Novidade!

Reclamações tiveram aumento de 66% na pandemia, diz associação que defende o consumidor



A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor registrou um aumento de 66% nas reclamações em 2020, ano de pandemia. A especialista da Proteste, Juliana Moya, avalia o resultado. “Esse aumento no volume de reclamações se deve a dois fatores principais: muitos consumidores mudaram o seu comportamento de consumo e passaram a efetuar compras online quando não estavam habituados a essa mobilidade de comércio, com isso a tendência é que os problemas identificados aumentem e as reclamações estejam em um volume maior.”



Juliana Moya reforça a mudança de perfil das queixas. “Muitos consumidores passaram a procurar canais digitais pra resolução de conflitos de consumo tendo em conta a necessidade do isolamento social e o fechamento de muitas lojas durante a pandemia. Sendo um canal totalmente digital, no qual o consumidor pode fazer sua reclamação e obter a resposta da empresa por escrito, esse canal se tornou mais importante e muito mais buscado pelos consumidores nesse período. Tendo em conta o aumento nas compras online, houve uma mudança no perfil das reclamações recebidas. Antes os serviços de telecomunicações lideravam as reclamações, mas agora os problemas relativos a bens de consumo estiveram no topo do ranking”, disse. A Proteste disponibiliza gratuitamente o serviço Reclame, que leva às empresas envolvidas a insatisfação dos consumidores e a resposta dos setores envolvidos.

*Com informações de Jovem Pan.









Imperdível

Publicidade

Não Perca Tempo! Venha para os Cursos 24 horas

Leia também...

Vagabundos tentam passar cheques roubados em Conchal - Vítima deu alerta em redes sociais para que não aceitem e chamem a polícia.

Jovem tenta se desfazer de drogas e é presa pela Policia Militar em Conchal

Trem descarrila e 5 vagões tombam entre Limeira e Cordeirópolis, no interior de SP. Veja imagens.

Menor e drogas são apreendidos pela Polícia Civil no Sol Nascente em Conchal

“As pessoas precisam entender que o momento é crítico”, diz Dr. Agnaldo Piscopo sobre atual situação da pandemia em Araras, SP

Conchal anuncia adesão ao consórcio para compra de vacina contra o coronavirus

Pai e filho saem para trabalhar e são baleados na zona oeste de SP

Avião com doses da vacina da Covid-19 bate em jumento que estava em pista de aeródromo da Bahia

Doria anuncia mais restrições para São Paulo nesta quarta, mas deve manter escolas abertas

Câmara dos Deputados pede ao STF prisão do comediante Danilo Gentili

Todas as Publicações

Mostrar mais