: alerta máximo, funcionamento permitido somente aos serviços essenciais.

Fase 2, laranja: controle, possibilidade de aberturas com restrições.

Fase 3, amarela: abertura de um número maior de setores.



Fase 4, verde: abertura de um número maior de setores em relação à fase 3.

Fase 5, azul: “Normal controlado” – todos os setores em funcionamento, mas mantendo medidas de distanciamento e higiene.

*Com informações do repórter Beto Ribeiro.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Horários do ônibus circular e telefones úteis Conchal

Atualizado em: 15/01/2025 Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. "Solicitamos aos leitores F5 que utilizam o transporte público em Conchal, para que nos comunique através do número de WhatsApp (19) 99153 0445, se forem encontradas divergências nos horários publicados abaixo, para que possamos editar." Fonte dos horários: Prefeitura do Município de Conchal -SP Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pode ocorrer variação de até 5 minutos para mais ou para menos. Os horários apresentados nesta tabela representam horários aproximados do tempo de percurso de um ponto ao outro; Pod...

Ciclista morre em acidente na Estrada Conchal Velho na manhã desta sexta-feira (14)

Uma ciclista morreu na manhã desta sexta-feira (14) após ser atingida por uma caminhonete Toyota Hilux na Estrada Conchal Velho, sentido "Capelinha". A vítima fatal foi identificada como Eva, nascida em 8 de outubro de 1976, natural de Malacacheta (MG) e residente em Conchal. Segundo informações do Boletim de Ocorrência, a Polícia Militar foi acionada ao local e encontrou a equipe do SAMU já presente, constatando o óbito da ciclista devido ao impacto da colisão. O motorista da Hilux, identificado, relatou que trafegava a aproximadamente 60 km/h quando avistou Eva e uma testemunha, que também pedalava ao lado da vítima. Conforme informado, Eva teria se deslocado mais para o meio da estrada e, ao olhar para trás, acabou sendo atingida pelo veículo. O impacto a lançou a cerca de 20 metros de distância. A testemunha que acompanhava Eva confirmou essa versão, relatando que a vítima passou a se deslocar mais para o centro da via antes de ser atingida. Cerimônia de despedida d...

Esposa vê dano em carro, chama a polícia e marido acaba preso em Conchal suspeito de matar motociclista atropelado em Mogi Mirim

F5 Conchal Um acidente entre dois carros e duas motocicletas deixou uma pessoa morta, na noite de domingo (13), em Mogi Mirim (SP). Um corretor de imóveis que teria causado o acidente foi preso em Conchal (SP), após esposa dele chamar a polícia. A reportagem é do G1 Campinas. O acidente aconteceu na Rodovia Monsenhor Clodoaldo de Paiva. De acordo com registro da ocorrência, um carro bateu em uma motocicleta e o motorista não parou para prestar socorro. O motociclista, chamado Júlio Cesar Aparecido Marcelino, morreu no local. Em seguida, uma motociclista atingiu a moto que já estava caída na via. A mulher teve ferimentos e foi socorrida. Na sequência, um automóvel bateu na mesma moto que estava na rodovia e pegou fogo. Negou teste de bafômetro O motorista do veículo que bateu na primeira motocicleta foi encontrado em Conchal (SP) e vai responder por homicídio culposo, quando não há a intenção em causar a morte. Segundo o boletim de ocorrência, ele afirmou que não parou para ...